WP_T026

Tipos de investimento

 ​
Topo

Tipos de investimento

​Investimentos de curto prazo

Invista seu dinheiro em curto prazo e com segurança.

São considerados investimentos de curto prazo aqueles cujo resgate ocorrerá em até dois anos. Por conta do prazo, é sempre indicado que o investidor escolha investimentos mais conservadores para compor sua carteira de investimentos de curto prazo.

Um planejamento adequado, alinhando os objetivos da empresa com os investimentos, permitirá ao investidor escolher as melhores opções de investimentos de curto prazo, que ofereçam bons rendimentos e a liquidez necessária para atender às necessidades de curto prazo da empresa sem comprometer sua organização financeira.

Há opções de investimentos de curto prazo para quem planeja um resgate em até dois anos. Podemos citar como exemplo a poupança, os Certificados de Depósito Bancário (CDB) com liquidez diária e Fundos de Renda Fixa atrelados ao CDI, entre outros.

A poupança é o principal exemplo de investimento de curto prazo. A vantagem é que você pode fazer depósitos e resgates em qualquer dia do mês, sem limite mínimo. Além disso, essa modalidade de investimento oferece baixo risco, ideal para quem gosta de ter mais segurança na hora de aplicar seu dinheiro.


Investimentos de médio prazo

A opção ideal para quem quer mais segurança e menos risco.
Podemos considerar investimentos de médio prazo aqueles cujo resgate ocorrerá, em média, entre 2 e 5 anos.

Há diversas opções de investimentos de médio prazo. Entre eles, podemos citar os Certificados de Depósito Bancário (CDB), as Letras de Crédito Imobiliário (LCI), as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), entre outros.

Um dos principais exemplos desse tipo de investimento são os Certificados de Depósitos Bancários (CDB), que podem ter prazo mínimo de aplicação de 2 dias e prazo máximo de 1800 dias.
É um investimento ideal para pessoas que não gostam de correr riscos e preferem ter mais segurança na hora de investir.

Investimentos de longo prazo

Saiba mais sobre fundos de investimentos e outras opções.
Os investimentos de longo prazo são aqueles em que a empresa pretende resgatar o valor aplicado após cinco anos. Um exemplo dessa opção são os fundos de investimento, que já estudamos anteriormente.

O mercado financeiro oferece diversas modalidades de fundos de investimento para todos os tipos de investidores, como Fundos de Renda Fixa, Fundos Referenciados, Fundos Multimercado, Fundos Cambiais e Fundos de Ações.

Para escolher um fundo, é importante ter em mente quais são suas necessidades e objetivos de longo prazo e observar três atributos básicos: rentabilidade, liquidez e segurança. Antes de contratar um fundo de investimento, é importante conhecer o perfil da instituição bancária e as características do produto (valor da taxa de administração e outras tarifas, condições para novas aplicações e resgates, regulamento), além de verificar se os riscos assumidos são compatíveis com seu perfil de investidor.


Próxima aula Acesse outras aulas

Outros produtos CAIXA

Crédito CAIXA

Se você acredita que pode mais, a CAIXA acredita com você.

Veja as opções ›

Casa própria

Venha para a CAIXA e a realize o sonho da casa própria.

Compre sua casa própria ›

Cartões CAIXA

A CAIXA tem sempre um cartão perfeito para você.

Escolha agora o seu ›

Contas CAIXA

As contas CAIXA têm as melhores tarifas do mercado.

Abra sua conta ›