WP_T015

Perguntas Frequentes sobre Financiamento Habitacional

 

 

WP_T034 ‭[1]‬

como-e-formada Minha prestação

​Como é formada a minha prestação?

Nos financiamentos habitacionais, a prestação mensal é composta por:

  • encargo principal - parcela de amortização e de juros mensais;
  • encargos acessórios - taxas de administração, Seguros de Morte e Invalidez Permanente(MIP) e Danos Físicos ao Imóvel (DFI).

WP_T034 ‭[2]‬

como-sao-calculados Encargos e seguros

​Como são calculados os encargos e seguros para o financiamento habitacional?

A parcela do encargo principal referente aos juros e amortização é calculada em função de saldo devedor atualizado pela TR ou pelo IPCA, taxa de juros, sistema de amortização e prazo restante do contrato, conforme condições contratadas.

No caso do Prefixado, não tem a atualização por qualquer indexador, como TR e IPCA por exemplo.

Os encargos acessórios variam de acordo com o financiamento. Você pode verificar no seu contrato de financiamento quais são os encargos acessórios que formam sua prestação.

O valor do prêmio do Seguro de Morte e Invalidez Permanente é obtido mediante a aplicação das taxas constantes na Apólice sobre o valor do financiamento na contratação ao percentual de pactuação de renda dos participantes.

Para cálculo do valor do prêmio do Seguro Danos Físicos ao Imóvel é aplicada uma taxa sobre o valor de avaliação do imóvel.

WP_T034 ‭[3]‬

como-posso-pagar Pagamento prestações

​Como posso pagar as prestações do meu financiamento?

O débito automático CAIXA é a forma mais prática de efetuar os pagamentos, pois não é preciso ficar dependente do recebimento do boleto de cobrança.

  • É possível verificar o agendamento do débito no campo "lançamentos futuros" do extrato da conta 15 dias antes da data de vencimento de cada prestação. Caso não conste esse lançamento, entre em contato com a CAIXA.
  • É muito importante verificar no extrato da sua conta se o débito da prestação ocorreu, pois o recibo do depósito não é comprovante de pagamento.

Você também pode pagar usando o boleto de cobrança. Com ele a prestação pode ser paga até a data de vencimento em toda rede bancária.

  • Após o vencimento, o pagamento do boleto pode ser feito em Casas Lotéricas, Correspondentes Bancários CAIXA Aqui ou, dependendo do tempo de atraso, somente nas agências da CAIXA.
  • Se você não optou pelo débito automático ou não recebeu o boleto pelo correio, pode pedir uma segunda via pelo telefone 3004 1105 (Capitais) ou no 0800 726 0505 (Demais cidades), na opção 7. Atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 20h ou em qualquer agência da CAIXA, ou clicando aqui.
  • O boleto também pode ser gerado pelo App Habitação CAIXA (Google Play e App Store), onde você visualiza as prestações em aberto do seu contrato e pode copiar o código de barras para efetuar o pagamento no IBC, lotérica ou qualquer Agência.

WP_T034 ‭[4]‬

quando Vencimento

​Quando ocorre o vencimento da prestação?

O primeiro pagamento vence 30 dias após a assinatura do contrato. Você pode escolher a data de vencimento na contratação ou alterá-la durante a vigência do financiamento.

WP_T034 ‭[36]‬

​Posso alterar a data de vencimento da prestação para qualquer data?

Nos casos de aquisição de imóvel novo ou usado, somente após a contratação:
• Se contrato atualizado pela TR, inclusive o Crédito Imobiliário Poupança CAIXA, a nova data deve ser escolhida entre os dias 01 e 25;
• Se contrato Prefixado ou atualizado pelo IPCA, a nova data deve ser entre os dias 05 e 25.

Para os contratos na fase de construção a alteração da data de vencimento somente pode ser efetuada após a liberação da última parcela de obra.

WP_T034 ‭[5]‬

o-que-acontece Atraso prestações

​O que acontece se eu atrasar as prestações do meu financiamento?

O atraso no pagamento gera multa e juros referentes aos dias de atraso e permite à CAIXA incluir as informações vinculadas ao seu contrato em cadastros restritivos de crédito como SERASA e outros.

Caso você não pague as parcelas em atraso, a CAIXA pode leiloar seu imóvel.

Na alienação fiduciária, você não pode transferir seu imóvel a terceiros sem o consentimento da CAIXA. Isso acontece porque o imóvel fica em nome da CAIXA e só é transferido pra você após a quitação do financiamento.

WP_T034 ‭[6]‬

posso-utilizar Posso utilizar meu fgts

​Posso utilizar meu saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) no financiamento habitacional?

Sim, mas somente quando você, o contrato e o imóvel estiverem enquadrados nas regras do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) na data da aquisição do imóvel.

Para saber se no seu contrato é permitido o uso do FGTS, clique aqui.

