WP_T015-524

Medidas de Segurança CAIXA

​Confira as medidas de segurança que a CAIXA usa nos sistemas, na agência e em outros meios

WP_T016

WP_T017-2720

boletos Boletos
Topo

Boletos

A CAIXA utiliza de alguns procedimentos para evitar que o seu boleto seja adulterado e para que você reconheça o original. Confira sempre as informações do documento impresso ou da imagem do boleto na tela do computador. Informações como: valor, nome do beneficiário, marca, código do banco e numeração do boleto devem ser iguais em todos os documentos.


colunas_boleto.png

WP_T017-684

cheque Cheque
Topo

A segurança nos cheques da CAIXA

Para sua tranquilidade, a CAIXA disponibiliza um cheque com diversos itens de segurança. Alguns destes itens são exclusivos:

  • feito com papel-moeda, o mesmo usado nas cédulas brasileiras.
  • as cores dos nossos cheques são diferentes na frente e no verso para evidenciar qualquer traço de apagamentos decorrentes de lavagens químicas ou rasuras, por exemplo.
  • tem marca-d´água, constituída por figuras da logomarca “CAIXA”, e por três linhas, denominadas “linhas loucas” apresentando cruzamento entre si, que pode ser visualizada quando exposta à claridade.
  • Duas linhas “linhas loucas” impressas, formadas pela expressão CAIXA ECONÔMICA FEDERAL para dificultar a reprodução não autorizada, localizadas no lado direito do formulário, contínuas, variáveis e sinuosas, que nunca se cruzam.

Dicas para aumentar a segurança no uso de cheques

Há cuidados básicos para prevenir fraudes. Veja a seguir algumas dicas para ter segurança ao usar cheque:

  • Confira se a numeração dos cheques está completa e se não estão faltando folhas quando retirar folhas ou receber o talonário.
  • Nunca deixe requisições ou cheques assinados no talão.
  • Emita sempre cheques nominais e cruzados.
  • Ao preencher cheques, inutilize vazios, não deixe grande espaçamento entre letras ou números e evite rasuras.
  • No preenchimento de cheques, atente para os números fáceis de serem alterados: o 3, que pode ser alterado para 8; o 1, que pode ser alterado para 4; o 7, que pode ser alterado para 9.
  • Utilize sua própria caneta para o preenchimento de todo o cheque, não use caneta de terceiros. Esta atitude evita o uso de canetas do tipo eraser pen (que pode apagar o que foi escrito antes) por pessoas de má-fé que normalmente mudam o valor preenchido no cheque por outro maior, por exemplo.
  • Ao assinar o verso do cheque (endosso), não deixe campo para anotações anterior a sua assinatura. Se possível, declare a que destina o pagamento do cheque e assine imediatamente após a declaração, sem espaços.
  • Não desconte cheques com estranhos e use apenas os bancos ou postos autorizados.
  • Não empreste cheques para outra pessoa.
  • Guarde seus talonários em local seguro, onde outras pessoas não possam saber ou acessar.
  • Faça o controle das folhas que já foram usadas, para que acompanhamento financeiro e também para casos de furto, roubo ou perda/extravio ser mais fácil a identificar os cheques.
  • Só ande com o talão de cheque quando realmente for necessário.

O que fazer em caso de perda, extravio, furto ou roubo de cheques?

1. Registre um Boletim de Ocorrência (B.O.) em órgão policial imediatamente após o ocorrido.

2. Procure o banco, o mais rápido possível, de posse de documentos de identificação e do B.O. para comunicar o fato e cancelar a folha de cheque ou talonário.

3. Para acatar este tipo de B.O., é necessário que conste expressamente que é um comunicado de ocorrência de furto, roubo, perda ou extravio, os fatos detalhados que motivaram o registro da ocorrência, o nome do banco, agência e número da conta corrente, informar se o cheque estava em branco ou preenchido e o número da folha de cheque que será contraordenada.

4. E se o furto, roubo, extravio ou perda ocorrer no final de semana ou fora do horário de expediente bancário, como proceder? Pode ser feita uma solicitação de revogação/sustação provisória preventivamente em nossos canais de atendimento (telefone, Internet Banking e terminal de autoatendimento/caixa eletrônico).

Para a contraordem provisória ser confirmada, o cliente deve buscar o banco até dois dias úteis depois do registro da solicitação com B.O. e documentos de identificação.

Se o cliente não confirmar neste período, a solicitação será automaticamente cancelada.


