RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

FGTS constrói modelo de atuação em prol da sustentabilidade ao viabilizar mudanças na paisagem urbana por meio de incentivos de proteção à natureza e aos direitos humanos

Ciente de que as obras nas áreas de habitação, saneamento e infraestrutura provocam alterações nas paisagens e geram impactos em elementos da flora e da fauna, e que toda atividade econômica possuiu estreita conexão com o meio ambiente e as comunidades envolvidas, o FGTS alia uma efetiva atuação socioambiental às aplicações de recursos, particularmente no que diz respeito ao consumo de recursos naturais e à geração de resíduos sólidos, como parte de suas responsabilidades como ente do Estado com o papel institucional de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, em especial a de baixa renda.

Além de manter diretrizes voltadas à preservação e proteção do meio ambiente, o Agente Operador incentiva o engajamento dos colaboradores em práticas voluntárias de alcance comunitário.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

POLÍTICA SOCIOAMBIENTAL DO FGTS

Com o objetivo de sedimentar a contribuição do FGTS como agente indutor do desenvolvimento sustentável, o Planejamento Estratégico 2012-2022 incluiu a tarefa de elaboração de uma política socioambiental, cujo conteúdo foi aprovado pelo Conselho Curador por meio da Resolução nº 761, de 9 de dezembro de 2014.

Dentre os princípios dessa atuação, destacam-se os seguintes:

  • prevenção e mitigação de impactos ambientais;

  • uso responsável de recursos naturais;

  • proteção dos direitos dos trabalhadores, dos direitos humanos e da saúde;

  • respeito aos povos indígenas e às comunidades tradicionais ;

  • proteção do patrimônio histórico, cultural, artístico, paisagístico e arqueológico.

A Política Socioambiental do FGTS foi regulamentada no primeiro semestre de 2015, com a publicação das Instruções Normativas do Ministério das Cidades nºs 10, 11 e 12, de 9 de junho de 2015, e da Circular CAIXA nº 681, de 10 de junho de 2015. Elas definiram critérios e procedimentos operacionais a serem observados pelo Agente Operador e pelos Agentes Financeiros para a efetiva aplicação das diretrizes nas áreas de habitação, saneamento e infraestrutura.

No papel de Agente Operador do FGTS, a CAIXA estabelece em seus manuais de fomento uma série de regras e orientações a serem seguidas pelos beneficiários dos programas e das linhas de crédito com recursos do Fundo. Entre as principais, destacam-se as seguintes:

  • minimizar os impactos da obra no meio ambiente;

  • aproveitar, passivamente, os recursos naturais do ambiente local;

  • realizar a gestão e economia de água e energia na construção;

  • promover o uso racional dos materiais de construção;

  • arborizar e estimular o plantio de árvores nos terrenos;

  • estimular a coleta seletiva de lixo e o reaproveitamento do lixo seco;

  • promover o diálogo e difundir, entre os integrantes das empresas executoras das obras, conhecimentos sobre reaproveitamento de materiais, uso racional dos recursos naturais, medidas alternativas de baixo custo para aquecimento de água, materiais degradáveis para construção e riscos decorrentes da não preservação ambiental.

Porto Maravilha. Rio de Janeiro (RJ)

Empreendimentos com recursos do FGTS têm de seguir regras de proteção ambiental

Nesse contexto, também são relevantes os recursos destinados ao saneamento básico, que proporcionam a expansão da oferta de água de qualidade e o aumento dos serviços de coleta, tratamento e destinação correta de um material orgânico que, de outra forma, poderia contaminar o meio ambiente e comprometer a saúde e a qualidade de vida da população.

Para saber mais sobre a Política Socioambiental do FGTS, basta acessar o endereço http://www.fgts.gov.br/politicasocioambiental.asp.

EXTRATOS [GRI G4-EN27]

O compromisso com a sustentabilidade também está presente em iniciativas voltadas à racionalização do uso de recursos naturais. Para diminuir o volume de extratos do FGTS em papel enviados, o Agente Operador disponibilizou a ferramenta Alerta SMS aos trabalhadores que tenham telefone celular. O serviço, cuja adesão é realizada nos sites www.caixa.gov.br e www.fgts.gov.br, envia informações via SMS sobre as movimentações nas contas vinculadas ativas, como lançamento de depósitos, créditos de juros e atualização monetária e saques.

