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Crédito CAIXA Tem - FAQ

O Crédito CAIXA Tem está SUSPENSO para novas contratações.

As parcelas dos contratos anteriores continuam sendo debitadas automaticamente no dia do vencimento, na conta que recebeu o crédito. 

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​Contratei o crédito e na mesma hora veio o débito da primeira parcela do empréstimo. É possível?

A primeira parcela do empréstimo só é cobrada a partir de 30 dias após a contratação, conforme a data escolhida para o vencimento.

Outros valores podem ser debitados no momento da liberação do empréstimo, como: IOF, CCG e juros de acerto ou o seguro prestamista, caso você tenha optado por contratar.

É importante verificar todos os valores descritos na tela de simulação antes da contratação.

Para saber o que foi cobrado, acesse a opção "Empréstimo - Crédito CAIXA Tem" e consulte seus contratos.

Taxas cobradas:

IOF: Imposto sobre Operações Financeiras de Crédito, Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários;
CCG: Comissão de Constituição de Garantia - Tarifa de 5% do valor contratado para acessar a garantia ofertada pelo fundo garantidor de crédito.
Juros de acerto: mecanismo de ajuste para casos em que o período entre a data da liberação do crédito contratado e a data do pagamento da primeira prestação é superior a trinta dias.

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​Como consultar a data de vencimento da prestação?

Acesse a opção “Empréstimo – Crédito CAIXA Tem”, clique em “Ver meus contratos” e selecione o contrato. Uma tela com o valor da parcela e a data do vencimento aparecerá para você.

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​Estou com dinheiro na conta, mas a prestação não debitou automaticamente, como pagar?

Primeiramente, você precisa confirmar a data exata de vencimento da sua prestação. Acesse a opção “Empréstimo – Crédito CAIXA Tem” e clique em “Ver meus contratos”. Uma tela com o valor da parcela e a data do vencimento deverá aparecer para você.

Depois que confirmar a data do vencimento, verifique se o dinheiro que você tem na conta foi recebido por algum benefício social, pois o empréstimo não é debitado automaticamente de nenhum benefício social.

Se a prestação está com a data correta e você deseja pagar uma prestação que está em atraso ou adiantar a parcela que ainda não venceu, acesse: Empréstimo – Crédito CAIXA Tem”, clique em “Ver meus contratos", selecione o contrato e depois clique em “Pagar parcela”.

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Quem não tem emprego formal consegue contratar?

Sim, mesmo sem emprego formal você pode solicitar o crédito. Basta fazer a atualização cadastral no app “CAIXA Tem” e informar sua ocupação (ramo de atuação/trabalho), seu rendimento (renda declarada) e, após a análise de crédito, solicitar o empréstimo via “CAIXA Tem”.

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Se eu contratar o meu Crédito CAIXA Tem no aplicativo CAIXA Tem, vou receber um contrato impresso?

Não. O contrato não será impresso, pois é assinado de forma eletrônica, mediante a digitação da senha no aplicativo “CAIXA Tem”. Nos links abaixo, você pode acessar as cláusulas gerais dos contratos:

Cláusulas Gerais Crédito CAIXA Tem Pessoal

Cláusulas Gerais Crédito CAIXA Tem Produtivo

Os dados do contrato podem ser consultados, a qualquer momento, no aplicativo “CAIXA Tem”, na opção “Ver meus contratos”.

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Sou MEI e vou contratar o empréstimo na agência, vou receber um contrato impresso?

Sim. Ao contratar o crédito em uma de nossas agências você receberá uma via impressa de seu contrato.

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Em quanto tempo o dinheiro cai na conta?

Se você é empreendedor PF e contratou pelo aplicativo “CAIXA Tem”, o dinheiro do empréstimo estará disponível na sua conta do aplicativo em até 1 hora após a contratação.

Para Microempreendedores Individuais - MEI, o dinheiro do empréstimo estará disponível na conta corrente PJ (operação 003), na mesma data da contratação.

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Contratei no CAIXA Tem. Como faço para pagar as parcelas do empréstimo?

As prestações são debitadas todo mês na sua conta do “CAIXA Tem”, na data que você escolheu para vencimento da parcela. É preciso ter o valor integral da prestação disponível na conta para que seja debitada automaticamente.

