WP_T026

Prova de Vida INSS

​Prova de Vida INSS

WP_T017 ‭[3]‬

Topo

O que é

Desde 2012, para evitar fraudes, é necessária a comprovação de vida do beneficiário do INSS.

O procedimento é uma exigência do INSS para a comprovação de vida do beneficiário, que passou a ser realizada anualmente pelo INSS, conforme Portaria MTP nº 220, de 2 de fevereiro de 2022.

O objetivo desse procedimento é dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, evitando fraudes e pagamentos de benefícios indevidos.

WP_T017 ‭[2]‬

Topo

Quando fazer

A Portaria MTP n° 220, de 2 de fevereiro de 2022, estabelece que a partir de janeiro de 2023 a Comprovação de Vida será realizada pelo INSS nos 10 meses posteriores ao último aniversário do titular do benefício, por meio de consulta a atos registrados pelo titular do benefício em bases dados dos órgãos, entidades ou instituições, mantidos ou administrados pelos órgãos públicos federais, estaduais, municipais e privados, na forma prevista nos Acordos de Cooperação, tais como: registros de vacinação, consultas no Sistema Único de Saúde (SUS), comprovantes de votação nas eleições, emissão de passaportes, carteira de identidade ou de motorista, dentre outros. Somente quando não for possível essa comprovação de vida é que o beneficiário será notificado sobre a necessidade de realização da Prova de Vida, preferencialmente, por meio eletrônico.

Contudo, caso o beneficiário deseje, a Prova de Vida pode ser realizada de forma voluntária na rede bancária ou acessando o aplicativo Meu INSS, por meio de reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular do cidadão.

WP_T017 ‭[1]‬

Topo

Quem não pode ir à agência

​Procurador cadastrado no INSS

Os beneficiários que não podem comparecer às agências bancárias por motivos de doença, dificuldades de locomoção, podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

WP_T014

WP_T051

Crédito CAIXA

Se você acredita que pode mais, a CAIXA acredita com você.

Veja as opções ›

Casa própria

Venha para a CAIXA e a realize o sonho da casa própria.

Compre sua casa própria ›

Cartões CAIXA

A CAIXA tem sempre um cartão perfeito para você.

Escolha agora o seu ›

Contas CAIXA

As contas CAIXA têm as melhores tarifas do mercado.

Abra sua conta ›