A partir da adesão, o extrato bimestral impresso deixa de ser emitido, o que contribui para a redução do consumo de papel e a preservação do meio ambiente. Um extrato anual, em papel, continua a ser encaminhado ao titular da conta vinculada. Essa comodidade também está disponível por e-mail.

TIPO
2014
2015
Variação 2015/2014

Mensagens por SMS

2,6

7,7

196,2%

Extratos por e-mail

1,6

2,0

25,0%

Total 4,20 9,70 131,0%

Em 2015, mais de 139 milhões de mensagens de SMS e extratos por e-mail foram enviados, com mais comodidade e tempestividade para o trabalhador, estimulando-o a atuar como fiscal de sua conta vinculada e a acompanhar o recolhimento do FGTS pelo empregador.

Além disso, o uso dos canais eletrônicos contribui para a preservação do meio ambiente. Considerando-se a redução de mais de 139 milhões de extratos no ano, em decorrência da opção pelos serviços de SMS ou e-mail, foram economizadas 279 mil resmas de papel, o que representa a preservação de cerca de 14 mil árvores. [GRI G4-EN27]

Até dezembro de 2015, foi registrado o montante de 7,7 milhões de adesões ao serviço de SMS e de 2 milhões de adesões ao extrato por e-mail. O crescimento de 196,02% no total de adesões ao serviço de SMS, na comparação com o ano anterior, contribuiu para a redução de 28,8% na emissão dos extratos em papel.

As informações de saldo e extratos também podem ser obtidas pela internet (www.fgts.gov.br ou www.caixa.gov.br) ou nos terminais de autoatendimento da CAIXA, disponíveis nas agências e em diversas localidades (shoppings centers, aeroportos etc.).

TIPO
2013
2014
2015
Variação 2015/2014

Extratos enviados pelo correio

316.451.148

335.490.343

238.955.204

-28,8%

Extratos enviados por e-mail

9.841.308

14.250.489

10.703.852

-24,9%

Mensagens enviadas por SMS

37.559.674

55.372.850

128.777.905

132,6%

Total 363.852.130 405.113.682 378.436.961 -6,6%
COMPRAS SUSTENTÁVEIS [GRI G4-12]

A SUFUG e as 16 GIFUG não realizam a compra direta de materiais ou a contratação de serviços. As solicitações são registradas em sistemas corporativos, cuja gestão está a cargo de unidades específicas da CAIXA.

A CAIXA possui mais de 10 mil fornecedores em todo o território nacional. Sua gestão é orientada pela Política de Compras Sustentáveis e Relacionamento com Fornecedores, que estabelece diretrizes relativas à sustentabilidade a serem observadas na aquisição de bens e serviços, na contratação de obras e no relacionamento com fornecedores.

ECONOMIA NA UTILIZAÇÃO DE INSUMOS [GRI G4-EN1, G4-EN8, G4-EN27]

O Agente Operador incentiva ações que visam à economia de insumos no cotidiano das operações das GIFUG. Com o sistema de outsourcing de impressão em todas as filiais do FGTS, busca-se diminuir a emissão de resíduos sólidos de impressão e o consumo de recursos naturais, como papel e energia, além de promover a racionalização de gastos com manutenção de equipamentos.

2013
2014
2015

Copo plástico descartável p/ água (kg)(2)

812(1)

782

732

Copo plástico descartável p/ café (kg)(3)

146(1)

210

188

Papel para cópia/impressão (kg)(4)

23.002(1)

19.850

17.310

Consumo de Água (m3)(5)

189.301

117.454

95.618

  • * Em 2015, os cartuchos de tinta (toner) passaram a não ser considerados para esse indicador pela não obtenção da informação de consumo de 100% das unidades

  • (1) As informações foram corrigidas para quilo (kg), visando à aderência ao protocolo do indicador G4-EN1

  • (2) Caixa de copo descartável com 2.500 unidades = 4,95 kg (2013 e 2014) e 5,5 kg (2015)

