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Perguntas Frequentes

Perguntas frequente para quem possui um contrato de crédito imobiliário na CAIXA.

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prestacao Prestação
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Prestação

O primeiro pagamento vence 30 dias após a assinatura do contrato. Você pode escolher a data de vencimento na contratação ou alterá-la durante a vigência do financiamento.

Você pode pagar por débito automático ou via boleto de cobrança.

O débito automático é a forma mais prática de efetuar o pagamento e você economiza tempo todo mês. Clique aqui e veja os canais disponíveis para aderir ao serviço.

Você pode pagar o boleto de cobrança no App CAIXA, Internet Banking CAIXA, Lotéricas, Correspondente CAIXA Aqui, CAIXA Eletrônico ou em outros bancos.

Consulte aqui os canais disponíveis para gerar a segunda via da sua prestação.

Você pode obter o boleto de até três prestações, desde que não exceda 91 dias de atraso contados desde o primeiro vencimento não pago. Caso seja efetuado o pagamento de prestação mais recente deixando a mais antiga em aberto, o sistema utilizará seu pagamento para quitação da mais antiga. Para que o contrato não fique com pagamento alternado de prestações.

Caso a data de vencimento caia em um dia não útil, a prestação será debitada no próximo dia útil.

Sim. Toda prestação pode ser paga antes do vencimento.

No valor da prestação podem ser incluídas diferenças de pagamentos anteriores feitas a menor ou a maior, decorrentes de amortização de saldo, utilização de FGTS e outras ocorrências.

Os valores das prestações são gerados com antecedência de 20 dias do vencimento e ficam disponíveis até o pagamento.

Essa mensagem é apresentada quando a CAIXA está aguardando a divulgação do índice de correção pelo BACEN para que a prestação possa ser calculada. Por favor tente novamento no próximo dia útil.

A baixa da prestação ocorre em até 3 dias úteis após o pagamento. Caso já tenha decorrido este prazo, compareça a uma agência da CAIXA com o comprovante de pagamento para regularização.

A baixa da prestação ocorre em até 3 dias úteis após o pagamento, quando é atualizado o saldo devedor. Caso você tenha pago a parcela antecipadamente, mas no mesmo mês do vencimento, o saldo devedor será atualizado após o vencimento da prestação. Caso você tenha pago a parcela antecipadamente, no mês anterior ao vencimento, o saldo devedor será atualizado no 1º dia útil do mês do vencimento.

Sim. Você pode obter o boleto ou código numérico, de até 15 prestações, contados desde o primeiro vencimento não pago.

Você colabora para diminuir a distribuição de papel, passando a consultar os seus boletos de forma digital através do App Habitação CAIXA ou Internet Banking CAIXA.

alteracao Alteração do vencimento
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Alteração de data de vencimento da prestação

É importante observar que essa alteração interfere no valor da prestação seguinte de acordo com a quantidade de dias entre um vencimento e outro, voltando ao valor normal a partir da prestação seguinte.

Você pode alterar somente após a contratação.
• Se o contrato for atualizado pela TR, inclusive o Crédito Imobiliário Poupança CAIXA, a nova data deve ser escolhida entre os dias 01 e 25;
• Se o contrato for Prefixado ou atualizado pelo IPCA, a nova data deve ser entre os dias 05 e 25.

Para os contratos na fase de construção a alteração da data de vencimento somente pode ser efetuada após a liberação da última parcela de obra.

Para contratos com débito em conta é recomendado que a alteração seja realizada em uma data próxima após o pagamento ou com 10 dias de antecedência do vencimento programado para débito para que haja tempo hábil para os acertos.

Após efetivada a alteração do vencimento, uma nova alteração somente poderá ser realizada após a segunda prestação paga na nova data.

Após efetivada a alteração do vencimento, uma nova alteração somente poderá ser realizada após o pagamento de duas prestação na nova data.

A data de vencimentos dos contratos deve estar compreendida entre os dias 01 e 25 de cada mês.

