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Perguntas frequentes sobre o Pagamento do Abono Salarial em Poupança Social Digital

   

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​Como posso receber o meu Abono Salarial?

O pagamento do Abono Salarial na CAIXA pode ser realizado:

  • por crédito em conta CAIXA, quando o trabalhador possui conta corrente ou poupança ou Conta 
    Digital;
  • por crédito pelo CAIXA Tem, em conta poupança social digital, aberta automaticamente pela CAIXA;
  • nos caixas eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes CAIXA Aqui utilizando o Cartão 
    Social e senha;
  • em agência da CAIXA, apresentando um documento oficial de identificação.



O que é a Poupança Social Digital?

A Poupança Social Digital CAIXA é uma modalidade de poupança aberta para trabalhadores de Programas Sociais.

A Lei nº 14.075/2020, de 22 outubro de 2020, preconiza que União, estados e municípios podem realizar pagamentos de diversos benefícios sociais, como o Abono Salarial, Seguro-Desemprego e Bolsa Família por meio da Conta Poupança Social Digital, disponível no aplicativo CAIXA Tem.




Qual o público do Abono Salarial que terá conta Poupança Social Digital CAIXA?


Os trabalhadores que possuírem Abono Salarial para recebimento, que não possuem conta bancária na CAIXA. A Poupança Social Digital será aberta de forma automática, sem a necessidade de apresentação de documentos ou comparecimento às agências e sem custos.



Ainda haverá trabalhadores recebendo com uso de cartão social e senha (plataforma social)?

Sim, para o trabalhador não bancarizado e/ou que não foi possível a abertura de Poupança Social Digital, o saque poderá ser efetuado com cartão social e senha (autoatendimento, lotéricas, CAIXA Aqui e agências).


Caso não queira receber via crédito em conta, posso continuar recebendo por meio da plataforma social?

Sim, o serviço de oposição ao crédito em conta pode ser solicitado em qualquer agência CAIXA.

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​Como faço para realizar a abertura da Poupança Social Digital CAIXA?

Não é necessário realizar nenhum procedimento. A abertura da conta será realizada de forma automática, sem a necessidade de apresentação de documentos ou comparecimento às agências e sem custos.




Quais são as regras para que o trabalhador tenha a conta Poupança Social Digital aberta?

  • Possuir CPF Regular;
  • Possuir dados mínimos cadastrais;
  • Ser maior de 18 anos;
  • Não possuir conta na CAIXA



Quais são as características da conta e como funciona sua movimentação?

  • Movimentação da conta realizada pelo aplicativo CAIXA Tem;
  • Saque por meio da geração de token pelo trabalhador no aplicativo CAIXA Tem, que será finalizado no autoatendimento, lotéricas ou CAIXA Aqui;
  • Recebe créditos de Programas Sociais, Depósitos e Transferências;
  • Realiza Pagamentos;
  • Compras com Cartão de Débito Virtual ELO;
  • Compras em maquininhas com QR Code;
  • Créditos e débitos, desde que limitados a R$ 5.000,00 por mês.



Quais serviços eu posso realizar com a Poupança Social Digital?

É isenta de tarifa mensal de manutenção e conta com os seguintes serviços básicos gratuitos:

  • Realização de até 02 (dois) saques por mês, em terminal de autoatendimento e unidades lotéricas pelo Saque Digital sem cartão;
  • Realização de 03 (três) transferências, por mês, para conta de depósitos para outros bancos;
  • Realização ilimitada de transferências para contas da CAIXA;
  • Fornecimento de até 02 (dois) extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias;
  • Realização de consultas por meio digital, sem número máximo, através de site ou aplicativos disponibilizados pela CAIXA.

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​Vou poder continuar utilizando o cartão social para movimentar a Poupança Social Digital CAIXA?

Não, o cartão social poderá ser utilizado para receber o benefício quando este não for creditado em conta, para saque nos canais de pagamento (autoatendimento, lotéricas, CAIXA Aqui e agências).




Haverá emissão de cartão físico?

Não serão emitidos cartões físicos para a movimentação da Poupança Social Digital CAIXA.

A movimentação da conta digital é feita por meio do app CAIXA Tem.

Para acessar o app CAIXA Tem o trabalhador deve realizar o download nas lojas Play Store (smartphone com sistema operacional Android) ou App Store (iPhone com sistema operacional iOS).

Com o CAIXA Tem, é possível:

  • realizar compras com cartão de débito virtual;
  • pagar boletos e contas;
  • fazer transferências e saques sem cartão nos caixas eletrônicos e lotéricas;
  • utilizar o PIX.

Para gerar o código para saque no CAIXA Tem, utilize a opção “Saque sem cartão”.

O saque do benefício creditado em conta digital CAIXA poderá ser realizado em terminais de autoatendimento da CAIXA ou nas unidades lotéricas e Correspondentes CAIXA Aqui.