WP_T034 ‭[7]‬

fgts Quando utilizar FGTS

​Como posso usar o FGTS no meu contrato habitacional?

  • Utilizar como entrada no financiamento;
  • Amortizar o saldo devedor, ou seja, reduzir o prazo ou o valor do encargo;
  • Pagar até 80% do valor da prestação;
  • Liquidar o saldo devedor.

WP_T034 ‭[8]‬

informacoes Mais informações

Onde posso tirar dúvidas e obter informações sobre financiamento habitacional?

A CAIXA oferece diversos canais de comunicação para você entrar em contato sempre que quiser:

  • O SAC CAIXA recebe reclamações, sugestões e elogios todos os dias da semana, 24h por dia; pelo número 0800 726 0101 ou 0800 725 7474 (Ouvidoria) . O prazo para resposta é de até cinco dias úteis;
  • O atendimento especializado recebe ligações de clientes com deficiência auditiva ou de fala, pelo número 0800 726 2492;
  • O Portal De Olho na Qualidade (Exclusivo Minha Casa Minha Vida) atende dúvidas, reclamações ou elogios do Programa Minha Casa, Minha Vida – 0800 721 6268​.

WP_T034 ‭[9]‬

O que acontece se a inflação aumentar ou ficar negativa?

Nos contratos com indexador IPCA, há impacto no saldo devedor e na prestação que é paga pelo cliente por consequência. Nas demais modalidades (TR e prefixado) não há impacto.

WP_T034 ‭[10]‬

Quais as variantes consideradas pelo banco na avaliação de crédito para definir a taxa de juros do contrato?

A taxa de juros do contrato é definida de acordo com o prazo e o perfil de relacionamento, que confere ao cliente níveis diferenciados de bonificação na taxa de juros.

WP_T034 ‭[11]‬

​Para quais linhas de financiamento são permitidas a contratação usando taxa de juros IPCA, poupança ou taxa fixa?

Para a linha de financiamento SBPE - Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. Os contratos com funding FGTS como Pró-cotista, CCFGTS e MCMV a correção permanece com TR.

WP_T034 ‭[12]‬

Qual a diferença entre Prefixado Taxa Fixa, atualização do Saldo Devedor pela TR ou IPCA e a Poupança CAIXA?

O saldo devedor é atualizado todos os meses na data escolhida para vencimento dos encargos pelo indexador contratado (TR ou IPCA) e, posteriormente, amortizado pelo valor da parcela de amortização apurada no pagamento do encargo mensal, independente do sistema de amortização escolhido.

Numa operação com taxa fixa, o saldo devedor não sofre reajuste, permitindo uma maior previsibilidade das parcelas futuras.

O Crédito Imobiliário Poupança CAIXA é um produto pós-fixado onde a TR corrige o saldo devedor dos contratos, não compondo a remuneração de juros cobrados mensalmente.

WP_T034 ‭[13]‬

Quais as vantagens para contratar com taxa fixa, TR, Poupança CAIXA e com IPCA?

Os contratos com taxa fixa possuem maior previsibilidade. O IPCA é mais inclusivo em função da taxa de juros mais baixa em um cenário de inflação baixa. O Crédito Imobiliário Poupança CAIXA tem como principal característica a possibilidade do cliente economizar enquanto o rendimento da poupança estiver baixo e conta com um limitador de taxa de juros no caso de mudança de cenário. A TR é a modalidade mais tradicional no mercado.

A melhor opção é aquela que se adequa ao seu perfil

WP_T034 ‭[14]‬

Todos os clientes poderão acessar a taxa mínima?

Essa taxa será permitida para os clientes com melhor avaliação de risco e maior relacionamento.

WP_T034 ‭[15]‬

Qual o prazo máximo de financiamento?

O prazo máximo de financiamento varia de acordo com o indexador escolhido ou taxa fixa, variando entre 120 a 420 meses.

WP_T034 ‭[16]‬

​Qual o valor máximo de financiamento habitacional?

Para os contratos do SFH o valor é de até R$ 1,5 milhão e no SFI não há limite, atendendo ao percentual determinado pela quota.


WP_T034 ‭[17]‬

​Qual a quota de financiamento?

A quota (percentual) de financiamento viria entre 60% e 90%, a depender da modalidade e do sistema de amortização, SAC ou PRICE.

WP_T034 ‭[18]‬

Quais os sistemas de amortização do saldo devedor?

É possível utilizar o sistema de Amortização Constante (SAC) e o Sistema Francês de Amortização (SFA - Tabela PRICE).

WP_T034 ‭[19]‬

​De onde vem os recursos para o financiamento habitacional?

Os contratos são assinados com recursos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

WP_T034 ‭[20]‬

​Onde posso consultar a remuneração da poupança e a taxa SELIC?