  • (3) Caixa de copo descartável com 5.000 unidades = 3,75 kg

  • (4) Resma de papel com 500 folhas = 2,34 kg

  • (2) (3) (4) Para os meses março, junho, julho e agosto, os dados referentes aos consumos foram estimados em função da transição do sistema operacional utilizado

  • (5) Consumo de água referente às 16 GIFUG

O Edifício-Sede III da CAIXA, onde estão instaladas a SUFUG e a GIFUG Brasília, adota o sistema de coleta seletiva de lixo

EDIFÍCIO SEDE III [GRI G4-13]

Desde 2014, a SUFUG e a GIFUG Brasília estão instaladas no Edifício-Sede III da CAIXA, em Brasília (DF), que segue as diretrizes de sustentabilidade no que diz respeito ao processo construtivo e à operação.

Entre os principais destaques, está a eficiência energética, com diferenciais como automação de iluminação, detecção de fuga de corrente e controle de tráfego de elevadores.

Também se encaixa nessa categoria o perfil adequado à certificação nível A da Regulamentação de Etiquetagem do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (Procel), nos quesitos envoltória, sistema de iluminação e sistema de condicionamento de ar. Outras ações importantes foram a adoção do sistema de coleta seletiva de lixo e a introdução do projeto Carona Solidária, com reserva de quatro vagas na garagem.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por meio do engajamento dos colaborados da SUFUG e das 16 GIFUG em ações de voluntariado, o Agente Operador busca promover a cultura de cidadania e da solidariedade, com repercussão positiva na vida de instituições e comunidades, que se beneficiam do desenvolvimento de projetos e ações sociais.

Veja alguns exemplos das ações de responsabilidade social realizadas pelo FGTS em 2015:

SUFUG (DF)
CAMPANHA GOTAS DE VIDA

Em parceria com o Hemocentro de Brasília e a Vice-Presidência de Fundos de Governo e Loterias (VIFUG), o Conselho de Gestão Participativa (CGP) da SUFUG lançou em novembro a campanha Gotas de Vida, período conhecido como o Mês do Doador de Sangue. O projeto buscou sensibilizar os colaboradores quanto à necessidade de reposição dos bancos de sangue e o registro no cadastro para doação de medula óssea.

O mote do projeto foi o incentivo à atitude, por meio do qual propôs àqueles que não puderam doar que tivessem a atitude de incentivar outras pessoas a participar da campanha, compartilhando, nas redes sociais, as publicações com a marca #doegotasdevida. Ao final da campanha, 41 colaboradores da VIFUG e unidades vinculadas haviam realizado a doação de sangue.

GIFUG BELO HORIZONTE (MG)
CAMPANHA DO MATERIAL ESCOLAR

Durante o mês de fevereiro, a GIFUG promoveu a Semana Solidária, com o objetivo de arrecadar materiais escolares e alimentos para doação à Creche Santa Sofia. Além de

80 itens escolares e diversos alimentos, a campanha também viabilizou a doação de valores em espécie, com a parceria de outra área da CAIXA, beneficiando as crianças atendidas pela creche.

CAMPANHA CADEIRA DE RODAS

A GIFUG também incentivou a arrecadação de garrafas PET de dois litros preenchidas com lacres de latinhas de alumínio. Como resultado, houve a entrega de 98 unidades ao Hospital São Francisco, em dezembro de 2015. A contribuição visou à arrecadação de 140 garrafas PET cheias de lacres, que seriam trocadas por uma cadeira de rodas.

PROJETO COLCHA SOLIDÁRIA

Ao longo de 2015, os colaboradores da GIFUG Belo Horizonte arrecadaram 37 colchas, 55 itens de limpeza e confeccionaram duas colchas para sorteio, que foram entregues ao Lar da Vovó, tradicional asilo da cidade.

DOAÇÃO DE MATERIAL DE LIMPEZA E ALIMENTOS

Realizadas entre julho e agosto, as campanhas de material de limpeza e de alimentos arrecadaram doações para a Associação Cegos Louis Braille e o Instituto Mineiro de Prevenção e Assistência ao Câncer, respectivamente. Os 753 itens de limpeza e os 133 quilos de alimentos coletados foram entregues às instituições em setembro.

