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sempre-ao-seu-lado Sempre ao seu lado
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Para a CAIXA, o relacionamento com você, cliente, merece atenção e cuidado em todos os momentos, inclusive após a finalização da compra do seu imóvel. 

Um ótimo exemplo disso é o De Olho na Qualidade, um programa que faz a ligação entre o cliente e a construtora para garantir atendimento a reclamações sobre possíveis danos físicos decorrentes de vícios construtivos nos imóveis do Minha Casa Minha Vida, para todas as Faixas (1, 1/5, 2 e 3).

As reclamações recebidas são encaminhadas diretamente aos construtores, que devem resolver o problema no menor tempo possível ou emitir um laudo de contestação.

Se ficar constatado que os danos físicos no imóvel decorrem de vícios construtivos, como por exemplo a utilização ou aplicação incorreta de materiais, as construtoras devem reparar esses danos e caso não sejam efetuados os devidos reparos, a construtora, seus sócios, dirigentes e responsáveis técnicos ficam impedidos de realizar novas operações de crédito com a CAIXA até que o problema que deu origem ao apontamento seja solucionado. 

A CAIXA colocou à disposição um canal telefônico para lhe atender através dos números 4004 0 104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0 104 (demais localidades). Lá você também pode tirar dúvidas, dar sugestões ou elogiar. Também é possível registrar a reclamação pelo site Fale Conosco.

As reclamações sobre danos físicos decorrentes de vícios construtivos devem ser registradas exclusivamente pelo titular do contrato através dos canais disponíveis, fornecendo telefone e e-mail atualizados para possibilitar o atendimento. 

Confiabilidade e segurança na casa própria são cruciais, e programas como o De Olho na Qualidade são a prova que a CAIXA leva isso muito a sério.

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fique-de-olho Fique de olho
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Fique de olho você também

​Chegou o grande momento em que a casa própria deixou de ser sonho.
A emoção é grande, mas abra espaço também para a atenção. É hora de avaliar as condições de seu imóvel e conferir se tudo foi entregue conforme o combinado. Para ajudar, a CAIXA preparou uma lista com os itens que você pode observar na vistoria de entrega.​

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Estrutura​​

​​ Icone de uma estrutura de uma cas
  • ​Verifique se existem rachaduras nas paredes internas e externas, no piso, no teto ou nos muros;​
  • Veja se os peitoris, soleiras e filetes estão quebrados ou trincados, e se os peitoris têm caimento para o lado de fora;
  • Olhe cada vidro e confira se algum está solto, trincado ou quebrado;​
  • Observe se o imóvel foi entregue limpo e sem restos de obra.
​                     

Paredes, piso e teto

​​ Imagem de um bloco de tijolos
  • ​Fique atento, para imóveis adquiridos pelas famílias indicadas pela Prefeitura (Fundo de Arrendamento Residencial – FAIXA 1), é obrigatória a presença de piso;
  • Veja se as cerâmicas ou azulejos não estão soltos, trincados ou quebrados e se a pintura não apresenta falhas de acabamento;
  • Confira se existem falhas de preenchimento no rejunte de pisos e azulejos, se há rodapé solto, trincado ou quebrado;​
  • Verifique a presença de umidade, mofo ou sinal de infiltração;
  • Observe se o piso do box do banheiro apresenta caimento para o ralo, permitindo o escoamento da água.
​                     

Portas e janelas

​​ Imagem de um a porta
  • ​Verifique o funcionamento das fechaduras e dos trincos, se a maçaneta gira com facilidade e se a tranca da janela fecha totalmente;
  • Manualmente, veja se as portas e janelas funcionam bem, se não estão empenadas ou apresentam frestas e se abrem e fecham sem trancar ou raspar no piso;
  • Veja se o acabamento e a pintura das portas, marcos e guarnições apresentam falhas de acabamento;
  • ​​Observe se as janelas têm rejunte com material tipo silicone no lado de fora.
​                     

Parte externa e cobertura

​​ Imagem de um telhado
  • ​Verifique se existem telhas soltas, trincadas ou quebradas, deformações no telhado (desalinhado, empenado, corroído ou com sinais de caruncho ou cupins) e marcas de goteira no forro ou laje;
  • Veja se as calhas e rufos estão bem fixados;
  • Nas calçadas de proteção e de acesso ao imóvel, olhe se há trechos soltos, trincados ou quebrados.
​                     

Instalações elétricas

​​ Imagem de um fio de tomada
  • Verifique se as tomadas, os interruptores e o quadro de disjuntores estão corretamente fixados na superfície da parede e se a porta do quadro abre e fecha perfeitamente;
  • Confira se os circuitos (iluminação, chuveiro e tomadas) estão identificados no quadro de disjuntores;
  • Após a ligação da energia, ligue lâmpadas, interruptores e tomadas e veja se tudo funciona;
  • Ao tomar banho, verifique se o disjuntor do circuito do chuveiro não desarma.
​                     

