WP_T026

Leilões

​Tudo o que você precisa saber sobre essa alternativa para comprar e vender ações.

abertura-e-fechamento Abertura e fechamento
Topo

Abertura e fechamento

Os leilões acontecem diariamente em dois momentos: 15 minutos antes do pregão regular e 5 minutos antes do seu encerramento. Durante esses períodos, os investidores interessados podem efetuar o registro de suas ordens.

Essas ofertas têm o objetivo de definir um preço potencial de abertura e fechamento de um determinado ativo, baseado no total de propostas colocadas para ele. Portanto, não há realização de negócios durante esses períodos. Somente após a definição do preço de abertura, as ordens colocadas durante o leilão podem gerar negócios.​

O after market também possui um período de pré-abertura de negociação, porém com outro propósito: para cancelamento de ordens pendentes de execução colocadas durante o pregão regular.

Saiba mais sobre ordens e negócios

leiloes-especiais Leilões especiais
Topo

Leilões especiais

Para que não haja o favorecimento de um grupo de investidores de uma determinada ação, foi instituída a Instrução CVM nº 168/91. Ela garante critérios democráticos de negociação, a partir da realização de leilões especiais. Confira em que situações podem ocorrer esses leilões:

Relativos à cotação (preço da ordem)

Com oscilação positiva ou negativa de 3% a 8,99% sobre o último preço, para os papéis que fazem parte de carteira de índices da Bolsa.Leilão com prazo de 5 minutos
Com oscilação positiva ou negativa a partir de 9% sobre o último preço, para os papéis que fazem parte de carteira de índices da Bolsa.Leilão com prazo de 15 minutos
Demais papéis com oscilação positiva ou negativa de 10% a 19,99% sobre o último preço.Leilão com prazo de 5 minutos
Demais papéis com oscilação positiva ou negativa de 20% a 49,99% sobre o último preço.Leilão com prazo de 15 minutos
Demais papéis com oscilação positiva de 50% a 99,99% sobre o último preço.Leilão com prazo de 30 minutos
Demais papéis com oscilação superior a 100% sobre o último preço.Leilão com prazo de 1 hora
Demais papéis com oscilação negativa superior a 50% sobre o último preço.Leilão com prazo de 1 hora


Relativos à quantidade

Em relação à média negociada nos últimos 30 pregões
Com lote entre 5 e 10 vezes a média negociadaLeilão com prazo de 5 minutos
Com lote acima de 10 vezes a média negociadaLeilão com prazo de 1 hora


Relativos ao capital social das empresas

​Em relação ao capital social das empresas
Com lote entre 0,5% e 0,99% das ações ordináriasLeilão com prazo de 5 minutos
Com lote entre 1% e 2,99% das ações ordináriasLeilão com prazo de 1 hora
Com lote entre 3% e 6% das ações ordináriasLeilão com prazo de 24 horas
Com lote acima de 6% das ações ordináriasLeilão com prazo de 48 horas
Com lote entre 1% e 2,99 das ações preferenciaisLeilão com prazo de 15 minutos
Com lote entre 3% e 4,99% das ações preferenciaisLeilão com prazo de 1 hora
Com lote entre 5% e 20% das ações preferenciaisLeilão com prazo de 24 horas
Com lote acima de 20% das ações preferenciaisLeilão com prazo de 48 horas


Relativos à negociação

Ação não negociada nos últimos 5 pregõesLeilão com prazo de 15 minutos
Ação estreando na BolsaLeilão com prazo de 15 minutos
​​

As operações de financiamento enquadradas nos parâmetros que exigem edital serão submetidas a leilão de 1 hora, exceto nos casos em que o volume financeiro da operação referente à posição financiadora não supere R$ 10.000.000,00, quando a operação será submetida a leilão de 30 minutos.

Durante um leilão, se o preço deste atingir o limite de 100% acima do preço inicial ou 50% abaixo desse preço, a apregoação será prorrogada por 15 minutos para divulgação ao mercado do novo preço, desde que essa interrupção ocorra dentro do horário de funcionamento do pregão. Essa interrupção só ocorrerá uma vez e não será aplicada para leilões com divulgação prévia de 24 ou 48 horas (Editais).

No caso em que uma operação deva ser submetida a leilão por mais de um critério (preço ou quantidade), deverá ser adotado aquele critério que exija maior prazo de divulgação.

Independente dos critérios acima, o Diretor de Operações poderá determinar que uma operação seja submetida a leilão, quando, a seu critério, o tamanho do lote a ser negociado exceda a quantidade considerada normal ou para assegurar a continuidade dos preços.

A relação das Instruções CVM mais utilizadas na negociação encontra-se atualizada nos endereços eletrônicos www.b3.com.br, em Regulação, Regulamentos e manuais.


Casos especiais de Leilão

a) Quando ocorrer a divulgação de fato relevante ou notícia sobre algum provento para um Ativo negociado, a Bolsa poderá colocar a respectiva negociação do Ativo em leilão pelo prazo a ser determinado pelo Diretor de Pregão, a fim de preservar a boa continuidade dos preços;

b) Negócios fechados por encerramento de um leilão em que uma ou mais Sociedades Corretoras foram prejudicadas por problemas técnicos, devidamente comprovados por área especifica da Bolsa;

c) Nos casos em que uma ou mais Sociedades Corretoras comunicarem problemas técnicos antes do encerramento de um leilão, o horário de encerramento será retirado e, após resolvido o problema, caso o horário de encerramento original tenha sido ultrapassado, será marcado novo horário com prazo de 5 minutos.

d) Para ativos que apresentarem alta volatilidade de preço, a Bolsa poderá adotar procedimento de leilão de 30 minutos para o primeiro negócio do ativo (preço de abertura) e novos leilões durante o horário de negociação do pregão regular, com duração de 15 minutos, caso o preço proposto de negociação apresente oscilação igual ou superior a 3% em relação ao último preço praticado. Essa medida consta do artigo 8º da Instrução CVM 168 ao estabelecer que procedimentos especiais são "aqueles que visam oferecer condições adequadas à participação equitativa dos investidores nas operações realizadas em bolsas de valores.


Invista

criterios-de-precificacao Critérios de precificação
Topo

Critérios de precificação

Nos leilões, o preço atribuído é aquele no qual a maior quantidade de ações for negociada. Em caso de empate nesse critério, são selecionados dois valores: o de menor desequilíbrio na venda e o de menor desequilíbrio na compra. O preço pode ser igual ou estar entre um desses valores. A princípio, é escolhido o preço mais próximo ao do último negócio. Caso o título ainda não tenha sido negociado no dia, define-se o preço mais próximo da cotação do fechamento.​

Se, ainda assim, persistir a igualdade dos critérios, o preço selecionado na abertura do leilão deve fazer parte de uma escala de preços.

Invista

WP_T034

Esta instituição é aderente ao código ANBIMA de regulação e melhores práticas para atividade de distribuição de produtos de investimento no varejo.

Toda transmissão de ordem pela internet está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas.

Trata-se de uma modalidade de investimento de perfil arrojado que não conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito - FGC.

A instituição é remunerada pela distribuição do produto. Para maiores detalhes, clique aqui

WP_T030

Outros produtos Caixa

Crédito CAIXA

Se você acredita que pode mais, a CAIXA acredita com você.

Veja as opções ›

Casa própria

Venha para a CAIXA e a realize o sonho da casa própria.

Compre sua casa própria ›

Cartões CAIXA

A CAIXA tem sempre um cartão perfeito para você.

Escolha agora o seu ›

Contas CAIXA

As contas CAIXA têm as melhores tarifas do mercado.

Abra sua conta ›