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Perguntas Frequentes sobre Serviços Caixa

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quem-pode-se-inscrever-no-cpf Quem pode se inscrever no CPF? Como faço para tirar o meu CPF?

Quem pode se inscrever no CPF? Como faço para tirar o meu CPF?​

Pode se inscrever no CPF qualquer pessoa física, independente de idade ou nacionalidade. Para se inscrever, basta acessar o site da Receita Federal e preencher a solicitação. O número de inscrição é gerado automaticamente quando solicitado e basta então imprimir o “comprovante de Inscrição no CPF”. A inscrição via site da Receita é gratuita. Caso não tenha acesso à internet ou não consiga fazer a inscrição via site, basta fazer a solicitação de inscrição em qualquer agência Caixa. O número também é gerado logo após o atendimento, mas nesse caso (solicitação via agência) há a cobrança de uma tarifa, conforme tabela vigente.


quem-esta-obrigado-a-se-inscrever-no-cpf Quem está obrigado a se inscrever no CPF?

Quem está obrigado a se inscrever no CPF?​

Embora qualquer pessoa física possa se inscrever no CPF, alguns estão obrigados a faze-lo. Veja quem são:

  • pessoas que precisam apresentar Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física - DIRPF;
  • inventariantes, cônjuges ou conviventes, sucessores a qualquer título ou representantes que tenham a obrigação de apresentar a DIRPF em nome do espólio ou do contribuinte falecido;
  • pessoas com rendimentos sujeitos à retenção do imposto de renda na fonte, ou que estejam obrigadas ao pagamento desse imposto;
  • profissionais liberais, assim entendidos aqueles que exerçam, sem vínculo empregatício, atividades que os sujeitem a registro em órgão de fiscalização profissional;
  • locadoras de bens imóveis;
  • participantes de operações imobiliárias, inclusive a constituição de garantia real sobre imóvel;
    - quem for obrigado a reter imposto de renda na fonte;
  • titulares de contas bancárias, de contas de poupança ou de aplicações financeiras;
    - pessoas que operem em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;
  • inscritos como contribuinte individual ou requerentes de benefícios de qualquer espécie junto ao Instituto Nacional dSeguro Social - INSS;
  • maiores de 18 anos, que constarem como dependentes em DIRPF;
    - residentes no exterior que possuam no Brasil bens e direitos sujeitos a registro público, inclusive: imóveis; veículos; embarcações; aeronaves; participações societárias; contas-correntes-bancárias; aplicações no mercado financeiro e aplicações no mercado de capitais

acessar-cadunico Como acessar o CadÚnico7? Sendo online, ele possui horário de funcionamento? Quais os requisitos para uso?

Como acessar o CadÚnico7? Sendo online, ele possui horário de funcionamento? Quais os requisitos para uso?

O CadÚnico7 é acessado através de login e senha no endereço eletrônico:http://www.cadastrounico.caixa.gov.br​. Seu horário de funcionamento é das 07 às 20 horas, pelo horário de Brasília, estando também disponível aos sábados, domingos e feriados, exceto, nas paralisações programadas. É recomendável para seu uso os seguintes requisitos de sistema:

Conexão de banda larga para internet de pelo menos 1 Mbps em cada local onde o sistema será utilizado, que pode ser compartilhada por até três computadores;

-Processador Core 2 Duo de 1,0 MHz ou equivalente;
- 2 GB de Memória RAM; Disco Rígido SATA de 160GB;

Compatível com Sistemas operacionais Microsoft Windows Vista e/ou Linux kernel 2.6 ou versões superiores.


manual-operacional-cadunico Onde localizar o Manual Operacional CadÚnico7?

Onde localizar o Manual Operacional CadÚnico7?

O arquivo do Manual Operacional CadÚnico7​​ está disponível no site da Caixa em: www.caixa.gov.br; Downloads; Cidades; Cadastramento Único - Manuais; Abrir/Baixar o arquivo MANUAL_OPERACIONAL_V7_02032011.zip.​​​


operador-cadastrado-em-outro-municipio Posso cadastrar um operador que já está cadastrado também como operador em outro município?

