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Perguntas frequentes sobre LGPD

​Tire suas dúvidas sobre a Lei Geral de Proteção de Dados

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​Por que devo me preocupar com privacidade?

A privacidade diz respeito ao seu direito de manter suas informações reservadas ou confidenciais, com acesso somente a quem você permita. Uma pessoa (ou empresa) com acesso às suas informações sem a sua autorização ou até contra a sua vontade poderia utilizá-las de maneira inadequada ou de forma prejudicial.

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Como posso comprometer a minha privacidade?

Expor informações em redes sociais parece ser o mais óbvio, mas não ter alguns cuidados também é uma das maiores fontes de dados pessoais. Por exemplo: não usar senhas fortes ou usar a mesma senha para tudo, compartilhar senhas, dar permissões para sites ou aplicativos indiscriminadamente, acessar quaisquer links (sem conhecimento da origem ou verificação de autenticidade) ou informar dados em sites e aplicativos que não tenham garantia de atenção à proteção de dados, privacidade e segurança da informação.

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Como posso comprometer a privacidade de outra pessoa?

Compartilhar links sem verificá-los, publicar informações de outra pessoa sem sua autorização, expor usuários e senhas ou outras informações de acesso de outras pessoas, responder com informações pessoais sem verificar se a pessoa é ela mesma e não guardar adequadamente documentos são exemplos de atos que podemos cometer contra a privacidade alheia.

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O que é LGPD?

A LGPD ou Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018) foi criada para dar maior proteção aos dados pessoais dos brasileiros. Portanto, a LGPD regulamenta todas as atividades realizadas com dados pessoais.

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O que são dados pessoais?

Informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável (Nome, CPF, hábitos de consumo, geolocalização, número de IP, etc).

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O que são dados pessoais sensíveis?

É o dado pessoal que revela informações sobre determinada pessoa que podem causar algum tipo de discriminação.  Por essa razão, esses dados são especialmente protegidos pela Lei. São eles: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico. Ex.: dados biométricos, tais como a palma da mão, as digitais dos dedos, a retina ou a íris dos olhos, o formato da face, a voz e a maneira de andar.

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Quem é o titular de dados pessoais?

É a pessoa natural (Pessoa Física) a quem se referem os dados pessoais. Ex: o cliente que fornece seus dados pessoais (nome, RG, CPF, etc) para pedir um empréstimo na CAIXA.

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O que é controlador de dados?

É pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais. Ex: A CAIXA é controladora quando solicita os dados pessoais de um cliente para a abertura de uma conta corrente.

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​O que é operador de dados?

É pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador. Ex.: A empresa que imprime e envia cartões de crédito sob orientação da CAIXA.

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​O que é encarregado pelo tratamento de dados pessoais?

É pessoa indicada pelo controlador ou operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

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​O que é ANPD?

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados é o órgão da administração pública Federal responsável por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento da LGPD.

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​O que é tratamento de dados?

É toda operação realizada com dados pessoais – que vai da coleta até a eliminação completa do dado – ou seja, qualquer atividade realizada com dados pessoais.

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​Quando posso tratar dados pessoais?

Quando o tratamento estiver sendo feito para uma finalidade específica, com base em alguma hipótese de tratamento de dados pessoais e obedecer aos princípios previstos na LGPD.

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​O que é hipótese de tratamento dados pessoais?

É uma condição legal que autoriza o tratamento de dados pessoais. Ou seja, todo o tratamento de dados pessoais deverá estar enquadrado em uma das 10 hipóteses de tratamento indicadas pela Lei. (As hipóteses que autorizam o tratamento de dados pessoais estão dispostas na LGPD, no art. 7º para dados pessoais e no art. 11º para dados pessoais sensíveis).

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​Que direitos a LGPD dá aos titulares de dados pessoais?

O titular possui os direitos de:

  • Confirmar a forma, duração e finalidade de tratamento de dados por meio do relatório completo de dados pessoais;
  • Acessar de forma facilitada aos seus dados por meio do relatório simplificado de dados pessoais;
  • Exigir a correção dos seus dados pessoais;
  • Exigir a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários ou tratados em desconformidade;
  • Solicitar a portabilidade dos seus dados a outro fornecedor;
  • Possibilidade de não fornecer consentimento e informações sobre as consequências da negativa de consentimento;
  • Revogar o consentimento;
  • Solicitar a eliminação de dados tratados com consentimento;
  • Ter ciência do uso compartilhado de dados e sua finalidade;
  • Obter a revisão de decisões automatizadas;
  • Opor-se a tratamento realizado com fundamento em uma das hipóteses de dispensa de consentimento.

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​Como o titular de dados pode exercer o direito de confirmação de forma, duração e finalidade de tratamento de dados?

O titular de dados pode questionar quais são os tratamentos realizados com os seus dados pessoais (ex.: coleta, utilização, processamento, arquivamento, eliminação, avaliação, compartilhamento, etc.)  e para quais finalidades.
A CAIXA disponibiliza o Relatório Completo de Dados Pessoais para atendimento a esse direito.
O cliente pode exercer esse direito, mediante solicitação, por meio dos canais: SAC CAIXA, WhatsApp ou presencialmente nas Agências CAIXA.

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​Como o titular de dados pessoais pode exercer o direito de ter acesso facilitado aos seus dados?

