O CadÚnico7 faz algum batimento dos dados do CPF?
Para evitar a entrada de dados incorretos na base do Cadastro Único, ao ser preenchido o campo CPF o sistema verifica: se o número do CPF é um número válido; se o número do CPF informado já é utilizado por outra pessoa cadastrada na base do CadÚnico7 e se os dados de titularidade conferem com as informações cadastradas na base da Receita Federal.
Caso já exista uma outra pessoa, na base do CadÚnico7, utilizando o mesmo número de CPF informado e essa outra pessoa for do mesmo município, o sistema não permite salvar a alteração. Caso já exista uma outra pessoa, na base do CadÚnico7, utilizando o mesmo número de CPF informado e essa outra pessoa pertencer a outro município, o sistema permite salvar o cadastro, porém, marcará uma pendência para ambos os municípios.
Já os dados de titularidade da pessoa que o sistema confere com a base da Receita Federal são: CPF, Nome, Data de Nascimento e Nome da Mãe, sendo que, se pelo menos um desses dados não conferirem, o sistema critica, exibindo o motivo da divergência, e não permite salvar a alteração do cadastro.
As mensagens exibidas são: - Há uma divergência entre o Nome da Pessoa cadastrada e do nome existente na base da Receita Federal. Favor verificar os dados informados; Há uma divergência entre a Data de Nascimento cadastrada e da Data de Nascimento existente na base da Receita Federal. Favor verificar os dados informados; - Há uma divergência entre o Nome da Mãe cadastrado e do nome da Mãe existente na base da Receita Federal. Favor verificar os dados informados; - CPF informado não pertence à pessoa informada (nesse caso, a divergência pode ser no nome da pessoa ou em uma combinação de dois ou mais desses dados).