A CAIXA está empenhada em apoiar o Governo Federal na propositura de soluções de moradia para as famílias afetadas pela recente calamidade ocorrida no Rio Grande do Sul.
Dentre as ações implementadas, a CAIXA, no papel de Gestor do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), embasada nos dispositivos legais, disponibiliza canais para doação ao Fundo, com a finalidade de ampliar as ações voltadas à aquisição, construção e recuperação de moradias da população do Rio Grande do Sul.
A partir do levantamento do valor arrecadado, o Governo Federal avaliará a destinação ideal para aplicação dos recursos, se para reforma, aquisição ou construção de unidades.
FAR
O FAR é um dos principais fundos que apoiam as políticas habitacionais do Governo Federal, com o objetivo promover o acesso à moradia digna para famílias de baixa renda. Entre os seus objetivos, está o de prover os recursos ao Programa Minha Casa Minha Vida- PMCMV, para realização de investimentos no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, edificação de equipamentos de educação, saúde e outros complementares à habitação.
Neste contexto, a lei 14620/2023 dispõe sobre a provisão integralmente subsidiada de unidades habitacionais destinadas a situações especificas, como as de decretação de calamidade, tal qual a que ocorre, atualmente, no Rio Grande do Sul.