A poupança é o principal exemplo de investimento de curto prazo, pois pode ser utilizada para necessidades de até um ano. A vantagem é que você pode fazer depósitos e resgates em qualquer dia do mês, sem limite mínimo. Além disso, essa modalidade de investimento oferece baixo risco, ideal para quem gosta de ter mais segurança na hora de aplicar seu dinheiro.
O rendimento da poupança é calculado a partir da
Taxa SELICe da
Taxa Referencial (TR). Quando a SELIC ficar igual ou abaixo de 8,5%, a remuneração da poupança será equivalente a 70% desse valor, mais a variação da TR. Quando a SELIC for maior do que 8,5%, o rendimento continua sendo de 0,5% ao mês (ou 6,17% ao ano) mais a variação da TR.
Para empresas sem fins lucrativos, a remuneração da aplicação é mensal e não há incidência de imposto de renda. Essa aplicação pode ser feita por entidades sindicais de trabalhadores; partidos políticos; fundações; sociedades civis culturais, educativas, esportivas, religiosas, entre outras; institutos de assistência social; condomínios; entidades da Igreja Católica Apostólica Romana; pessoas jurídicas de direito público e cartórios.
Para empresas com fins lucrativos, os depósitos são remunerados trimestralmente, com rendimentos calculados sobre o menor saldo apresentado pela conta no trimestre.
Próxima Aula