WP_T015-558

Perguntas frequentes - Portabilidade de Crédito - Open Finance

​Ficou com dúvidas? A gente te ajuda!

WP_T034-2524

O que é a Portabilidade de Crédito no Open Finance?


É a possibilidade de transferir um empréstimo de um banco para outro que ofereça melhores condições, mantendo o prazo.

Com o compartilhamento de dados no Open Finance esse processo é todo digital, seguro e mais prático para você.

WP_T034-2523

Como funciona o processo?


  1. Cliente autoriza o compartilhamento de dados no Open Finance;
  2. A nova instituição analisa o contrato do outro banco e identifica a possibilidade de uma proposta;
  3. Em caso de proposta, apresenta a oferta ao cliente;
  4. Se o cliente aceitar a oferta com as novas condições, ocorrerá a transferência do contrato de um banco para o outro.

WP_T034-2522

Quais tipos de crédito podem ser portados?


Inicialmente, apenas contrato de empréstimo pessoal sem consignação (ou seja, empréstimo pessoal sem garantia) está disponível. Outras modalidades serão incluídas no futuro, como empréstimo consignado.

WP_T034-2521

Quem pode solicitar a portabilidade de crédito?


Funcionalidade disponível apenas para Pessoa Física.

WP_T034-2520

Não deu certo meu pedido de portabilidade. Existe carência para pedir novamente?


Você pode solicitar quantas vezes quiser, sem carência entre os pedidos.

WP_T034-2519

Posso ter mais de um pedido de portabilidade para o mesmo contrato?


Só é permitido um pedido de portabilidade de crédito por contrato, seja pelo Open Finance (no aplicativo), ou de forma tradicional (na agência física).

WP_T034-2518

Existe alguma tarifa para portar meu contrato?


A portabilidade de crédito é gratuita para você, cliente.

WP_T034-2517

A portabilidade é sujeita à avaliação de crédito?


Sim. Após o envio do seus dados pelo Open Finance, ocorrerá uma avaliação de crédito para possibilitar a identificação de proposta adequada ao seu perfil.

WP_T034-2516

Posso desistir da portabilidade após iniciar o processo?


Sim. Você pode cancelar a portabilidade a qualquer momento, desde que antes da liquidação do contrato no banco de origem.

Por exemplo: você quer trazer seu contrato de outro banco para a CAIXA. Se a CAIXA tiver realizado a quitação (liquidação) do seu contrato no outro banco, o cancelamento não será mais possível.

WP_T034-2515

Como funciona a simulação para oferta da proposta?


O valor da simulação é acrescido de percentual para cobrir eventuais atualizações que podem ocorrer no saldo devedor até a finalização da portabilidade.

WP_T034-2514

Fiz o pedido de portabilidade, significa que a transferência entre bancos já ocorreu?


Ao fazer o pedido de portabilidade, significa que iniciou o processo de comunicação entre os bancos. Somente após a liquidação do contrato de crédito no banco de origem é que o processo será concluído.

WP_T034-2513

Solicitei a portabilidade, em quanto tempo será finalizada?


O prazo para conclusão é de até 5 dias úteis, contado a partir do primeiro dia útil do aceite da proposta.

WP_T034-2512

Terei algum troco (valor adicional) com a portabilidade?


Inicialmente ocorrerá a transferência do contrato existente, de um banco para outro, sem a inclusão de troco na proposta.

Contudo, após o contrato na CAIXA, poderá verificar a possibilidade de renovação para obtenção de troco.

WP_T034-2511

Como posso acompanhar minhas solicitações de portabilidade?


Acesse o menu principal do aplicativo CAIXA > Trazer meus dados do outro banco (Open Finance) > Minhas Portabilidades > Empréstimos > Minhas solicitações.

WP_T034-2510

Compartilhei meu empréstimo de outro banco e não aparece na lista


Verifique na opção Open Finance se a solicitação de compartilhamento de dados foi autorizada e se está válida. Caso ainda não tenha sido autorizada ou esteja com o prazo de validade expirado, realize uma nova solicitação de compartilhamento, marcando todos os dados que deseja compartilhar com a CAIXA.

WP_T034-2509

Quanto tempo demora para aparecer o contrato compartilhado?


Seu contrato pode aparecer em até 1 dia na lista de contratos ativos conectados.

WP_T034-2508

Que tipo de operação de crédito aparece na lista de contratos ativos?


Inicialmente, apenas contrato de empréstimo pessoal sem consignação está disponível. Outras modalidades serão incluídas no futuro, como empréstimo consignado.