WP_T015

Financiamento de Imóvel

Casa, apartamento, novo ou usado, a CAIXA tem a linha de crédito ideal para você.

 WP_T017 ‭[1]‬

oquee O que é
Topo

O que é

​Se você vai comprar um imóvel novo ou usado, a CAIXA tem a linha de crédito habitacional ideal para você com até 35 anos para pagar!

A Caixa avalia o imóvel e as condições de pagamento. E dependendo da modalidade do seu financiamento você pode optar pela carência para começar a amortizar o seu Saldo Devedor. Durante esse período você pagará somente os prêmios de seguro MIP e DFI, além da tarifa de administração do contrato mensal se a contratação ocorrer no SFH (Sistema Financeiro da Habitação). A atualização monetária, os juros e a amortização, suspensas durante a fase de carência, serão incorporadas ao saldo devedor do contrato. A parcela do financiamento pode ser de até 30% da sua renda familiar bruta e é possível utilizar o seu FGTS como parte do pagamento

Quer ver o tipo de financiamento que melhor se encaixa no seu bolso?

Faça uma simulação e procure o Correspondente CAIXA Aqui mais próximo de você ou Agência da CAIXA

Simule agora

 WP_T011

passoapasso Passo a passo
Topo

Passo a Passo pra Comprar seu Imóvel

Mais sobre casa própria

Se você já possui um financiamento, confira o que mais a CAIXA pode fazer por você.

 WP_T017 ‭[4]‬

tarifas Tarifas
Topo

Tarifas

​Avaliação: Destinada à avaliação da unidade habitacional e realizada por profissional habilitado da CAIXA para identificar o valor do imóvel e a viabilidade de utilização do bem como garantia da operação.

Reavaliação (Acompanhamento): Devida a cada vistoria para acompanhamento da obra.

Tarifa de Administração de Contrato: Destinada à manutenção e administração do contrato. É cobrada mensalmente na prestação e somente é obrigatória nas operações com imóveis enquadrados no SFH.

Consulte a Tabela de Tarifas da CAIXA – item Habitação para conhecer os valores vigentes.
Caso o respectivo serviço tenha sido prestado, os valores cobrados não são passíveis de devolução, mesmo se houver desistência da contratação.



 WP_T017 ‭[3]‬

comparativo-taxas Comparação entre TR, IPCA, Prefixado e Poupança CAIXA
Topo

TR, IPCA, Poupança CAIXA ou Taxa Fixa: qual escolher?

​A CAIXA disponibiliza modalidades de financiamento habitacional com dois fatores de correção diferentes: TR e IPCA. Eles atualizam mensalmente o saldo devedor na data de vencimento das prestações.

A modalidade de financiamento habitacional também é oferecida sem correção, ou seja, com uma Taxa Fixa.

O Crédito Imobiliário Poupança CAIXA é um produto pós-fixado onde a TR corrige o saldo devedor dos contratos, não compondo a remuneração de juros cobrados mensalmente.

Conheça as características de cada índice e escolha qual deles se adequa melhor ao seu planejamento financeiro.

Gráficos Comparativos

Entenda como ocorre a variação dos valores pagos referentes à prestação e ao saldo devedor nos contratos que usam TR, IPCA, Crédito Imobiliário Poupança CAIXA, além dos contratos prefixados.

Gráfico Saldo Devedor

Pelos índices atuais, em contratos com sistema de amortização SAC, o valor do saldo devedor quando o indexador é a TR ou quando a taxa é fixa, diminui igualmente (a linha verde sobrepõe a linha laranja) e de maneira mais rápida do que quando utilizada o IPCA. Os resultados expressos pelo gráfico são hipotéticos ante as incertezas da variação futura do IPCA e da TR.*

Para a simulação do gráfico foram utilizados os valores de financiamento de R$ 148.000,00, taxa de balcão, pelo prazo de 420 meses:

grafico 1 sac.png

grafico 2 price.png


Gráfico Valor de Prestação

Pelos índices atuais, em contratos com sistema de amortização SAC, o valor da prestação que utiliza a TR como indexador ou a taxa fixa, diminui com o passar do tempo, enquanto nos contratos que usam o IPCA, o valor da prestação aumenta porque sofre a mesma correção do IPCA aplicada ao saldo. Os resultados expressos pelo gráfico são hipotéticos ante as incertezas da variação futura do IPCA e da TR, da mesma forma do anterior.*

O saldo devedor é atualizado todos os meses na data de vencimento das prestações, portanto, as parcelas simuladas terão alterações mensais de acordo com o fator de correção.

Para a simulação do gráfico foram utilizados os valores de financiamento de R$ 148.000,00, taxa de balcão, pelo prazo de 420 meses:

grafico 3 sac.png

grafico 4 price.png

*Os dados utilizados nas ilustrações são hipotéticos.


Faça uma simulação

Ao realizar uma simulação, você identifica todas as opções de crédito habitacional disponíveis para você. Além disso, pode acessar o detalhamento das prestações, calcular o valor da entrada e o uso do FGTS. Acesse aqui.

Atenção: ao valor de prestação indicado no simulador faz-se necessário somar o valor do fator de correção.


Baixe o APP Habitação

Agora os serviços para o seu contrato estão disponíveis na palma da mão.
Pelo aplicativo você acompanha o seu financiamento imobiliário, crédito Real Fácil e realiza a manutenção dos contratos sem necessidade de deslocamento à agência. Tudo direto do seu smartphone, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Baixe aqui

 WP_T017 ‭[2]‬

useseufgts Use seu FGTS
Topo

Use seu FGTS

O crédito habitacional da CAIXA é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação – SFH e tem como garantia a alienação fiduciária (ou seja, o imóvel é a própria garantia do empréstimo).

É possível utilizar o FGTS para amortizar e pagar parte das prestações na modalidade Construção. Para operações de Reforma é permitido o uso do recurso para amortização, liquidação e/ou pagamento de parte do valor da prestação. Uma das condições é que o trabalhador tenha pelo menos 3 anos de carteira assinada.


 WP_T019-390,1962,3223,3526

documentos-download Documentos para download
Topo

 WP_T014

 WP_T051

Outros produtos CAIXA

Crédito CAIXA

Se você acredita que pode mais, a CAIXA acredita com você.

Veja as opções ›

Casa própria

Venha para a CAIXA e a realize o sonho da casa própria.

Compre sua casa própria ›

Cartões CAIXA

A CAIXA tem sempre um cartão perfeito para você.

Escolha agora o seu ›

Contas CAIXA

As contas CAIXA têm as melhores tarifas do mercado.

Abra sua conta ›