Nesse caso, não houve tempo hábil para modificar a programação do débito. As próximas parcelas serão debitadas na nova data escolhida.

Para receber o valor de volta, entre em contato com a sua Agência de relacionamento CAIXA.

A prestação deve ser paga no dia escolhido, que pode ser consultado no dia seguinte ao da alteração. A nova data da prestação não pode ultrapassar 30 dias a contar do vencimento da anterior.

debito Débito em conta
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Débito em conta

Porque só são apresentadas as contas passíveis de cadastramento para débito em conta, ou seja, conta corrente pessoa física e conta poupança.

Essa mensagem é apresentada quando a alteração da conta pode implicar em outra alteração contratual, como a perda de redutor na taxa de juros.

fgts Uso do FGTS no pagamento
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Uso do FGTS no pagamento

Sim, mas somente se você, o contrato e o imóvel estiverem enquadrados nas regras estabelecidas pelo Conselho Curador do FGTS.

clique aqui para saber se é permitido o uso do FGTS no seu contrato.

Você pode usar o FGTS para:
• Utilizar como entrada no financiamento;
• Amortizar o saldo devedor, ou seja, reduzir o prazo ou o valor do encargo;
• Pagar até 80% do valor da prestação;
• Liquidar o saldo devedor.

Para o primeiro uso você pode solicitar:
• pelo WhatsApp - número 0800 104 0104
• ou em uma agência da CAIXA.

Clique aqui para consultar a documentação necessária..

Sim, mas cada trabalhador deve manifestar sua intenção de uso do FGTS, ainda que participem do mesmo contrato de financiamento.

É a possibilidade de usar o saldo do seu FGTS para fazer o abatimento parcial das próximas 12 prestações do contrato. A prestação pode ser abatida em até 80% do seu valor, e o valor utilizado é debitado integralmente da conta do FGTS e dividido nas próximas 12 prestações ou prazo remanescente do contrato, o que for menor.

amortizacao Amortização do contrato
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Amortização do contrato

É um pagamento adicional no contrato que diminui parcialmente o saldo devedor do contrato, diminuindo também ou o valor da prestação ou o prazo remanescente contratado, de acordo com a opção escolhida. Amortização com redução no prazo diminui o número de prestações restantes para a liquidação do saldo devedor. Amortização com redução de prestação diminui o valor da prestação, mantendo o prazo.

Não há limite para a quantidade de simulações permitidas.

Apenas contratos com prestações vencidas estão impedidos de realizar Amortizações.

Veja aqui os canais disponíveis para realizar a amortização, seja redução do prazo ou do valor da prestação. O boleto de amortização é válido para pagamento no dia da solicitação e não é possível gerar um novo boleto no prazo de 3 dias úteis.

A solicitação da amortização pode demorar até 03 dias úteis para ser processada e atualizar o saldo devedor.

Sim, mas depois de gerado o boleto, nos próximos 03 dias úteis não será possível gerar novo boleto. Passado este prazo a emissão de novo boleto estará novamente disponível, independente do pagamento do boleto anterior ou não.

liquidacao Liquidação
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Liquidação do contrato

Liquidação é a antecipação do pagamento total da dívida. A simulação e a geração do boleto da liquidação são válidos somente para a data escolhida na simulação, porque os cálculos variam de acordo com a data do pagamento.

Não há limite para a quantidade de simulações permitidas.

A solicitação da liquidação pode demorar até 03 dias úteis para ser processada e atualizar o saldo devedor.

É necessário solicitar exclusão do lançamento na agência da conta.

Ao gerar o boleto para liquidação do seu contrato, todas as prestações em aberto serão automaticamente incluídas. Porém, pode não haver tempo hábil para cancelar o débito programado e a prestação ser debitada em conta corrente. Caso isto ocorra, o valor será devolvido na sua conta corrente.