Posso cadastrar um operador que já está cadastrado também como operador em outro município?

O operador só pode estar cadastrado em um município. O CadÚnico7 bloqueia cadastros desse tipo.


usuario-master-cadunico Quem pode ser um usuário master do CadÚnico7?

Quem pode ser um usuário master do CadÚnico7?

O município pode ter até dois operadores com o perfil master. Esse tipo de usuário tem toda a responsailidade de gestão do sistema, por isso é bom lembrar que a escolha desse usuário é uma decisão importante e deve ser tomada com base em critérios rigorosos, como o cargo de exercício, grau de responsabilidade e atribuições, pois, caberá ao usuário master, a responsabilidade de cadastrar os demais operadores do município e dar as permissões de acesso para a realização de todas as atividades de manutenção no CadÚnico7, bem como gerenciar a desativação do usuário, quando for necessário, entre outras atribuições (Fonte: Instrução Operacional nº 35 SENARC/MDS, de 15 de abril de 2010).

cadastrar-usuario-master-cadunico Quais os procedimentos para cadastramento de usuário master do CadÚnico7? Como faço para solicitar a ficha de cadastramento FICUS-E? Caso eu precise trocar o Usuário Master, qual o procedimento a seguir?

Quais os procedimentos para cadastramento de usuário master do CadÚnico7? Como faço para solicitar a ficha de cadastramento FICUS-E? Caso eu precise trocar o Usuário Master, qual o procedimento a seguir?

Para cadastrar um usuário master, basta comparecer à agência da Caixa com a qual a prefeitura possui relacionamento e solicitar o cadastramento do usuário master, com a apresentação da Ficha de Cadastramento de Usuário Externo - Ficus-E, que está disponível na página da Caixa na Internet, devidamente preenchida, e de um dos documentos de identificação da pessoa a ser cadastrada. O funcionário da Caixa providenciará o cadastramento eletrônico da Ficus-E e entregará um protocolo para o representante da prefeitura; O usuário master receberá, em até 48 horas, um e-mail informando sobre o seu cadastramento e solicitando que seja acessado um link para a geração de uma senha. Para trocar o usuário master da Prefeitura basta apresentar na agência Caixa de relacionamento duas FICUS-E devidamente preenchidas. Uma com a marcação do campo "exclusão" do usuário master anterior, evitando assim acessos indevidos, e outra FICUS/E com marcação do campo "inclusão" para que o novo usuário master seja cadastrado.

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solicitar-base-txt-cadunico Como solicitar a base TXT do CadÚnico7?

Como solicitar a base TXT do CadÚnico7?

A Caixa dispobiniliza aos municípios, mensalmente, uma base TXT que contém os dados de famílias e pessoas cadastradas no CadÚnico7. Com ela, é possível gerar diversos relatórios (sintéticos ou analíticos). Atualmente, o usuário da prefeitura solicita a base TXT do seu município por meio de ofício à Caixa, direcionado pra a filial/represeentação (GIFAB/REFAB) que atende o município, informando o e-mail da prefeitura, para que seja providenciado o envio do referido arquivo da base TXT com o respectivo leiaute.


desfazer-habitacao-unidade-territorial-local A habitação da Unidade Territorial Local (UTL) pode ser desfeita? As UTL's estão contidas em tabela no sistema?

A habilitação da Unidade Territorial Local (UTL) pode ser desfeita? As UTL s estão contidas em tabela no sistema?

O município só poderá efetuar uma manutenção (incluir, desativar, excluir ou alterar) de UTL se já tiver habilitado o campo Unidade Territorial Local . O uso da Unidade Territorial Local não é obrigatório, contudo, uma vez que o campo UTL seja habilitado para utilização pelo município, ele não poderá ser desabilitado, seu uso, a partir de então, se tornará obrigatório para todos os cadastros do município, tanto os migrados quanto aqueles incluídos na versão 7. São os próprios usuários dos municípios quem fazem a manutenção (incluir, desativar, excluir ou alterar) das UTL s, já que elas não estão contidas em tabelas do sistema.​


relatorios-disponiveis-para-prefeituras Quais os relatórios disponíveis para as Prefeituras atualmente no CadÚnico7?

