WP_T015

Auxílio Gás dos Brasileiros

Programa de auxílio à compra de gás de cozinha, destinado a famílias de baixa renda.

WP_T034 ‭[8]‬

001 001

Qual é o valor do benefício?

O valor do benefício corresponderá a 50% da média do preço nacional de referência do botijão de treze quilogramas de gás de cozinha, sendo que a Agência Nacional do Petróleo publicará, mensalmente, até o décimo dia útil do mês, o valor da média dos seis meses anteriores referente ao preço nacional do botijão de gás ao consumidor final, de acordo com o Sistema de Levantamento de Preços ou com outra fonte que a substitua.

Destacamos que a Emenda Constitucional nº 123, de 14 de julho de 2022 concedeu parcela extraordinária do benefício, a cada bimestre, entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2022. O acréscimo permitirá que seja realizado pagamento do valor do preço integral do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP) durante os meses supracitados.

WP_T034-2339

002 002

Estar cadastrado no Cadastro Único garante o benefício?

O cadastramento é necessário, mas isso não garante a entrada imediata da família no Programa, nem no recebimento do benefício.

A cada dois meses serão selecionadas, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas para receber o benefício, de acordo com os critérios de priorização definidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

WP_T034 ‭[7]‬

003 003

Quem realiza a seleção das famílias no Programa Auxílio Gás?

A cada dois meses serão selecionadas, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas para receber o benefício, de acordo com os critérios de priorização definidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

A seleção das famílias é realizada considerando os dados inseridos pelas prefeituras no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.

WP_T034 ‭[6]‬

004 004

Como faço para saber se fui selecionado para receber o Auxílio Gás?

É possível consultar a situação do benefício pelo aplicativo Bolsa Família,  aplicativo Caixa Tem e Atendimento CAIXA pelo telefone 111, sendo que, em caso de dúvidas o beneficiário deverá entrar em contato com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome pelo telefone 121.

WP_T034 ‭[5]‬

005 005

Como consultar se a parcela do meu benefício está disponível?

A consulta pode ser realizada pelos aplicativos Bolsa Família, CAIXA Tem ou ligando para o Atendimento CAIXA pelo telefone 111. Depois digite o número do seu CPF ou NIS.

WP_T034 ‭[4]‬

006 006

Como é realizado o pagamento do Auxílio Gás?

O pagamento do Auxílio Gás é realizado a cada dois meses pela CAIXA, conforme calendário de pagamentos do programa Bolsa Família.

O benefício será pago da mesma forma que o benefício Bolsa Família, sendo possível o crédito em:
  • conta Poupança Social Digital;
  • conta Poupança CAIXA Fácil;
  • ou Plataforma social, sendo possível o saque com cartão social.

WP_T034 ‭[3]‬

007 007

Como é feito o pagamento em Conta Poupança Social Digital?

A Conta Poupança Social Digital é uma poupança simplificada aberta automaticamente em nome do beneficiário, sem necessidade de comparecimento a uma agência da CAIXA. 

A conta pode ser acessada pelo aplicativo CAIXA Tem para realizar compras com o cartão de débito virtual, pagamento de boletos, contas de água, luz e telefone, fazer transferências, saques sem cartão nos caixas eletrônicos e nas lotéricas.

O beneficiário também pode utilizar o cartão social para saque da conta Poupança Social Digital nos terminais de autoatendimento, Correspondente CAIXA Aqui ou nas unidades lotéricas.

WP_T034 ‭[9]‬

008 008

Como é feito o pagamento em Poupança CAIXA Fácil?

A Poupança CAIXA Fácil é uma conta simplificada, com limite de saldo e movimentação mensal de R$ 5.000,00. A conta possui um cartão magnético para realizar compras, depósitos, saldos, transferências e muito mais.

Além disso, a conta Poupança CAIXA Fácil pode ser movimentada por meio do Internet Banking CAIXA.

Essa conta não poder ser movimentada com cartão social nem pelo CAIXA Tem.

WP_T034 ‭[2]‬

009 009

Como é feito o saque com o meu cartão social?

Com o cartão é possível realizar o saque nos terminais de autoatendimento da CAIXA, nos correspondentes CAIXA Aqui e nas unidades Lotéricas.

Para realizar o saque nos correspondentes CAIXA Aqui e nas unidades Lotéricas, é necessário apresentar um documento de identificação e o cartão social.

WP_T034 ‭[1]‬

010 010

Qual é o calendário de pagamentos do Auxílio Gás?

A primeira parcela do programa foi disponibilizada em 27/12/2021.

As demais parcelas seguirão o calendário de pagamentos do programa Bolsa Família. Clique aqui e confira o calendário.