  • Você pode depositar ou transferir o dinheiro para sua conta “CAIXA Tem” até a data de vencimento para que a parcela seja debitada.
  • Deposite na conta do “CAIXA Tem” em qualquer caixa eletrônico da CAIXA, em lotéricas ou correspondentes CAIXA Aqui, ou por meio de transferências bancárias ou Pix.
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    Como é feito o pagamento das prestações dos contratos do MEI que foram contratados na agência ou no Gerenciador CAIXA Empresa?

    Se você é MEI, as parcelas do seu empréstimo serão debitadas todo mês na sua conta PJ (operação 003). É importante que você tenha o valor integral disponível em conta, no dia escolhido para o vencimento. Para isso, você pode fazer depósitos, Pix ou transferência para a conta, a fim de garantir o débito da parcela.

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    Como pagar parcelas em atraso ou adiantar prestação?

    Empreendedor Pessoa Física: 
    Acesse no CAIXA Tem a opção "Empréstimo – Crédito CAIXA Tem";
    Clique em "Ver meus contratos";
    Selecione o contrato e clique na opção "Pagar parcela".
    • Opção "Débito em conta": Você precisa ter o valor total da prestação disponível em conta antes de clicar nessa opção. Sua senha será solicitada e o pagamento será debitado na conta.
    • Opção "Boleto bancário": Copie o código de barras ou compartilhe o boleto por e-mail ou WhatsApp. Você pode pagar o boleto em qualquer banco ou lotérica.
    Microempreendedor Individual - MEI: O pagamento pode ser solicitado na Central de Atendimento CAIXA, telefones 4004 0 104 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0 104 (para demais regiões), clicando no botão abaixo, ou diretamente em uma agência da CAIXA.

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    O que acontece se eu não pagar?

    Antes de fazer seu empréstimo, é importante ter um planejamento financeiro. Na página de Educação Financeira da CAIXA e no aplicativo “CAIXA Tem”, você encontra dicas sobre educação financeira para ajudar a organizar suas finanças.

    Caso não seja feito o pagamento até a data do vencimento, a dívida aumenta com o passar do tempo, pois tem juros e multa pelo atraso. Por isso, o quanto antes regularizar a dívida, menos encargos serão cobrados.

    Além disso, dívidas atrasadas geram dificuldades para você conseguir novos empréstimos na CAIXA ou em outras instituições financeiras.

    Ao contratar um empréstimo no banco, você tem um relacionamento com essa instituição. E quando você paga suas contas em dia, sua pontuação de “score” aumenta e você pode conseguir empréstimos maiores no futuro.

    Mas não se preocupe, se aconteceu de atrasar alguma parcela, você pode realizar o pagamento com o valor atualizado diretamente no aplicativo “CAIXA Tem” ou entrar em contato com a CAIXA pelo telefone 4004 0104, para Capitais e Regiões Metropolitanas, ou pelo 0800 104 0104, para as demais regiões.

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    Sou empreendedor pessoa física e fiz meu empréstimo pelo CAIXA Tem. É possível antecipar o pagamento de uma parte da dívida ou das parcelas mensais pelo aplicativo?

    Sim, você pode amortizar (adiantar o pagamento de uma parte do empréstimo) parte do saldo devedor caso já tenha recursos disponíveis, clicando na opção “Empréstimo - Crédito CAIXA Tem”, depois no menu ‘Ver meus contratos’ e então em “Amortizar”. Em seguida, é só indicar o valor que deseja pagar para amortização da dívida e escolher se prefere pagar via boleto ou débito na conta poupança.

    Quando você amortiza, o valor total do seu empréstimo diminui, por isso o sistema recalcula as próximas prestações, que ficarão com o valor menor.

    Importante lembrar que a amortização não faz com que a próxima prestação seja “pulada’. Sendo assim, a próxima prestação será cobrada normalmente na data prevista do vencimento, porém com valor menor.

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    Onde consulto os dados de contratos e as opções de pagamento?

    Empreendedor Pessoa Física: no aplicativo “CAIXA Tem”, você pode acompanhar os seus contratos, inclusive o do seguro prestamista, se tiver feito. Consegue também solicitar o cancelamento de contratos, pagar parcela em atraso, verificar o valor e data da próxima parcela do empréstimo, pagar a próxima parcela antecipadamente, amortizar (adiantar parte do pagamento) ou liquidar (quitar) seu contrato. Todas essas opções podem ser acessadas em “Empréstimo - Crédito CAIXA Tem”, no menu do aplicativo, “Meus Contratos”. Em seguida, é só selecionar o contrato correspondente.