PAPAI NOEL DOS CORREIOS

Realizada entre os meses de novembro e dezembro, a campanha viabilizou o atendimento de 101 pedidos de crianças de escolas públicas de Belo Horizonte. As doações foram entregues aos Correios no dia 11 de dezembro.

Ações de responsabilidade social realizadas nas GIFUG contemplam diversas instituições voltadas ao atendimento de crianças

GIFUG CAMPINAS (SP)
CAMPANHA DE INVERNO

Com a proximidade do inverno, o CGP da Filial realizou a Campanha de Inverno de 2015, que contou com a colaboração de empregados da GIFUG e das demais áreas do Edifício-Sede de Campinas. Foram arrecadados 25 quilos de roupas, 18 quilos de lã e restos de tecido, que possibilitaram a confecção de 80 gorros de lã. As doações foram encaminhadas à ONG Amigos da Criança (AMIC).

DOAÇÕES À ONG

Em julho, o CGP realizou a entrega de doações para duas instituições de relacionamento da filial. A ONG SOS Mulher recebeu 280 itens, entre roupas, calçados, acessórios e utensílios domésticos. A ONG Amigos da Criança (AMIC), por sua vez, recebeu 114 itens, que compreendiam kits infantis, brinquedos, jogos, itens de papelaria e utensílios de utilidade doméstica, que contribuíram para a realização da Festa Julina da instituição.

GIFUG CUIABÁ (MT)
CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

Essa ação priorizou a participação de colaboradores no processo de conscientização e educação para a doação de sangue, plaquetas e medula óssea, por meio de palestra promovida pelo Hemonúcleo de Cuiabá. O evento e a campanha contaram com ampla participação dos empregados CAIXA.

CAMPANHA PAPAI NOEL DOS CORREIOS

Aproveitando o “espírito natalino” de solidariedade, o CGP incentivou a participação dos colaboradores na campanha Papai Noel dos Correios, com envio de carta-resposta às crianças que escrevem ao Papai Noel e atendimento, quando isso possível, aos pedidos de presentes. Dez cartinhas foram adotadas e cada criança carente recebeu, além de sua carta-resposta, o presente solicitado e um kit de material escolar.

Campanhas de doação de sangue são realizadas periodicamente por várias GIFUG

GIFUG FLORIANÓPOLIS (SC)
DESCARTE CONSCIENTE DE PILHAS E BATERIAS

A ação buscou despertar o entendimento do papel do indivíduo na construção de uma sociedade sustentável. Por iniciativa do Conselho de Gestão Participativa, foi instalado um coletor de pilhas na sede da GIFUG. Os itens recebidos são entregues semestralmente, por um colaborador voluntário, a um estabelecimento comercial que possuiu coletor público. Com isso, evita-se o risco de contaminação ambiental.

AMIGO SECRETO ECOLÓGICO

Iniciada em 2009, essa ação é realizada anualmente na semana do Dia da Árvore. Por meio dessa iniciativa, consolidou-se na cultura organizacional a conscientização sobre a importância de não apenas se cultivar plantas, mas também de se formar, nos empregados, uma atitude ecológica.

COLETA DE LACRES DE ALUMÍNIO

Essa ação buscou incentivar os colaboradores da GIFUG a coletar lacres de alumínio, para que, uma vez reciclados, serviriam à fabricação de cadeiras de rodas. Durante o ano, dez garrafas PET de dois litros contendo os lacres coletados foram repassadas diretamente à Associação Florianopolitana de Deficientes (Aflodef).

GIFUG FORTALEZA (CE)
CARTINHAS DE NATAL

Trata-se de ação realizada em prol da campanha Papai Noel dos Correios, por meio do qual são arrecadados presentes para entrega a crianças que encaminharam cartas de Natal.

Mobilizados pelos colaboradores da GIFUG, empregados de várias áreas da CAIXA no estado uniram esforços e conseguiram arrecadar doações em dinheiro para a compra de 126 presentes, entre os quais 26 bicicletas. Os presentes foram entregues às crianças da escola Cecelq, em São Miguel, bairro de grande vulnerabilidade social.

