Como funciona o FGC3P
Quando uma empresa vence a licitação de um projeto de concessão ou PPP, ela pode buscar financiamento em instituições financeiras para colocar o projeto em andamento. É nesse momento que o FGC3P entra em ação: o Fundo oferece uma garantia para essas operações de crédito que, com essa segurança adicional, podem ser ofertadas pelas instituições financeiras com taxas de juros mais atrativas e melhores condições.
Outro efeito positivo do FGC3P é que, com a facilitação da tomada de crédito para execução de projetos de PPP, mais empresas interessadas em parcerias passam a estar em condições de participar dos certames, ampliando-se o potencial de novas PPP e multiplicando-se o número de projetos a serem executados.
Além disso, as empresas parceiras têm à disposição mais capital para investir na execução dos projetos, aumentando a qualidade e eficiência das entregas, em benefício direto da população impactada com a implementação desses projetos.
Para investidores “verdes” e organismos multilaterais, por exemplo, apoiar o FGC3P é contribuir diretamente para o desenvolvimento do Brasil por meio de projetos inovadores e sustentáveis. E tudo isso com a excelência e tradição da CAIXA na gestão e aplicação dos recursos financeiros.
Muitos projetos apoiados pelo FGC3P são estruturados pelo Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP), ou seja, contam também com o selo de qualidade CAIXA.