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Perguntas frequentes sobre o sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central do Brasil

 
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Para consultar se tem valores a receber você deverá acessar o Sistema Valores a Receber (SVR) no endereço: valoresareceber.bcb.gov.br, digitar seu CPF e data de nascimento ou, no caso de Pessoa Jurídica, informar o CNPJ e data de abertura da empresa.

Cuidado com golpes. O único site para consulta e solicitação desses valores é valoresareceber.bcb.gov.br.

Se não tiver valores a receber, volte na data informada pelo sistema e faça uma consulta futura. As instituições enviam novos dados ao Banco Central de forma recorrente.

Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br e verifique a data informada para visualizar o valor e solicitar a devolução.

Na data informada, acesse o site novamente e estará disponível o botão: “Acessar meus Valores a Receber”.

Será informado o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor, a origem do valor e informações adicionais, se houver.

Para fazer a solicitação de resgate indique seu pix e os dados de contato solicitados.

A criação da conta gov.br é gratuita. O cadastro pode ser feito pelo site ou pelos aplicativos.

  • Site Acesso (https://sso.acesso.gov.br)
  • App gov.br disponível para Android e IOS

Você pode abrir uma conta digital gratuita para receber os valores e usar no dia a dia. A poupança Digital CAIXA pode ser aberta no APP CAIXA TEM.

Baixe o APP, informe seus dados e envie fotos de seus documentos. Depois de aberta a conta, cadastre a chave PIX e informe no site valoresareceber.bcb.gov.br

Se sua conta é na CAIXA você pode cadastrar sua Chave Pix pelo App CAIXA, CAIXA Tem, pelo Internet Banking ou nos terminais de autoatendimento, disponíveis nas agências da CAIXA. Ao acessar o canal escolhido, você encontrará facilmente o ícone do Pix e orientações para fazer o cadastramento da sua chave.

Assim que você gerar a chave PIX em sua conta é só informar no site valoresareceber.bcb.gov.br.

Com o PIX as suas transações são concluídas em poucos segundos, é fácil, seguro e está disponível 24h.

Sim. Para segurança do processo você deve informar exclusivamente na página do valoresareceber.bcb.gov.br

• Acesse o site https://valoresareceber.bcb.gov.br;
• Informe o CPF e data de nascimento da pessoa falecida;
• Na sua conta gov.br, acesse Valores para Pessoas Falecidas;
• Digite o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida;
• No passo seguinte, será preciso ler e aceitar o Termo de Responsabilidade de consulta a dados de terceiros;
• Verifique se a instituição e a faixa de valor a ser recebido estão corretos;
• Depois disso, clique em exibir o comprovante, que contém informações de valor a receber em nome da pessoa falecida.

Após verificar no site do Banco Central que a pessoa falecida possui valores a receber, a pessoa legitimamente autorizada, poderá procurar a Agência de sua preferência com a documentação comprobatória de que é a representante legal. Esses documentos podem ser o inventário, decisões judiciais, dentre outros. São exemplos de documentos exigidos:  Certidão de Óbito; Documento de identidade oficial ou certidão de nascimento, se for o caso, do dependente/herdeiro; Procuração, quando nomeado um representante legal. 

Se você fez a solicitação de resgate aguarde até 12 dias úteis para recebimento do valor.

Se você fez a solicitação de resgate, aguardou o prazo de 12 dias úteis e não recebeu os valores, você pode ligar no 0800 104 0 104 com o protocolo de resgate do site valoresareceber.gov.br ou procurar uma agência da Caixa.

O único site para consulta e solicitação desses valores é valoresareceber.bcb.gov.br.

O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou confirmar seus dados pessoais.

A instituição que deve o valor NÃO pode pedir seus dados pessoais NEM sua senha.

Não clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.

Não faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.