WP_T026

Comitê de Sustentabilidade

Conheça os membros do Comitê de Sustentabilidade da CAIXA

WP_T016

WP_T017

comite Comitê de Sustentabilidade
Topo

Comitê de Sustentabilidade

O Comitê de Sustentabilidade se reporta diretamente ao Conselho de Administração, com independência em relação aos demais órgãos, submete-se à regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN) e tem a finalidade de assessorar o Conselho de Administração nas questões relacionadas à sustentabilidade e à responsabilidade social, ambiental e climática para o conglomerado prudencial da CAIXA.

Regimento Interno

WP_T042-552

presidente Presidente
Topo

Rafael Ramalho Dubeux

Natural do Recife, é Assessor Especial do Ministro de Estado da Fazenda. Integra a carreira de Advogado da União desde 2005 e ocupou diversos cargos na administração pública, incluindo o de Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife, o de Chefe da Assessoria Especial do Ministro da Fazenda, Adjunto da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, Adjunto da Subchefia de Assuntos Parlamentares da Presidência da República, Consultor Jurídico Adjunto do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Assessoria Jurídica da Controladoria-Geral da União. Integrou o Conselho Administrativo do Porto Digital, do Parqtel (Parque tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas do Estado de Pernambuco) e da Emprel (Empresa Municipal de Informática do Recife). É autor dos livros "Desenvolvimento e Mudança Climática" e "Inovação no Brasil e na Coreia do Sul" e coautor de "Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil". Em 02 de maio de 2023, tomou posse como membro do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal.

Concluiu doutorado em Relações Internacionais pela UnB (IREL/UnB, 2015) e mestrado no mesmo programa (IREL/UnB, 2009), além de graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (FDR/UFPE, 2004). Foi Pesquisador Visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley, e foi professor da pós-graduação do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).

Em 15 de maio de 2023, foi nomeado pelo Conselho de Administração como Presidente do Comitê de Sustentabilidade.

‭(Oculta)‬ WP_T042-556

sustentabilidade-empreendedorismo Vice-Presidente de Sustentabilidade e Empreendedorismo
Topo

Mônica dos Santos Monteiro

Natural de Niterói/RJ, trabalhou na Caixa Econômica Federal entre 2001 e 2010 nas áreas de Serviços Delegados, Fundos de Governo e Petróleo e Gás, participando da implantação de programas de transferência direta de renda e na gestão de fundos sociais e ambientais do Governo Federal. 

Ingressou no BNDES em 2010, tendo ocupado posições de destaque nas áreas de gestão pública e socioambiental, desestatização e relações com investidores. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFF, é Especialista em Finanças pelo IBMEC/RJ, Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Technische Universität Braunschweig, e Mestre em Sustentabilidade pela FGV/SP. 

Autora de livro e artigos voltados à Sustentabilidade, é ativa em produções acadêmicas no tema e participou de programas internacionais de empreendedorismo nas universidades Babson College e EGADE Business School. 

No dia 05 de outubro de 2022, tomou posse como Vice-Presidente de Sustentabilidade e Empreendedorismo.

‭(Oculta)‬ WP_T042-557

gestao-corporativa Vice-Presidente de Gestão Corporativa
Topo

Danielle Santos de Souza Calazans

Natural de Brasília/DF, empregada da CAIXA desde 2007, onde ocupou diversos cargos nas áreas de gestão, estratégia e governança. Foi Secretária de Gestão Corporativa do Ministério da Economia. Atuou como Gerente e Coordenadora-Geral do Ministério da Fazenda e Diretora de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia, participando ativamente do processo de reestruturação com a fusão dos cinco Ministérios, sendo responsável por toda a área de gestão corporativa, englobando as Diretorias de Finanças e Contabilidade, Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Administração e Logística.

É advogada, Mestre em Administração Pública e Gestão Governamental pelo Instituto Brasiliense de Direito Público. Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho, especialista em Liderança e Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas. Possui formação RH Triple A e Governança Corporativa em Empresas Estatais pela Fundação Dom Cabral.

No dia 19 de julho de 2022, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.

WP_T042-558

riscos Vice-Presidente de Riscos
Topo

Henriete Alexandra Sartori Bernabé

Natural de Americana/SP, atuou no mercado privado por mais de 10 anos nas áreas de Custos, Orçamentos e Precificação. Empregada da CAIXA desde 1999, construiu sua carreira na área de riscos da instituição, com ênfase em risco de crédito para o segmento corporate e construção civil, atuou também no relacionamento institucional junto aos órgãos externos de controle e supervisão e implantação do modelo de linhas de defesa. Em 2019 assumiu a Superintendência Nacional de Gestão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, tendo coordenado as ações de pagamento de saques extraordinários e implantação do Saque 100% Digital por meio do APP FGTS. Coordenou ainda, o processo de migração da gestão do Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores – DPVAT para a CAIXA, por meio do APP DPVAT CAIXA, com jornada 100% digital. Em fevereiro de 2021 assumiu a Diretoria Executiva de Riscos e posteriormente a Diretoria Executiva de Operações e Contratos. Em junho de 2021, tomou posse como Vice-Presidente da CAIXA na área de Logística e Operações Bancárias, onde atuou nos processos de Compras, Contratações, Operações Bancárias, Logística e Segurança. Assumiu a Vice-Presidência Agente Operador, em novembro de 2021 respondendo pelas Loterias, FGTS e Fundos do Governo sob gestão da CAIXA. Em abril de 2022 assumiu a Vice-Presidência de Habitação da instituição.

É graduada em Ciências Econômicas, com MBA em Finanças, Controladoria e Estratégia de Investimentos e Financiamentos.

Em 14 de março de 2023, tomou posse como Vice-Presidente de Riscos da Caixa Econômica Federal.

WP_T014

WP_T051

Outros produtos CAIXA

Crédito CAIXA

Se você acredita que pode mais, a CAIXA acredita com você.

Veja as opções ›

Casa própria

Venha para a CAIXA e a realize o sonho da casa própria.

Compre sua casa própria ›

Cartões CAIXA

A CAIXA tem sempre um cartão perfeito para você.

Escolha agora o seu ›

Contas CAIXA

As contas CAIXA têm as melhores tarifas do mercado.

Abra sua conta ›