Como é feito o cadastramento de senha para a Poupança Social Digital?

A senha da Poupança Social Digital é a mesma senha de acesso ao aplicativo CAIXA Tem.




Quais tarifas eu pago pela Poupança Social Digital?

A Poupança Social Digital é isenta de tarifa mensal de manutenção e tem como franquia gratuita os seguintes serviços:

  • Realização de até 02 (dois) saques por mês, em terminal de autoatendimento e unidades lotéricas pelo Saque Digital sem cartão;
  • Realização de 03 (três) transferências, por mês, para conta de depósitos para outros bancos;
  • Realização ilimitada de transferências para contas da CAIXA;
  • Fornecimento de até 02 (dois) extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias;
  • Realização de consultas por meio digital, sem número máximo, através de site ou aplicativos disponibilizados pela CAIXA.

As movimentações que ultrapassarem os serviços básicos serão cobradas, conforme Tabela de Tarifas vigente.




Como será o pagamento do Abono Salarial para o público que vai receber pela Poupança Digital CAIXA?

O pagamento será realizado de acordo com a Resolução CODEFAT nº 968, de 15 de dezembro de 2022, conforme abaixo:

Nascidos em:Recebem a partir de:
Janeiro15/02/2023
Fevereiro15/02/2023
Março15/03/2023
Abril17/03/2023
Maio17/04/2023
Junho17/04/2023
Julho15/05/2023
Agosto15/05/2023
Setembro15/06/2023
Outubro15/06/2023
Novembro17/07/2023
Dezembro17/07/2023

O Abono Salarial estará disponível para saque até 28/12/2023.

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​Como vou poder movimentar e realizar o saque das parcelas creditadas na Poupança Digital CAIXA?

A movimentação deverá ser realizada prioritariamente pelo App CAIXA Tem.


Quais são as regras para que o crédito seja realizado na Poupança Social Digital CAIXA?

• Não possuir marca impeditiva, como por exemplo bloqueio judicial ou bloqueio por fraude;
• Não possuir saldo negativo.


Com o crédito das parcelas na Poupança Social Digital, preciso sacar o valor integral?

Não é necessário o saque do valor integral. A Poupança Social Digital CAIXA é uma conta onde você poderá movimentar o valor da forma que achar melhor, sacando o valor integral ou parcial.


Os créditos do Abono Salarial de anos anteriores também serão creditados na Poupança Social Digital?

Sim. O Abono Salarial de anos anteriores disponibilizados no calendário 2023 poderá ser creditado em conta poupança social digital.

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​Como será o calendário de pagamento na Poupança Social Digital?

Será conforme calendário de pagamento do Abono Salarial 2023, por mês de nascimento do trabalhador, conforme estabelecido na Resolução CODEFAT Nº 968, de 15 de dezembro de 2022.





Após o crédito do Abono Salarial na Poupança Social Digital será possível continuar realizando saques em Lotéricas e CCA?

Sim, após geração de token pelo trabalhador no aplicativo CAIXA Tem.




Será possível utilizar o App CAIXA Tem para movimentação da conta?

Sim, a movimentação da conta Poupança Social Digital deverá ser realizada preferencialmente pelo App CAIXA Tem.




Que movimentações poderão ser realizada pelo App CAIXA Tem?

Por meio do App CAIXA Tem será possível realizar o pagamento de contas, realizar transferências de valores para outras contas, inclusive outros bancos, e geração de token para saque em autoatendimento, lotéricas e CAIXA Aqui.




Onde posso encontrar informações sobre a utilização do App CAIXA Tem?

As informações sobre o uso do App CAIXA Tem estão disponíveis aqui.




Como funciona o Cartão Digital?

O Cartão Digital é um cartão de débito virtual, que permite somente compras eletrônicas pela internet ou em aplicativos que aceitem pagamentos com cartão de débito da bandeira Elo. Ele possui os mesmos dados de um cartão de plástico, com a diferença que o Código de Segurança (3 números) é trocado a cada compra ou consulta, tornando o seu uso ainda mais seguro.

Assim, o cliente deve consultar o Código de Segurança antes de cada transação, não devendo anotá-lo ou tirar foto.

O Cartão Digital permite apenas compras à vista e desde que haja saldo disponível na Poupança Social Digital; não são permitidas compras parceladas, mesmo com saldo disponível.




Posso fazer ou receber depósitos na Poupança Social Digital?

Sim, é uma conta de livre movimentação. Não há restrição quanto à origem dos créditos, desde que respeitado o valor total mensal.

Caso esse valor seja ultrapassado, a conta é bloqueada; se ultrapassado pela segunda vez, a conta deixa de ter o caráter de social, e existe a opção de transformá-la em Poupança Azul, com cesta de tarifas de acordo com a opção do cliente.

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