Conheça o Cheque Azul CAIXA

WP_T017-677

sms SMS
Topo

O que a CAIXA faz pela sua segurança por mensagens via celular

A CAIXA está sempre inovando e buscando a excelência quando o assunto é segurança. Para isso, a CAIXA criou o serviço Mensagem via Celular que prioriza a sua segurança, uma vez que, ao se cadastrar, você passa a receber mensagens avisando sobre transações de débitos aprovadas, canceladas e negadas, realizadas em conta-corrente e conta poupança. Além disso, também serão comunicadas as compras efetuadas com cartão de débito (Maestro e VisaEletron), realizadas em estabelecimentos comerciais.

Dicas:

1 - É importante que você evite acumular em seu celular mensagens com informações sobre as transações realizadas em sua conta.

2 - Caso o celular seja roubado ou extraviado, cancele o serviço imediatamente no Internet Banking CAIXA ou em uma agência da CAIXA.

3 - Caso opte pela adesão pelo Internet Banking CAIXA, verifique se está em uma página de segurança antes de fornecer seus dados.

4 - A CAIXA não envia mensagem SMS solicitando atualização cadastral e não envia link em mensagens SMS.


WP_T017-5233

smslink SMS com link
Topo

A CAIXA não manda SMS com link

Se você receber uma mensagem SMS com link, informando sobre uma transação que você desconhece ou solicitando que você atualize o seu aplicativo ou chave Pix, não clique. A CAIXA não envia SMS com link. 

A CAIXA só envia links por e-mail, aplicativos ou WhatsApp se você autorizar.

Fique atento também aos links recebidos através das redes sociais. Sempre confirme se o perfil é mesmo o da CAIXA. Todas as páginas da CAIXA são verificadas, sempre procure pelo selo de verificação ao lado do nome do perfil.

Clicou em um link duvidoso?

- Faça uma varedura com antívirus no celular, computador ou tablet, utilizado para clicar no link suspeito

- Encaminhe o e-mail ou o print da mensagem recebida, com o número de telefone de onde veio o link, para abuse@caixa.gov.br

Sua segurança é fundamental para a CAIXA! Se precisar entrar em contato, utilize os canais oficiais da CAIXA.

Confira outras dicas de segurança na Cartilha de Segurança CAIXA

WP_T017

Topo

Como cancelar ou alterar o serviço

Cartão de crédito - Para cadastrar ou alterar o telefone celular utilize o APP Cartões ou procure uma Agência. Após o cadastro do celular, a adesão ao serviço de SMS pode ser realizada pelo APP, Agências ou na Central de atendimento (telefone impresso no verso do cartão).

Na Central de atendimento a adesão só é realizada se o celular do cadastro for o mesmo que o cliente deseja receber/aderir ao serviço de SMS, caso contrário, o cliente precisa atualizar o cadastro pelo APP ou já ir na Agência.

Cartão Débito / Internet Banking - Para aderir ao serviço de recebimento de SMS de alerta financeiro, o cliente poderá utilizar:

  • Terminal de autoatendimento: escolha a opção “Outros Serviços” > “Mensagens via celular”. Cadastre seu número de celular e selecione o valor mínimo para recebimento de SMS.
  • Internet Banking: No ícone “Caixa Celular” selecione a opção “Mensagens no celular”. Selecione a conta para qual quer aderir ao serviço e clique no botão “Aderir”. Após concordar com as condições de uso do serviço, informe seu número de celular e selecione o valor mínimo para recebimento de SMS.
  • Os valores mínimos para recebimento de SMS são:

  • Saques, Transferências, Pagamentos, Agendamentos: R$ 100,00; R$ 200,00; R$ 300,00; R$ 500,00 ou R$ 700,00;
  • Compras com Cartão de Débito: R$ 50,00; R$ 100,00; R$ 150,00; R$ 200,00 ou R$ 300,00.

  • WP_T014

    WP_T051

    Outros produtos CAIXA

    Crédito CAIXA

    Se você acredita que pode mais, a CAIXA acredita com você.

    Veja as opções ›

    Casa própria

    Venha para a CAIXA e a realize o sonho da casa própria.

    Compre sua casa própria ›

    Cartões CAIXA

    A CAIXA tem sempre um cartão perfeito para você.

    Escolha agora o seu ›

    Contas CAIXA

    As contas CAIXA têm as melhores tarifas do mercado.

    Abra sua conta ›