    Microempreendedor Individual – MEI: você pode acompanhar seus contratos pelo Gerenciador CAIXA Empresas utilizando a sua conta e senha do aplicativo CAIXA, consultar seu contrato, o valor e data de pagamento da última parcela, data de vencimento e saldo devedor por meio da opção “Meus Contratos”. Caso ainda não tenha acesso ao Gerenciador, você poderá procurar a sua agência.

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    ​Posso cancelar meu contrato Crédito CAIXA Tem?

    É permitida a desistência da operação em até 7 dias úteis da data do recebimento dos valores contratados, conforme Código de Defesa do Consumidor (CDC). Acesse a conversa “Empréstimo - Crédito CAIXA Tem”, clique em “Meus Contratos” e selecione o contrato desejado. Ao clicar em “Informações do Contrato”, você será direcionado para a tela em que aparecerá o resumo do contrato e a opção “Solicitar Cancelamento”. Será exibida a tela de confirmação do cancelamento. Em seguida, clique em “Quero cancelar”. A confirmação do envio da solicitação será exibida pelo CAIXA Tem. O valor bruto do contrato precisa estar disponível na conta quando ocorrer o cancelamento para a realização automática do débito do valor.

    Caso seu contrato não atenda aos requisitos para cancelamento (solicitação em até 7 dias úteis da contratação e saldo disponível em conta no valor do contrato), será apresentada mensagem informando que o pedido não foi atendido. 

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    Além do acesso ao empréstimo, quais outras vantagens vou ter ao atualizar o meu cadastro e transformar a Poupança Social Digital em Poupança CAIXA Tem?

    Ao fazer a atualização cadastral e transformar a sua conta em Poupança CAIXA Tem, você garante todas as vantagens de uma conta da CAIXA para recebimento e movimentação de recursos financeiros por meio de conta bancária digital segura e de fácil utilização. Além disso, a conta é isenta de tarifa mensal de manutenção e oferece serviços básicos gratuitos:

    • Até dois saques por mês, em terminal de autoatendimento e unidades lotéricas;
    • Até três transferências por mês, para contas de depósitos de outros bancos;
    • Transferências ilimitadas para contas da CAIXA;
    • Emissão de até dois extratos por mês.

    Outra vantagem é que você poderá utilizar a sua conta sem se preocupar com limite de saldo ou movimentação, evitando eventuais bloqueios.

    E mais, também terá acesso à oferta de diversos produtos e serviços bancários disponíveis pela Poupança CAIXA Tem:

    • Cartão de Crédito*;
    • Rendimento mensal da poupança;
    • Empréstimos*;
    • Pix e transferências;
    • Consultas de saldos e extratos;
    • Saques;
    • Consulta a benefícios sociais;
    • Pagamentos pelo aplicativo e nas casas lotéricas;
    • Pagamentos em maquininhas com QR Code;
    • Cartão de débito virtual;
    • Recarga de celular e de transporte;
    • Contratação de seguro;
    • Dicas de educação financeira.
    *Cartão de crédito e empréstimos estão sujeitos a aprovação de crédito.

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    Quais legislações e normas regem as operações do Empréstimo - Crédito CAIXA Tem?

    • Lei nº 13.636, de 20 de março de 2018
    • Medida Provisória nº 1.107, de 17 de março de 2022
    • Portaria MTP nº 660, de 28 de março de 2022
    • Medida Provisória nº 1.110, de 28 de março de 2022

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    ​Até quando posso solicitar o Empréstimo - Crédito CAIXA Tem? Tem prazo para acabar?

    Não existe uma data limite para fazer o empréstimo, mas o recurso do fundo instituído pela medida provisória do Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores - Empréstimo – Crédito CAIXA Tem é limitado a 3 bilhões de reais.

    Acabando o recurso, as condições de concessão vinculadas ao programa se encerram, permanecendo disponível o Crédito CAIXA Tem tradicional, sem vinculação ao fundo garantidor.

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    ​Onde é possível ter mais informações?

    Para mais informações sobre o Empréstimo - Crédito CAIXA Tem para empreender, ligue 4004 0 104 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0 104 (para demais regiões).