GIFUG MANAUS (AM)
PROGRAMA PESO CERTO

Em 2015, o CGP deu continuidade ao programa criado no ano anterior, com o objetivo de ajudar na qualidade de vida dos colaboradores. O projeto contou com a parceria da área de gestão de pessoas da Caixa, que disponibilizou nutricionista para conduzir um programa de educação e orientação nutricional durante seis meses, com incentivos à pratica de exercícios físicos, pesagem semanal e premiação àqueles que alcançaram suas metas pessoais.

DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS

Ao longo do ano, os colaboradores da GIFUG participaram da campanha para a coleta de pilhas, baterias e celulares, com o objetivo de evitar que esses produtos fossem indevidamente descartados na natureza. Organizada pelo CGP, a campanha foi responsável pela coleta de mais de 400 itens, para descarte em pontos de coleta da cidade.

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

O CGP, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas, realizou a campanha de incentivo à doação de sangue e cadastramento de doadores de medula óssea, possibilitando a coleta de 15 bolsas de sangue no ano.

DIA DO TROQUE E DOE

Destinada a incentivar as pessoas a trocarem ou doarem livros, objetos de decoração, roupas, sapatos e utensílios domésticos, a campanha buscou disseminar a importância dessa prática como instrumento de apoio à preservação da natureza e de descarte responsável. A iniciativa teve ampla participação da equipe da GIFUG.

Campanhas internas realizadas também visam obter recursos e doações para entidades comunitárias de amparo a idosos

GIFUG PORTO ALEGRE (RS)
APOIO AO INSTITUTO BRASILEIRO DE AMPARO AO EXCEPCIONAL

Em caráter permanente, a ação idealizada pela Filial de Porto Alegre tem como objetivo angariar fundos entre os colaboradores e convertê-los em produtos de limpeza para doação ao Instituto Brasileiro de Amparo ao Excepcional (Ibramex).

Em 2015, o projeto obteve a doação de 3.017 unidades de utensílios e produtos de limpeza e de higiene pessoal, como papel higiênico, sabonetes, sacos de lixo, esponjas e detergentes. Graças ao saldo positivo de recursos, a ação ainda viabilizou a doação ao Ibramax de 126 quilos de carne moída e dez quilos de sobrecoxa de frango. Além disso, houve uma doação pontual, em espécie, à Ação Voluntária São Francisco de Assis, para reparo do telhado da sede.

O ESTÍMULO À PARTICIPAÇÃO E AO ENGAJAMENTO DOS COLABORADORES EM AÇÕES E PROJETOS DE VOLUNTARIADO É UMA DAS MARCAS DA ATUAÇÃO DO AGENTE OPERADOR NA ÁREA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, INICIATIVA QUE GERA REPERCUSSÃO POSITIVA NA VIDA DE DEZENAS DE INSTITUIÇÕES E COMUNIDADES
CAMPANHA DO MATERIAL ESCOLAR

Realizada entre fevereiro e março, a campanha arrecadou, entre os colaboradores da GIFUG, 531 itens escolares para doação à Escola Estadual de Ensino Fundamental Genoveva da Costa Bernardes, localizada no bairro Lami.

CAMPANHA DO AGASALHO

A atitude solidária esteve mais uma vez presente nas iniciativas da unidade. Preocupados com o início do inverno, os colaboradores arrecadaram 256 itens de vestuário e calçados, que foram doados à Associação Beneficente Emanuel.

APOIO ÀS VÍTIMAS DE ENCHENTE

Em julho, os colaboradores se mobilizaram para arrecadar produtos de limpeza às famílias residentes em área atingida por enchente, na região de Esteio. Foram entregues 5 quilos de sabão e pó e 110 quilos de alvejante, para auxílio na recuperação das residências atingidas.

CAMPANHA DO LIVRO

Com o objetivo de integração entre os colaboradores e de incentivo à leitura, foi organizada a Campanha do Livro, com a realização do “troca-troca” de obras entre colegas. O acervo não trocado foi doado à Feira do Livro de Porto Alegre.

AMIGO SECRETO SOLIDÁRIO

Em dezembro, a generosidade foi materializada em presentes e kits de higiene e alimentação, doados à entidade SOS Casa de Acolhida, que abriga 25 crianças entre um mês de vida a 12 anos de idade.