Instalações de água

​​ Imagem de uma torneira
  • ​Veja se vaso sanitário, pia, tanque e bancada da cozinha estão firmes, bem assentados e se não estão manchados, trincados ou quebrados;
  • Faça um teste para ver se a água sai limpa das torneiras e para o vaso sanitário;
  • Ligue as torneiras para verificar vazamentos nos registros, torneiras e sifões e veja se o vaso sanitário está funcionando normalmente;
  • Verifique o acabamento dos registros e torneiras.
​                     

Instalações de esgoto

​​ Imagem de um encanamento
  • ​Observe se as tampas das caixas de passagem e de gordura estão bem assentadas, sem quebras ou trincas;
  • Verifique se existe mau cheiro nos banheiros ou cozinha provenientes dos ralos.
​​

​Guia de cuidados com o seu imóvel

A​gora que a casa é sua, a re​sponsabilidade de cuidar e conservá-la também é. Este guia dá dicas, regras e soluções para manter sua casa como nova por mais tempo. Lembre-se que a construtora é responsável por garantias previstas em contrato, mas a falta de manutenção e mau uso das instalações e equipamentos pode acarretar a perda da cobertura.
​​​​

Vamos conhecer alguns desses cuidados?​​

Manutenção do imóvel

Antes de tudo, é preciso saber as diferenças entre a Manutenção Preventiva e a Corretiva:

  • Manutenção Preventiva: feita antes de haver necessidade de conserto. Exemplo: limpar as calhas periodicamente para permitir o escoamento da água.

  • Manutenção Corretiva: necessária para corrigir uma falha ou defeito. Exemplo: trocar telhas quebradas para suspender vazamento no telhado.

Lembre-se, as manutenções preventivas são muito importantes, pois evitam gastos inesperados em consertos. Garantem também que seu imóvel continue limpo e arrumado por muito mais tempo.

Ampliações e Reformas

  • Nunca faça ampliações nos apartamentos.
  • Nas casas, só faça alterações com projeto técnico e acompanhamento de um engenheiro ou arquiteto e com aprovação da prefeitura da sua cidade.

Quer saber mais sobre seus direitos, deveres e cuidados com a manutenção do seu imóvel Faixa 1, clique aqui e acesse o Guia do Proprietário.

Quer saber mais sobre seus direitos e deveres do seu contrato (Faixas 1, 5, 2 e 3)? Acesse a cartilha clicando aqui​.

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construtor Construtor
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De Olho na Qualidade. Parceiro do construtor também.

O Programa De Olho na Qualidade é um parceiro de todos os envolvidos no Minha Vida, em todas as Faixas. Ele faz a mediação e facilita a relação entre as construtoras e seus clientes, visando sanar o mais rápido possível os problemas relacionados a vícios construtivos.

Assim, todos ganham: os clientes, ao receberem uma moradia com a qualidade que esperavam; e as construtoras, ao resolverem os embates mais rapidamente e estarem habilitadas novamente a realizar novas operações de crédito junto à CAIXA.

Veja como funciona

Após o cliente cadastrar a reclamação, a CAIXA emite uma notificação para o construtor. A partir do recebimento, ele tem prazo para se manifestar e:

  • Agendar uma vistoria no imóvel e posterior execução dos reparos;
  • Encaminhar o ateste assinado pelo cliente confirmando a execução dos serviços;
  • Emitir uma justificativa, mediante emissão de laudo técnico, motivando a não realização dos reparos. 

E quando o construtor não responde?

Caso o construtor não se manifeste, a CAIXA adota sanções administrativas, como o bloqueio de novas contratações habitacionais até a solução dos problemas. Por isso, mantenha seus dados de contato sempre completos e atualizados.

Quais são os prazos de garantia?

A CAIXA adota a legislação vigente e as normas técnicas tendo como base o Código Civil – Lei 10.406/02 (artigos 445 e 618) - e a Norma de Desempenho ABNT NBR 15575/2013.​


Imagem Imagem de ferramentas de trabalho

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contato Contato
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Fale com a gente

O Programa De Olho na Qualidade oferece para você, uma linha telefônica na CAIXA, pelos números 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-104-0104 (demais localidades), com atendimento das 8h às 21h de segunda-feira a sexta-feira e aos sábados de 10h às 16h.

Por esse canal, você pode registrar reclamações sobre danos físicos, além de esclarecer dúvidas e deixar elogios.

Para agilizar seu atendimento, alguns dados serão solicitados:

  • Nome;
  • CPF;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Número do contrato;
  • Nome do empreendimento;
  • Nome da construtora;
  • Outros dados complementares.

Imagem Imagem com o símbolo dos contatos

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