Quais os relatórios disponíveis para as Prefeituras atualmente no CadÚnico7?

Os relatórios no CadÚnico7 estão divididos entre Sintéticos e Analíticos e são gerados através da funcionalidade Relatórios. No sistema estão disponíveis os seguintes relatórios:

Relatórios Sintéticos:

a. Famílias Indígenas;

b. Famílias Quilombolas;

c. Estado Cadastral da Família;

d. Situação Cadastral de Famílias Cadastradas;

e. Condição do Cadastro da Família Cadastrada;

f. Trabalho Infantil nas Famílias Cadastradas;

g. Famílias Com Pessoas Sem Registro Civil;

h. Pessoas em Situação de Rua em Famílias Cadastradas;

i. Transferências

Relatórios Analíticos:

a. Famílias com Pessoas Sem Registro Civil;

b. Pessoas em situação de rua nas famílias cadastradas;

c. Transferências


relatorios-ocorrencia-e-dependencia O que significa, no CadÚnico7, os relatórios de "Ocorrência" e "Pendência"?

O que significa, no CadÚnico7, os relatórios de "Ocorrência" e "Pendência"?

Esses relatórios do CadÚnico7 são de informações de apoio à gestão.
Pendências são críticas efetuadas pelo sistema, no caso de descumprimento de regras CadÚnico7 (tais como, campos obrigatórios em branco, incompletos ou inconsistentes) e indicam que a prefeitura deve efetuar o acerto do cadastro para torná-lo completo e correto. As marcações de pendência ocorrem após processamento (não é uma marcação on-line) e são decorrentes de: auditorias do sistema, transferência, atualização de tabelas ou migração de dados da base 6 para a base 7, sendo que algumas pendências tornam o cadastro inválido. 
Ocorrências são marcações de caráter informativo para ações executadas no cadastro pessoas ou de famílias.

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batimento-dos-dados-do-cpf O CadÚnico faz algum batimento dos dados do CPF?

O CadÚnico7 faz algum batimento dos dados do CPF?

Para evitar a entrada de dados incorretos na base do Cadastro Único, ao ser preenchido o campo CPF o sistema verifica: se o número do CPF é um número válido; se o número do CPF informado já é utilizado por outra pessoa cadastrada na base do CadÚnico7 e se os dados de titularidade conferem com as informações cadastradas na base da Receita Federal.

Caso já exista uma outra pessoa, na base do CadÚnico7, utilizando o mesmo número de CPF informado e essa outra pessoa for do mesmo município, o sistema não permite salvar a alteração. Caso já exista uma outra pessoa, na base do CadÚnico7, utilizando o mesmo número de CPF informado e essa outra pessoa pertencer a outro município, o sistema permite salvar o cadastro, porém, marcará uma pendência para ambos os municípios.

Já os dados de titularidade da pessoa que o sistema confere com a base da Receita Federal são: CPF, Nome, Data de Nascimento e Nome da Mãe, sendo que, se pelo menos um desses dados não conferirem, o sistema critica, exibindo o motivo da divergência, e não permite salvar a alteração do cadastro.

As mensagens exibidas são: - Há uma divergência entre o Nome da Pessoa cadastrada e do nome existente na base da Receita Federal. Favor verificar os dados informados; Há uma divergência entre a Data de Nascimento cadastrada e da Data de Nascimento existente na base da Receita Federal. Favor verificar os dados informados; - Há uma divergência entre o Nome da Mãe cadastrado e do nome da Mãe existente na base da Receita Federal. Favor verificar os dados informados; - CPF informado não pertence à pessoa informada (nesse caso, a divergência pode ser no nome da pessoa ou em uma combinação de dois ou mais desses dados).


batimento-dados-titulo-de-eleitor O CadÚnico7 faz algum batimento dos dados do Título de Eleitor?

O CadÚnico7 faz algum batimento dos dados do Título de Eleitor?