A remuneração da poupança e a taxa SELIC podem ser consultados no site do BACEN.

WP_T034 ‭[21]‬

​O que é crédito imobiliário com taxa de juros fixa?  

Linha de financiamento habitacional com taxa de juros fixa e saldo sem atualização monetária, destinada à aquisição de imóvel novo ou usado.

WP_T034 ‭[22]‬

​O que é Crédito Imobiliário Poupança CAIXA?  

Linha de financiamento habitacional onde a taxa de juros acompanha o rendimento da poupança.

Com o Crédito Imobiliário Poupança CAIXA, é possível contratar operações de crédito imobiliário no SFH e no SFI, com recursos do SBPE, cuja taxa de juros é composta pela remuneração das Cadernetas de Poupança vigente na data de vencimento da prestação mensal acrescida da taxa fixa.

WP_T034 ‭[23]‬

Como são corrigidos os contratos habitacionais?

A partir do dia 26 de agosto de 2019 todos os contratos com indexador TR e IPCA serão recalculados mensalmente.

Numa operação prefixada, o saldo devedor não sofre reajuste, permitindo uma maior previsibilidade das parcelas futuras.

WP_T034 ‭[24]‬

​Onde posso consultar os indexadores TR e IPCA mensal?

A TR pode ser consultada no site do BACEN e o IPCA está disponível no portal do IBGE.

WP_T034 ‭[25]‬

​Quantas pessoas podem participar do financiamento?

O comprador poderá financiar sozinho ou compor renda com outra pessoa.

WP_T034 ‭[26]‬

ipca ipca

​O que é IPCA?

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é um índice mensal calculado pelo IBGE para mensurar a variação dos preços e serviços no comércio. Esse é o índice considerado oficial pelo Banco Central.

WP_T034 ‭[27]‬

​O que é TR?

Taxa referencial (TR) é um índice de correção monetária aplicada para corrigir os valores de poupança, FGTS e financiamento imobiliário.

WP_T034 ‭[28]‬

​Quais os indexadores de correção do crédito imobiliário?

Os financiamentos imobiliários são indexados pela TR (Taxa Referencial) e pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

WP_T034 ‭[29]‬

diferenca diferenca

​Qual a diferença entre valor do imóvel, entrada, valor do financiamento e saldo devedor?

O valor do imóvel é aquele negociado no contrato de compra e venda ou informado na avaliação realizada pelo engenheiro da CAIXA.

Entrada é um percentual do valor do imóvel que será pago pelo comprador com recursos próprios e/ou com recursos de sua conta vinculada do FGTS. O valor referente ao Fundo de Garantia é disponibilizado ao vendedor pela CAIXA.

Valor do financiamento é a diferença entre o valor do imóvel e o da entrada. Ele é exatamente quanto a CAIXA vai liberar para o vendedor somar ao valor de entrada e pagar o imóvel.

Saldo devedor é tudo que você ainda tem a pagar referente ao seu contrato. Varia com tempo e a incidência das correções (juros, multas, indexadores etc.)

Valor do imóvel = valor da entrada + valor do financiamento

Saldo devedor = [valor do financiamento + correções (juros e outras taxas referentes ao período)] – parcelas pagas

WP_T034 ‭[30]‬

nomelimpo nomelimpo

​Tenho que estar com o nome limpo nos órgãos de crédito para fazer um financiamento habitacional?

Sim, é importante que não haja restrições vinculadas ao CPF dos compradores e vendedores do imóvel. Caso contrário o financiamento não é liberado.

WP_T034 ‭[31]‬

avalista avalista

​É necessário avalista para contratar o crédito habitacional da CAIXA?

Não, pois o próprio imóvel é dado como garantia.

WP_T034 ‭[32]‬

​Onde encontro o Simulador Habitacional CAIXA?

Acesse aqui.

WP_T034 ‭[33]‬

linha linha

​Como sei qual a melhor linha de crédito habitacional?

Cada linha de crédito tem características específicas e a melhor forma de entender como cada uma delas se aplicará a sua realidade é por meio do Simulador Habitacional CAIXA.

Nele você informa os dados referentes a sua renda familiar, valores prováveis para financiamento e prestação, e, com base nos resultados, faz novas simulações. Tudo sem nenhum custo e de onde você estiver.

WP_T034 ‭[34]‬

tipos tipos

​Quais são os tipos de financiamento para a casa própria oferecidos pela CAIXA?

Na CAIXA, você pode financiar a compra de imóveis novos ou usados, terreno + construção ou apenas construção; além de poder financiar somente o terreno sem construir.

WP_T034 ‭[35]‬

​Onde posso comparar as prestações com taxas de juros TR, IPCA, Poupança CAIXA e prefixado?

Ao efetuar a simulação no site da CAIXA, são listadas as modalidades disponíveis e o cliente pode comparar e escolher a que melhor se adequa ao seu perfil.