CAIXA e FCA
A CAIXA administra os recursos financeiros do FCA, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para aplicação na implementação, manutenção e melhoria em mais de 300 UC.
Atualmente, esses recursos beneficiam mais de 170 milhões de hectares de áreas federais preservadas, em todos os biomas brasileiros, incluindo parques nacionais, reservas biológicas e extrativistas e demais modalidades de UC.
São locais fundamentais para a manutenção da vida, onde recursos hídricos, biológicos e a biodiversidade ímpar do Brasil fazem a diferença para o desenvolvimento sustentável.
Uma das frentes de atuação mais importantes do FCA é a implementação de áreas preservadas no Brasil, por meio do custeio de ações de regularização fundiária. O fundo também promove a realização de pesquisas científicas que auxiliam na preservação ambiental e aprofundam conhecimento sobre a
utilização sustentável dos ativos ambientais, as quais podem ser viabilizadas, por exemplo, mediante assinatura de convênios ou acordos de cooperação técnica com universidades públicas e fundações de apoio e amparo à pesquisa.
Com gestão profissional e transparente, a CAIXA também aplica os recursos do FCA na aquisição e entrega, ao ICMBio, de equipamentos para diversas atividades fundamentais dentro das UC. São caminhonetes preparadas para terrenos desafiadores, veículos “todo-terreno” de uso específico como UTV (Utility Terrain Vehicles) e ATV (All-Terrain Vehicles), barcos e lanchas adaptados para deslocamento rápido e seguro por rio e mar, drones especiais de monitoramento, entre outros.
Esses equipamentos são usados em ações de fiscalização, combate a incêndios, apoio a pesquisas e monitoramento da biodiversidade, o que fortalece a atuação institucional do ICMBio e a capacidade de gestão ambiental do país.
As ações do FCA ainda incluem construção de centros de visitantes, recuperação de trilhas, reforma de sedes administrativas das UC e sinalização interpretativa, dentre outros diversos tipos de serviços.