Ao ser preenchido os dados do Título de Eleitor, o sistema verifica se o número do Título de Eleitor é um número válido e se esse Título de Eleitor já é utilizado por outra pessoa cadastrada na base do CadÚnico7. Caso já exista uma outra pessoa, na base do CadÚnico7, utilizando o mesmo número de Título de Eleitor informado e essa outra pessoa for do mesmo município, o sistema não permite salvar a alteração. Caso já exista uma outra pessoa, na base do CadÚnico7, utilizando o mesmo número de Título de Eleitor informado e essa outra pessoa pertencer a outro município, o sistema permite salvar o cadastro, porém, marcará uma pendência para ambos os municípios.


calculo-da-renda-per-capita Como é feito o cálculo da renda per capita no CadÚnico7?

Como é feito o cálculo da renda per capita no CadÚnico7?

A renda per capita, no Sistema CadÚnico7 é calculada automaticamente considerando o valor do campo 8.08 divido por 12. O valor obtido deste cálculo é comparado com o valor informado no campo 8.05, que será considerado zero, se estiver em branco ou marcado como “não recebeu”. Dessa comparação, o sistema seleciona o menor valor e soma este aos valores apurados nos itens 1, 2, 3, 4 e 5 do campo 8.09, para cada membro da família, com exceção das pessoas nas situações sem registro civil, em cadastramento ou excluído. Após o cálculo para cada pessoa da família, o sistema soma os valores individualmente e divide pelo número de membros da família, obtendo-se, assim, a renda per capita. Maiores informações, consultar Informe Gestores nº 275, disponível no site do MDS​


condicoes-para-cadastro-valido-no-cadunico Quais são as condições para que um cadastro possa ser considerado válido no CadÚnico7?

Quais são as condições para que um cadastro possa ser considerado válido no CadÚnico7?

Para que um cadastro seja considerado válido, é preciso que alguns requisitos sejam cumpridos:

Preenchimento de todos os campos obrigatórios do Formulário Principal de Cadastramento, do Formulário Suplementar 1 e, quando pertinente, o Suplementar 2;

Responsável pela Unidade Familiar (RF) com idade igual ou superior a 16 anos;

Registro de pelo menos um dos documentos de identificação previstos no Formulário Principal de Cadastramento para todos os componentes da família;

Registro do número do CPF ou do Titulo de Eleitor para o RF, à exceção dos casos de cadastramento diferenciado definidos na Seção V do Capítulo II da Portaria nº 177, de 16 de junho de 2011, que poderão apresentar qualquer documento de identificação previsto no Formulário Principal de Cadastramento;

Todos os números de CPF registrados devem possuir dígito verificador válido e titularidade correta; e

- Ausência de multiplicidade na base nacional do Cadastro Único.

Obs.: Caso a multiplicidade envolver pessoas de municípios distintos, os cadastros das famílias sofrerão marcação de pendência e não implica na sua invalidação.


ocorrencias-campos-nos-blocos-4-e-5 Por quê, após o processamento no Sistema, mesmo depois do operador atualizar todos os campos dos blocos 4 e 5, aparecem ocorrências de desaparecimento ou alterações de informações não efetuadas pelo usuário do sistema de alguns campos no bloco de document

Por quê, após o processamento no Sistema, mesmo depois do operador atualizar todos os campos dos blocos 4 e 5, aparecem ocorrências de desaparecimento ou alterações de informações não efetuadas pelo usuário do sistema de alguns campos do bloco de document

O branqueamento de dados do bloco 5 da pessoa (complementos da Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho, Identidade e Título de Eleitor) ocorre quando a pessoa que está sendo atualizada pelo operador da prefeitura possui mais de um documento do mesmo tipo já gravado no sistema de informações sociais da Caixa e um deles possui campos em branco, com isso, o CadÚnico7 apresenta, em alguns casos, o documento que se encontra com dados incompletos.

Por esse mesmo motivo que o sistema pode também apresentar documentos diferentes dos que forem informados pelo operador.

Caso aconteça isso quando estiver fazendo um cadastro, não é preciso refazer a atualização dos campos de documentação que tiverem os campos branqueados. Considerando que esses campos branqueados são obrigatórios, foram adotados procedimentos para que os municípios não sejam prejudicados quanto a cadastros válidos e que não ocorram bloqueios ou cancelamentos de benefícios. (Informe Gestores nº 275, disponível no site do MDS​.

