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Perguntas frequentes - Portabilidade de Crédito - Open Finance

​Ficou com dúvidas? A gente te ajuda!

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O que é a Portabilidade de Crédito no Open Finance?


É a possibilidade de transferir um empréstimo de um banco para outro que ofereça melhores condições, mantendo o prazo.

Com o compartilhamento de dados no Open Finance esse processo é todo digital, seguro e mais prático para você.

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Como funciona o processo?


  1. Cliente autoriza o compartilhamento de dados no Open Finance;
  2. A nova instituição analisa o contrato do outro banco e identifica a possibilidade de uma proposta;
  3. Em caso de proposta, apresenta a oferta ao cliente;
  4. Se o cliente aceitar a oferta com as novas condições, ocorrerá a transferência do contrato de um banco para o outro.

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Quais tipos de crédito podem ser portados?


Inicialmente, apenas contrato de empréstimo pessoal sem consignação (ou seja, empréstimo pessoal sem garantia) está disponível. Outras modalidades serão incluídas no futuro, como empréstimo consignado.

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Quem pode solicitar a portabilidade de crédito?


Funcionalidade disponível apenas para Pessoa Física.

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Como faço para solicitar a portabilidade na CAIXA?


Acesse o Menu Open Finance no aplicativo CAIXA e selecione a opção “Trazer meus dados de outro banco”. Em seguida, escolha “Crédito” no submenu “Minhas Portabilidades” e clique em “Solicitar Portabilidade”.

Após analisar os detalhes da oferta, concorde com os termos, clique em “Aceitar Oferta” e realize a assinatura eletrônica.

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Não deu certo meu pedido de portabilidade. Existe carência para pedir novamente?


Você pode solicitar quantas vezes quiser, sem carência entre os pedidos.

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Posso ter mais de um pedido de portabilidade para o mesmo contrato?


Só é permitido um pedido de portabilidade de crédito por contrato, seja pelo Open Finance (no aplicativo), ou de forma tradicional (na agência física).

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Existe alguma tarifa para portar meu contrato?


A portabilidade de crédito é gratuita para você, cliente.

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A portabilidade é sujeita à avaliação de crédito?


Sim. Após o envio do seus dados pelo Open Finance, ocorrerá uma avaliação de crédito para possibilitar a identificação de proposta adequada ao seu perfil.

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Posso desistir da portabilidade após iniciar o processo?


Sim. Você pode cancelar a portabilidade a qualquer momento, desde que antes da liquidação do contrato no banco de origem.

Por exemplo: você quer trazer seu contrato de outro banco para a CAIXA. Se a CAIXA tiver realizado a quitação (liquidação) do seu contrato no outro banco, o cancelamento não será mais possível.

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Como funciona a simulação para oferta da proposta?


O valor da simulação é acrescido de percentual para cobrir eventuais atualizações que podem ocorrer no saldo devedor até a finalização da portabilidade.

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Fiz o pedido de portabilidade, significa que a transferência entre bancos já ocorreu?


Ao fazer o pedido de portabilidade, significa que iniciou o processo de comunicação entre os bancos. Somente após a liquidação do contrato de crédito no banco de origem é que o processo será concluído.

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Solicitei a portabilidade, em quanto tempo será finalizada?


O prazo para conclusão é de até 5 dias úteis, contado a partir do primeiro dia útil do aceite da proposta.

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Terei algum troco (valor adicional) com a portabilidade?


Inicialmente ocorrerá a transferência do contrato existente, de um banco para outro, sem a inclusão de troco na proposta.

Contudo, após o contrato na CAIXA, poderá verificar a possibilidade de renovação para obtenção de troco.

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Como posso acompanhar minhas solicitações de portabilidade?


Acesse o menu principal do aplicativo CAIXA > Trazer meus dados do outro banco (Open Finance) > Minhas Portabilidades > Crédito.

Dentro da opção Crédito, você poderá acessar:

  • Minhas solicitações enviadas: acompanhe as portabilidades que você solicitou para trazer à CAIXA.
  • Minhas solicitações recebidas: visualize os contratos que estão na CAIXA e que você solicitou enviar para outro banco.

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Por que não vejo nenhuma oferta disponível?


No momento, não há proposta para o empréstimo informado. Isso pode ocorrer por dois motivos:

  • Não existem condições compatíveis para realizar a portabilidade.
  • Você ainda não autorizou o compartilhamento dos seus dados.

O que fazer:

Autorize o compartilhamento dos seus dados e aguarde. As ofertas são atualizadas constantemente e, assim que houver uma disponível, ela aparecerá no aplicativo.


Observação: Na opção “Demais contratos”, você pode visualizar os contratos de outras instituições que, no momento, não possuem ofertas disponíveis na CAIXA.

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Compartilhei meu empréstimo de outro banco e não aparece na lista


Verifique na opção Open Finance se a solicitação de compartilhamento de dados foi autorizada e se está válida. Caso ainda não tenha sido autorizada ou esteja com o prazo de validade expirado, realize uma nova solicitação de compartilhamento, marcando todos os dados que deseja compartilhar com a CAIXA.


Importante: As ofertas são atualizadas constantemente. Assim que houver uma oferta disponível para você, ela será exibida automaticamente no aplicativo.

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Quanto tempo demora para aparecer o contrato compartilhado?


Seu contrato pode aparecer em até 1 dia na lista de contratos ativos conectados.

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Quero fazer a portabilidade do meu consignado, mas meu contrato não está aparecendo. O que devo fazer?


No momento, apenas a modalidade de empréstimo pessoal sem garantia está disponível. Em breve, outras modalidades serão incluídas, como o empréstimo consignado.

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Por que aparece a mensagem “Você não possui pedido de portabilidade de crédito” na página de Minhas Solicitações recebidas?


Essa mensagem significa que não há nenhum pedido de portabilidade de crédito registrado para seus contratos na CAIXA:

  • Se você deseja solicitar a portabilidade de crédito, acesse a opção correspondente no banco Credor e siga as instruções.
  • Caso já tenha feito um pedido recentemente, aguarde a atualização do sistema ou verifique se a solicitação foi concluída corretamente.

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Como revogar meu consentimento ativo?


No App CAIXA: Menu principal → Trazer meus dados do outro banco (Open Finance) → Meus compartilhamentos de dados. Após a revogação, nenhum dado será compartilhado para essa finalidade. Atenção: o cancelamento pode implicar na perda das condições negociadas (taxas, prazos e benefícios da proposta).

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Como obter cópia do contrato ou segunda via?


No App CAIXA: Menu principal → Trazer meus dados do outro banco (Open Finance) → Minhas Portabilidades → Crédito → Minhas solicitações. Após efetivação, o contrato estará disponível no menu Crédito.