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Perguntas Frequentes

Pagamento do Garantia Safra em conta digital CAIXA

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Principais dúvidas

 

O Garantia Safra poderá ser pago em uma das 3 modalidades:
• Crédito em Conta Digital ou Conta Poupança Social Digital, por meio do aplicativo CAIXA Tem;
• Demais canais de pagamento para beneficiários não bancarizados (autoatendimento, lotéricas, CAIXA Aqui e agências), com o uso do Cartão Social e senha;
• Agências da CAIXA.

A Poupança Social Digital CAIXA é uma modalidade de poupança aberta para beneficiários de Programas Sociais.
A Lei nº 14.075/2020, de 22 outubro de 2020, preconiza que União, estados e municípios podem realizar pagamentos de diversos benefícios sociais, como o Abono Salarial, Seguro-Desemprego e Bolsa Família por meio da Conta Poupança Social Digital, disponível no aplicativo CAIXA Tem.
Os agricultores que possuírem Garantia Safra para recebimento. A Poupança Social Digital será aberta de forma automática, sem a necessidade de apresentação de documentos ou comparecimento às agências e sem custos.
Sim, para o trabalhador não bancarizado e/ou que não foi possível a abertura de Poupança Social Digital, o saque poderá ser efetuado com cartão social e senha (autoatendimento, lotéricas, CAIXA Aqui e agências).
Sim, o serviço de oposição ao crédito em conta pode ser solicitado em qualquer agência CAIXA.
Não é necessário realizar nenhum procedimento. A abertura da conta será realizada de forma automática, sem a necessidade de apresentação de documentos ou comparecimento às agências e sem custos.
• Possuir CPF Regular;
• Possuir dados mínimos cadastrais;
• Ser maior de 18 anos;
• Movimentação da conta realizada pelo aplicativo CAIXA Tem;
• Saque por meio da geração de token pelo trabalhador no aplicativo CAIXA Tem, que será finalizado no autoatendimento, lotéricas ou CAIXA Aqui;
• Recebe créditos de Programas Sociais, Depósitos e Transferências;
• Realiza Pagamentos;
• Compras com Cartão de Débito Virtual ELO;
• Compras em maquininhas com QR Code;
• Créditos e débitos, desde que limitados a R$ 5.000,00 por mês.
É isenta de tarifa mensal de manutenção e conta com os seguintes serviços básicos gratuitos:
• Realização de até 02 (dois) saques por mês, em terminal de autoatendimento e unidades lotéricas pelo Saque Digital sem cartão;
• Realização de 03 (três) transferências, por mês, para conta de depósitos para outros bancos;
• Realização ilimitada de transferências para contas da CAIXA;
• Fornecimento de até 02 (dois) extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias;
• Realização de consultas por meio digital, sem número máximo, através de site ou aplicativos disponibilizados pela CAIXA.
Sim, o cartão social poderá ser utilizado para receber o benefício quando este for creditado em conta Poupança Social Digital e para saque nos canais de pagamento (autoatendimento, lotéricas, CAIXA Aqui e agências).
Não serão emitidos cartões físicos para a movimentação da Poupança Social Digital CAIXA.
A movimentação da conta digital é feita por meio do app CAIXA Tem.
Para acessar o app CAIXA Tem o trabalhador deve realizar o download nas lojas Play Store (smartphone com sistema operacional Android) ou App Store (iPhone com sistema operacional iOS).
Com o CAIXA Tem, é possível:
• realizar compras com cartão de débito virtual;
• pagar boletos e contas;
• fazer transferências e saques sem cartão nos caixas eletrônicos e lotéricas;
• utilizar o PIX.
Para gerar o código para saque no CAIXA Tem, utilize a opção “Saque sem cartão”.
O saque do benefício creditado em conta digital CAIXA poderá ser realizado em terminais de autoatendimento da CAIXA ou nas unidades lotéricas e Correspondentes CAIXA Aqui.
A senha da Poupança Social Digital é cadastrada no seu primeiro acesso no aplicativo CAIXA Tem. Se você não lembra sua senha, pode recuperá-la no próprio aplicativo clicando em "Esqueceu sua senha? Recuperar senha".
