WP_T026

Pactos e Compromissos

​Compromissos e Pactos Voluntários da CAIXA para a Sustentabilidade

WP_T016

WP_T017 ‭[5]‬

pacto-global Pacto global
Topo

Pacto global

O Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

Considerada a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros, em quase 80 redes locais, com abrangência de 160 países.

A Rede Brasil é terceira maior rede do Pacto Global, com mais de 1.100 membros, cujos projetos são desenvolvidos por meio dos Programas Internacionais e das Plataformas de Ação (Água, Agro Sustentável, Direitos Humanos, Clima, Contra a Corrupção, Pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Comunicar e Engajar).

Atualmente estão em andamento cerca de 40 iniciativas, que contam com o envolvimento de centenas de empresas, bem como agências da Organizações Unidas e agências e representações governamentais.

As contribuições realizadas ao Pacto Global são recebidas e administradas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, que é um órgão subsidiário das Nações Unidas, após assinatura de acordo no qual são estabelecidas as condições que devem ser cumpridas para afiliação e aceitação do apoio financeiro.


Saiba mais

WP_T017 ‭[4]‬

principios Princípios do Equador
Topo

Princípios do Equador

Os Princípios do Equador – PE se referem a um acordo internacional firmado por instituições financeiras que se comprometem a avaliar e gerenciar os impactos ambientais e sociais associados ao financiamento de projetos, em conformidade com as normas e leis vigentes, bem como com os requisitos de melhores práticas socioambientais para mitigar o risco da operação, tais como:

  • O respeito ao meio ambiente e aos direitos humanos;
  • O combate à mão de obra escrava ou infantil;
  • A proteção à saúde e à diversidade cultural e étnica; além da adoção de sistemas de segurança e saúde ocupacional.

Em termos de autorregulação no sistema financeiro, este protocolo, com utilização das salvaguardas alinhadas ao Padrões de Desempenho da IFC - International Finance Corporation, é considerado o mais relevante instrumento para a adoção de critérios objetivos na avaliação e monitoramento de projetos que se caracterizam por inerentes e significativos impactos sociais e ambientais, gerando a necessidade de uma estratégia que permite não somente mitigá-los, mas também evitar que os riscos socioambientais inviabilizem a operação e, consequentemente, ocasionem perda financeira para os signatários.


Saiba mais

WP_T017 ‭[3]‬

cdp CDP - Carbon Disclousure Project
Topo

CDP - Carbon Disclousure Project

O CDP é uma organização sem fins lucrativos que fornece um sistema global de divulgação ambiental, por meio do qual empresas, mercados de capital, cidades, estados e regiões podem medir, divulgar, gerenciar e compartilhar informação ambiental relacionada a iniciativas voltadas para mudanças climáticas, água, florestas, biodiversidade e/ou plásticos.

Entre as iniciativas promovidas pelo CDP, a CAIXA é signatária do Supply Chain e do Reporter Services.

O Reporter Services consiste na divulgação estruturada de dados ambientais por meio de um questionário específico, avaliado segundo critérios estabelecidos pela organização. O CDP oferece orientação e suporte aos participantes para mensurar, reportar, gerenciar e mitigar riscos, oportunidades, dependências e impactos ambientais, bem como monitorar o progresso alcançado. Os resultados obtidos são tornados públicos e classificados em uma escala de avaliação que vai de “A”, para o mais avançado nível de maturidade na abordagem das temáticas ambientais, até “F”, indicando estágio inicial no tratamento dessas temáticas.

O Programa Supply Chain visa incentivar o fornecimento de informações ambientais por parte dos fornecedores da organização via plataforma do CDP. O Programa também possibilita que os fornecedores ampliem seu entendimento sobre a maturidade de suas práticas em relação aos temas abordados.

A divulgação ambiental fornece dados importantes para o desenvolvimento de modelos de negócios resilientes, apontando riscos e identificando oportunidades de crescimento. Informações detalhadas permitem às organizações acompanhar avanços e elaborar planos de ​​ação consistentes, apoiando decisões alinhadas à sustentabilidade.


Saiba mais

WP_T017 ‭[2]‬

unep UNEP-FI - United Nations Enviroment Program - Finance Initiative
Topo

UNEP-FI - United Nations Enviroment Program - Finance Initiative

É uma parceria entre a ONU Meio Ambiente e o setor financeiro, criada na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - ECO 92, com a missão de promover o financiamento sustentável.

Atualmente conta com mais de 400 instituições signatárias que trabalham para entender os desafios e cenários ambientais, sociais e de governança que impactam em seus negócios, produtos e serviços e, dentre elas, a CAIXA.

A UNEP FI apoia os princípios do setor financeiro global para catalisar a integração da sustentabilidade nas práticas do mercado financeiro.

A entidade estabeleceu e/ou participou da criação dos seguintes instrumentos bancários:

  • Princípios para Responsabilidade Bancária (PRB)3 lançado em 22 de setembro de 2019 com mais de 130 bancos detendo conjuntamente US $ 47 trilhões em ativou um terço do setor bancário global.
  • Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI)4, estabelecido em 2012 pela UNEP FI e hoje aplicado por um quarto das seguradoras mundiais (25% do prêmundial).
  • Princípios para Investimento Responsável (PRI)5, estabelecido em 2006 pela UNEP FI e pelo Pacto Global da ONU, agora aplicado por metade dos investidores institucionais do mundo (US $ 83 trilhões).

Saiba mais

WP_T017 ‭[1]‬

abes ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
Topo

ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

Tem por objetivo e missão a excelência nas atividades técnicas, científicas, político-institucionais e gerenciais, congregando engenheiros e demais formações profissionais que contribuam para o desenvolvimento da engenharia sanitária e ambiental, do saneamento, da saúde pública, da gestão dos recursos hídricos e do meio ambiente, visando à qualidade de vida da sociedade, mediante a discussão, em instâncias apropriadas, das posições político-institucionais das áreas de Saneamento, Saúde Público, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Regional.”

Saiba mais