Após a confirmação da liquidação do seu contrato pelo Aplicativo Habitação CAIXA (App), verifique se o Termo de Quitação está disponível no próprio aplicativo. Caso não esteja disponível, solicite pelos canais: App, WhatsApp CAIXA 0800 104 0 104 ou agência.

renegociacao Renegociação
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Renegociação

O atraso no pagamento gera multa e juros referentes aos dias de atraso e permite à CAIXA incluir as informações vinculadas ao seu contrato em cadastros restritivos de crédito como SERASA e outros.

Caso você não pague as parcelas em atraso, a CAIXA pode leiloar seu imóvel.

Na alienação fiduciária, você não pode transferir seu imóvel a terceiros sem o consentimento da CAIXA. Isso acontece porque o imóvel fica em nome da CAIXA e só é transferido para você após a quitação do financiamento.

O Pagamento Parcial de Prestações foi criado para ajudar o cliente em momentos de dificuldade. Por determinado período, ocorre o pagamento de parte da prestação e a diferença entre o valor pago e o valor devido é incorporada ao saldo devedor.

Conheça aqui as condições necessárias .

O serviço é destinado à regularização de contrato que possui parcelas em atraso através do pagamento de um valor mínimo de entrada que é calculado considerando a posição atual da dívida e o valor da garantia. A diferença é incorporada ao saldo devedor do contrato. Com isso as próximas prestações são calculadas em função do novo saldo devedor, resultando em um aumento do valor pago mensalmente.

Conheça aqui as condições necessárias.

A Pausa Estendida foi criada para ajudar o cliente em momentos de dificuldade, paralisando até 12 prestações do contrato.

clique aqui para verificar as condições necessárias.

acompanhamento Acompanhamento de obra
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Acompanhamento de obra

Neste documento estão relacionadas todas as etapas previstas para a execução da obra do imóvel, assim como a situação de cada etapa.

Imóveis integrantes de Empreendimentos, financiados ainda em fase de construção, possuem os pagamentos mensais garantidos pela construtora, que faz o papel de fiador. Observamos que este documento somente será emitido caso tenha ocorrido pagamento pelo fiador no contrato.

documentos Documentos do financiamento
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Documentos do financiamento

• Declaração de quitação anual de débitos
• Demonstrativo de Valores Pagos
• Extrato Habitacional para Imposto de Renda
• Demonstrativo de Evolução
• Documento Descritivo de Crédito

Veja aqui a periodicidade de atualização de cada documento e os canais disponíveis para que você possa consultá-los.

Termo de Quitação é o documento de comprovação de que o financiamento foi quitado. O documento pode ser solicitado no App Habitação CAIXA, WhatsApp 0800 104 0104 ou Agência e tem validade tanto digital quanto impresso, dependendo da forma como o cartório solicitar.

Após a confirmação da liquidação do seu contrato pelo Aplicativo Habitação CAIXA (App), é possível consultar se o Termo de Quitação está disponível no próprio aplicativo. Caso não esteja disponível, solicite pelos canais: App, WhatsApp CAIXA 0800 104 0 104 ou agência.

duvidas Outras dúvidas
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Outras dúvidas

• O SAC CAIXA recebe reclamações, sugestões e elogios todos os dias da semana, 24h por dia; pelo número 0800 726 0101 ou 0800 725 7474 (Ouvidoria) . O prazo para resposta é de até cinco dias úteis;
• O atendimento especializado recebe ligações de clientes com deficiência auditiva ou de fala, pelo número 0800 726 2492;
• O Portal De Olho na Qualidade atende exclusivamente dúvidas, reclamações ou elogios do Programa Minha Casa, Minha Vida e do Programa Casa Verde e Amarela – 0800 721 6268;
• Alô CAIXA: 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0104 (demais localidades).

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São mais de 50 serviços para o seu contrato na palma da mão. Você pode reduzir o prazo ou o valor da prestação, utilizar o saldo do FGTS no seu financiamento, negociar dívidas e muito mais.

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