O titular de dados pode questionar quais dos seus dados pessoais são tratados. Para isso a CAIXA disponibiliza o Relatório Simplificado de Dados Pessoais. O cliente pode exercer esse direito, mediante solicitação, por meio dos canais: SAC CAIXA, WhatsApp ou presencialmente nas Agências CAIXA.

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​Como o titular de dados pessoais pode exercer o direito de correção dos seus dados?

O titular de dados pode realizar a correção de seus dados pessoais que estejam incompletos, incorretos ou desatualizados.
O cliente pode exercer esse direito, por meio dos canais: Agência, aplicativos CAIXA, WhatsApp e centrais telefônicas (somente para os produtos cartão de crédito e habitação).

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​Como o titular de dados pessoais pode exercer o direito de anonimização dos seus dados?

O titular de dados pode solicitar o tratamento anonimizado de seus dados pessoais que sejam desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD.  
A anonimização é uma técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou seja, a pessoa não é mais identificada ou identificável.
O cliente pode exercer esse direito, mediante solicitação, por meio dos canais: SAC CAIXA, WhatsApp ou presencialmente nas Agências CAIXA.

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​Como o titular de dados pessoais pode exercer o direito de bloqueio dos seus dados?

O titular de dados pode solicitar o bloqueio do tratamento de seus dados pessoais que sejam desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD.
O bloqueio de dados se refere à suspensão, temporária, de qualquer operação de tratamento, mediante guarda de dado pessoal ou de banco de dados.
O cliente pode exercer esse direito, mediante solicitação, por meio dos canais: SAC CAIXA, WhatsApp ou presencialmente nas Agências CAIXA.

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​Como o titular de dados pessoais pode exercer o direito de eliminação dos seus dados?

O titular de dados pode solicitar a eliminação de seus dados pessoais que sejam desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD.  
A eliminação é a exclusão de dados ou de conjunto de dados armazenados em bancos de dados, sendo assim uma medida irreversível.
O cliente pode exercer esse direito, mediante solicitação, por meio dos canais: SAC CAIXA, WhatsApp e Agências.

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​Como o titular de dados pessoais pode exercer o direito de portabilidade dos seus dados?

A LGPD permite ao titular de dados requerer a portabilidade dos seus dados pessoais a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa.
Esclarecemos que a CAIXA fornece gratuitamente o Relatório Simplificado de Dados Pessoais, que o cliente pode obter e encaminhar ao fornecedor de produto ou serviço que desejar.
O cliente pode exercer esse direito, mediante solicitação, por meio dos canais: SAC CAIXA, WhatsApp ou presencialmente nas Agências CAIXA.

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​Como o titular de dados pessoais pode exercer o direito de consentir ou não consentir ou revogar consentimento?

A maioria dos tratamentos de dados pessoais são realizados pela CAIXA para pré-contratação, cumprimento de contratos de prestação de serviços e cumprimento de obrigação legal, que são hipóteses autorizadoras de tratamentos de dados da LGPD.
Entretanto há tratamentos que só podem ser realizados se o titular de dados consentir, ou seja, concordar que esses tratamentos sejam realizados.
Segundo a LGPD, o consentimento consiste na manifestação livre (o titular de dados deve ter a opção de consentir ou não consentir), informada (o titular de dados deve ser bem informado sobre o tratamento que está consentindo) e inequívoca (o titular de dados não pode ter dúvidas sobre a sua manifestação de consentimento).
Também, conforme a LGPD, o cliente pode revogar o consentimento dado a qualquer momento, o que não torna ilegais os tratamentos realizados enquanto durou o consentimento.
O cliente pode exercer esse direito, mediante solicitação, por meio dos canais: SAC CAIXA, WhatsApp ou presencialmente nas Agências CAIXA.

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​Como o titular de dados pessoais pode exercer o direito de solicitar revisão de decisão automatizada?

O titular dos dados tem direito a solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses, incluídas as decisões destinadas a definir o seu perfil pessoal, profissional, de consumo e de crédito ou os aspectos de sua personalidade.
Na CAIXA, um exemplo típico de decisão automatizada é a avaliação de crédito realizada quando o cliente solicita empréstimos, cartão de crédito, limite de cheque especial, dentre outros créditos.
O cliente pode exercer esse direito, mediante solicitação, por meio dos canais: SAC CAIXA, WhatsApp ou presencialmente nas Agências CAIXA.

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Como a CAIXA cuida da segurança de meus dados pessoais?

Para assegurar que as suas transações sejam feitas com segurança, a CAIXA utiliza diversos recursos para proteger sua conta e suas operações financeiras. Mesmo com os nossos dispositivos de segurança, é bom estar sempre atento a qualquer atividade suspeita ou situação não usual. Para isso, selecionamos várias dicas de segurança para que você possa fazer suas operações bancárias com mais tranquilidade.

Conheça nossas dicas de segurança

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Com qual finalidade a CAIXA acessa meus dados pessoais disponíveis no Cadastro Positivo Nacional?

O objetivo da consulta ao Cadastro Positivo Nacional é de proporcionar uma oferta de crédito mais adequada ao perfil de cada cliente, uma vez que as informações possibilitam melhores decisões do credor para, consequentemente, melhorar a oferta aos clientes.

Saiba mais

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