Observação: Esclarecemos que pelo fato de o sistema ainda não se encontrar totalmente estável, a leitura do campo que traz a informação de "Cadastro atualizado: NÃO" não está sendo considerada para efeitos de repercussão no benefício Bolsa Família bem como no cálculo do IGD.​

transferencia-de-cadastro-situacao Ao fazer uma transferência de cadastro, porque ele aparece na situação “válido não”, ou ainda aparecem como “Cadastro Atualizado SIM' e, após processamento, retornam com a situação 'Cadastro Atualizado Não'? E quando, mesmo após 48 horas, o cadastro ainda

Ao fazer uma transferência de cadastro, porque ele aparece na situação “válido não”, ou ainda aparecem como “Cadastro Atualizado SIM e, após processamento, retornam com a situação Cadastro Atualizado Não? E quando, mesmo após 48 horas, o cadastro ainda

A marcação Válido Não aparece quando há algum campo em obrigatório em branco. Nesse caso, além de transferir é preciso atualizar os dados da família.

Já a mudança de status de cadastro de sim para não após o processamento, pode ser devido a alguma inconsistência relacionada às famílias migradas da versão 6 que ainda não foram atualizadas no CadÚnico7 e cuja data Limite para atualização do cadastro esteja expirada. Se isso acontecer, deve então atualizar/complementar os cadastros de todos os integrantes da família, de modo a deixá-los com todas as informações dos blocos de FAMÍLIA e PESSOA completas

O caso do status de Atribuindo NIS ou Validando NIS acontece porque houve alguma inconsistências quando do processamento das informações inseridas dos blocos 4 e 5. A solução é verificar os dados da pessoa e reenviar as informações.
Caso a situação persista após feito o procedimento descrito acima, favor entrar em contato com o 0800 726 0104 e informar o ocorrido.


estado-cadastral-sem-que-tenha-excuido Por que uma pessoa aparece no Estado Cadastral sem que a prefeitura tenha excluído essa pessoa?

Por que uma pessoa aparece no Estado Cadastral sem que a prefeitura tenha excluído essa pessoa?

Quando o Sistema do CadÚnico7 identifica uma situação de multiplicidade de cadastramento, ou seja, uma pessoa estando cadastrada em mais de uma família, uma rotina interna do próprio Sistema mantém o cadastro que foi atualizado mais recentemente e exclui o(s) outro(s) cadastros, não permitindo multiplicidade cadastrais. Caso o cadastro mantido esteja vinculado a um município diferente do município no qual a pessoa está residindo, essa prefeitura deve proceder a “Transferência” da pessoa.


formularios-do-cadastro-unico Como obter formulários do Cadastro Único?

Como obter formulários do Cadastro Único?

A solicitação de formulários do sistema do Cadastro Único é feita pelo município diretamente ao MDS, através do SASF - Sistema de Atendimento e Solicitação de Formulários. O SASF está disponível no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família - SIGPB, no site do MDS. Dentro do sistema do CadÚnico7, existe a opção do operador imprimir formulários CadÚnico7 em branco, para isso, deve acessar a funcionalidade Baixar Arquivos e selecionar a opção Formulários em Branco, onde estarão disponíveis para impressão os seguintes tipos de formulários: Formulário Principal de Cadastramento, formulário Suplementar 1, Suplementar 2, Avulso 1, Avulso 2 e conjunto completo composto pelo Formulário Principal + Suplementar 1 + Suplementar 2.

operador-cadunico-pode-ser-entrevistador Sou operador CadÚnico7, também posso ser entrevistador?

Sou operador CadÚnico7, também posso ser entrevistador?

Não existe impeditivo para que um entrevistador também seja operador CadÚnico7, sendo que os cadastros para operador e entrevistador são realizados separadamente, portanto, caso já esteja cadastrado como operador, também é necessário que um usuário do município que possua perfil Máster o cadastre também como entrevistador do CadÚnico7 através da funcionalidade "Administrar Sistema".​

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