A Poupança Social Digital é isenta de tarifa mensal de manutenção e tem como franquia gratuita os seguintes serviços:
• Realização de até 02 (dois) saques por mês, em terminal de autoatendimento e unidades lotéricas pelo Saque Digital sem cartão;
• Realização de 03 (três) transferências, por mês, para conta de depósitos para outros bancos;
• Realização ilimitada de transferências para contas da CAIXA;
• Fornecimento de até 02 (dois) extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias;
• Realização de consultas por meio digital, sem número máximo, através de site ou aplicativos disponibilizados pela CAIXA.
As movimentações que ultrapassarem os serviços básicos serão cobradas, conforme Tabela de Tarifas vigente
O crédito do benefício continuará a ser realizado nos 10 últimos dias úteis de cada mês, de acordo com o calendário de pagamento dos Programas Sociais do Governo Federal.
A movimentação da Poupança Social Digital é feita pelo aplicativo CAIXA Tem. No aplicativo você pode:
• Pagar suas contas e transferir dinheiro;
• Fazer compras com o Cartão Virtual de Débito;
• Fazer Saque Sem Cartão usando o CAIXA Tem nos caixas eletrônicos, Unidades Lotéricas e/ou Correspondentes.
*Para os beneficiários do Garantia Safra é possível movimentar a conta Poupança Social Digital utilizando o cartão social e senha.
• Não possuir marca impeditiva, como por exemplo bloqueio judicial ou bloqueio por fraude;
• Não possuir saldo negativo.
O saque estará disponível nos terminais de autoatendimento, Correspondentes CAIXA AQUI, Lotéricos, Agências e Postos de pagamento e App CAIXA Tem, conforme o horário de funcionamento de cada canal e as regras do programa.
No entanto, para saques por meio do App CAIXA Tem, será necessário gerar o código de segurança por meio do aplicativo, conforme orientações descritas na página do CAIXA Tem.
Não é necessário o saque do valor integral. A Poupança Social Digital CAIXA é uma conta onde você poderá movimentar o valor da forma que achar melhor, sacando o valor integral ou parcial.
O limite de movimentação é definido pelo canal utilizado. Por exemplo: no aplicativo CAIXA Tem é de R$600,00 por transação (transferência ou pagamento) e limitado a R$1.200,00 por dia, além do limite de R$5.000,00 mensais referente ao somatório dos créditos realizados na conta.
Será nos 10 últimos dias úteis de cada mês, de acordo com o calendário de pagamento dos Programas Sociais do Governo Federal.
Sim, a movimentação da conta Poupança Social Digital deverá ser realizada preferencialmente pelo App CAIXA Tem.
Por meio do App CAIXA Tem será possível realizar o pagamento de contas, realizar transferências de valores para outras contas, inclusive outros bancos, e geração de token para saque em autoatendimento, lotéricas e CAIXA Aqui.
As informações referentes ao cadastramento no App CAIXA Tem estão disponíveis na página do CAIXA Tem.
As informações referentes ao App CAIXA Tem estão disponíveis na página do CAIXA Tem.
O Cartão Digital é um cartão de débito virtual, que permite somente compras eletrônicas pela internet ou em aplicativos que aceitem pagamentos com cartão de débito da bandeira Elo. Ele possui os mesmos dados de um cartão de plástico, com a diferença que o Código de Segurança (3 números) é trocado a cada compra ou consulta, tornando o seu uso ainda mais seguro.
Assim, o cliente deve consultar o Código de Segurança antes de cada transação, não devendo anotá-lo ou tirar foto.
O Cartão Digital permite apenas compras à vista e desde que haja saldo disponível na Poupança Social Digital; não são permitidas compras parceladas, mesmo com saldo disponível.
Sim, é uma conta de livre movimentação. Não há restrição quanto à origem dos créditos, desde que respeitado o valor total mensal.
Caso esse valor seja ultrapassado, a conta é bloqueada; se ultrapassado pela segunda vez, a conta deixa de ter o caráter de social, e existe a opção de transformá-la em Poupança Azul, com cesta de tarifas de acordo com a opção do cliente.