WP_T026_716

Governança Corporativa

A CAIXA adota as melhores práticas de governança para garantir sustentabilidade e inclusão e fortalecer o seu papel como agente de políticas públicas do Governo Federal.

Imagem ilustrativa de um grupo de três pessoas tipo executivos sorrindo

WP_T016

WP_T017 - 2294

o-que-e O que é
Topo

O que é

É o conjunto de práticas de gestão adotadas pela CAIXA com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho da empresa e proteger os direitos de todos os seus públicos de relacionamento.

A CAIXA alia o compromisso histórico da empresa aos desafios contemporâneos, traduzindo honestidade, respeito e responsabilidade na condução dos negócios, nos relacionamentos e na prestação de contas de suas atividades.

A CAIXA adota práticas que possibilitam integrar as dimensões social, econômica e ambiental, tendo como base a sustentabilidade. Dessa forma, promove um desempenho empresarial responsável, que prioriza a transparência e a ética, na geração de valor para a sociedade.​

WP_T017 - 5135

sistema-governanca Sistema de Governança
Topo

Sistema de Governança CAIXA

Nossa governança tem como objetivo dirigir, monitorar e incentivar a otimização do desempenho e proteção dos direitos de todas as partes interessadas, pautada nos princípios da integridade, transparência, equidade, responsabilização (accountability) e sustentabilidade, alinhada ao sobjetivos estratégicos empresariais, com vistas a maximizar nossos resultados econômico-sociais.​

WP_T017 - 3688

principios Princípios
Topo

Princípios

Nossa governança tem como objetivo dirigir, monitorar e incentivar a otimização do desempenho e proteção dos direitos de todas as partes interessadas, pautada nos princípios da integridade, transparência, equidade, responsabilização (accountability) e sustentabilidade, alinhada ao sobjetivos estratégicos empresariais, com vistas a maximizar nossos resultados econômico-sociais.

imagem_principios.png

WP_T017 - 3690

gestao-da-governanca Gestão da Governança
Topo

Gestão da Governança

Para alcançar nosso objetivo é fundamental a participação dos agentes de governança, eles são os guardiões dos princípios de governança corporativa da CAIXA, devem assegurar a implementação e disseminação das políticas e clareza nos processos, buscando tratar possíveis conflitos, assim como, orientar as tomadas de decisão sempre em prol dos melhores interesses da organização.

Os agentes de governança são os protagonistas que compõem a estrutura de Governança Corporativa, a exemplo da União Federal, como controlador único da CAIXA, do Presidente, Vice-Presidentes, Diretores Executivos, Ouvidor, Corregedor, os Conselheiros de Administração, Conselheiros Fiscais, Auditores Independentes, membros dos Comitês de Assessoramento, Auditores Internos, Conselheiros Segregados da Diretoria Executiva, o Gestor de Governança Corporativa, o Secretário Geral e o Gestor do Risco.

WP_T017 - 3691

estrutura Estrutura
Topo

Estrutura

Nossa administração está estruturada de forma a privilegiar a deliberação colegiada, ágil e descentralizada, por meio da constituição de fóruns internos, de nível estratégico, tático ou operacional, como forma de propiciar a necessária sinergia entre as áreas, evitar conflitos de interesses e resguardar os nossos interesses e das nossas subsidiárias. Assim, há equilíbrio entre decisões colegiadas e a autonomia individual dos gestores, por meio de mecanismos de responsabilização pelas decisões tomadas.

 Estrutura.png


WP_T022-585,603,176

conheca-estrutura Sobre a estrutura
Topo

Conheça mais sobre a estrutura de governança CAIXA

WP_T017 - 5137

arquitetura-organizacional Arquitetura organizacional
Topo

Arquitetura organizacional

​Saiba como a CAIXA administra seus macroprocessos e acesse o organograma institucional.

Acessar

WP_T017 - 3693

instrumentos Instrumentos
Topo

Instrumentos

Para garantir a efetividade e a qualidade no processo decisório, atuamos com instrumentos que direcionam a gestão para que estejam alinhados às diretrizes da governança, sendo os principais instrumentos:

  • Estatuto: rege e estabelece a forma de funcionamento da instituição, definindo as linhas de orientação em conformidade com a legislação.
  • Políticas e Códigos: diretrizes que guiam a atuação e a tomada de decisões dos dirigentes, conselheiros e empregados da CAIXA.
  • Normativos Internos: normas e procedimentos sobre os produtos, atividades, serviços e assuntos da CAIXA que devem ser oberservados pelos empregados  no exercício de suas atribuições.


WP_T022-947,948,365,511

Topo

Conheça mais sobre os instrumentos de gestão da CAIXA

WP_T017-4782

relatorio-integrado Relatório Integrado
Topo

Relatório Integrado

O Relatório Integrado tem como objetivo aumentar a transparência da prestação de contas e melhorar a qualidade e profundidade das informações apresentadas às partes interessadas, resultando em um documento conciso, com foco estratégico e de orientação para o futuro, de forma a explicar como a organização gera valor ao longo do tempo.

A Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa, um documento de transparência que compõe o Relatório Integrado CAIXA, explicita os compromissos de consecução de objetivos de políticas públicas, em atendimento ao interesse coletivo que justificou a autorização para a criação da CAIXA. A Carta Anual também divulga informações relevantes, em especial as relativas a atividades desenvolvidas, estrutura de controle, fatores de risco, dados econômico-financeiros, comentários dos administradores sobre o desempenho, políticas e práticas de governança corporativa e descrição da composição e da remuneração da administração, cumprindo assim às exigências trazidas pela Lei 13.303/2016.


Acesse o relatório

WP_T022-949,950,951

Topo

Reconhecimentos em Governança

  • ​Novamente a CAIXA alcançou a nota máxima na Avaliação do Indicador de Governança das Estatais (IG-SEST).

    Saiba mais ›

  • ​A CAIXA atingiu a melhor nota em Índice de Governança e Gestão Pública (iGG) entre as instituições financeiras estatais avaliadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

    Saiba mais ›

  • ​1º lugar dentre as instituições da administração indireta no prêmio Rede Governança Brasil.

    Saiba mais ›

WP_T017-4784

estrategia Estratégia
Topo

Estratégia

Conheça as diretrizes da Estratégia do Conglomerado CAIXA. 

Conhecer

WP_T017-4786

sustentabilidade Sustentabilidade
Topo

Sustentabilidade

A CAIXA integra aspectos de sustentabilidade em suas operações, balizando suas ações nas diretrizes da Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC). Ao longo de sua história e em consonância com o fortalecimento da atenção às questões ambientais, sociais e climáticas no cenário mundial, a CAIXA incorpora ações e incrementa postura ativa nesse âmbito. A prestação de contas à sociedade de ações e resultados que impactam cidadãs e cidadãos brasileiros, sob os aspectos sociais, ambientais, climáticos e de governança, já é objeto do tratamento dado pela CAIXA ao tema desde 2003.

O monitoramento dos riscos sociais, ambientais, climáticos e de governança tornou-se fundamental para que os negócios bancários sejam seguros, sustentáveis e perenes. Dessa forma, a sustentabilidade tem sido de grande relevância na atuação estratégica e negocial para a CAIXA, envolvendo todas as unidades da empresa.



Conheça a atuação da CAIXA

WP_T017-4787

gerenciamento-de-riscos Gerenciamento de Riscos
Topo

Gerenciamento de Riscos

A CAIXA é uma instituição financeira integrante do Sistema Financeiro Nacional e auxiliar na execução da política de crédito do Governo Federal, sujeitando-se às decisões, à disciplina normativa e à fiscalização do Conselho Monetário Nacional – CMN e Banco Central do Brasil – BACEN.

Possui estrutura implementada para o gerenciamento de capital e para os riscos de crédito, operacional, mercado e liquidez e observa, além desses riscos, os riscos de taxa de juros das operações não classificadas na carteira de negociação, de crédito de contraparte, de concentração, operacional, de estratégia, de reputação, atuarial e socioambiental.

O Relatório de Gerenciamento de Riscos – Pilar 3 – apresenta as informações do Conglomerado CAIXA, requeridas pelo BACEN por meio da Resolução BCB nº 54/2020, que estabelece o padrão sobre a divulgação do documento, e tem por objetivo aprimorar os mecanismos de governança e transparência nas informações disponibilizadas. Além disso, este documento apresenta as principais informações acerca da estrutura de Gerenciamento de Riscos e de Capital da CAIXA, conforme estabelece a Resolução CMN nº 4.557/2017.


Acesse o Relatório

WP_T017-4785

ouvidoria Ouvidoria
Topo

Ouvidoria

A Ouvidoria é o canal de atendimento de última instância das demandas dos clientes e usuários de produtos e serviços da CAIXA.
Como canal de comunicação entre a instituição e os clientes, a Ouvidoria atua com independência e isenção, como mediadora de conflitos e agente de transformação, incorporando as expectativas dos consumidores às práticas bancárias.
Acesse os últimos Relatórios de Ouvidoria logo abaixo.

Acessar agora

WP_T017-4788

auditoria-interna Auditoria Interna
Topo

Auditoria Interna

Instituída com base no Decreto 93.216/1986, substituído pelo Decreto 3.591/2000, que foi ajustado pelo Decreto 4.440/2002, a Auditoria Interna da CAIXA tem sua atividade disciplinada pela Instrução Normativa (IN) da Controladoria-Geral da União (CGU) nº 3/2017, Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 4.879/2020 e pela Resolução nº 304/2023 do Banco Central do Brasil.

A Auditoria Interna possui regulamento específico, aprovado pelo Conselho de Administração. O Regulamento da Auditoria Interna tem por objetivo definir a missão, a visão e os princípios da Auditoria Interna, sua independência, responsabilidades, regulamentação, escopo de trabalho, posicionamento na estrutura da empresa e a atuação do auditor interno.

Anualmente, é publicado o Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT) com a finalidade de comunicar os resultados dos trabalhos da Auditoria Interna da CAIXA. O relatório tem a sua elaboração instruída e regulamentada pela Resolução CMN nº 4.879/2020 e IN CGU nº 5/2021.



Relatório Anual



Regulamento

WP_T017-4789

corregedoria Corregedoria
Topo

Corregedoria

​A Corregedoria da CAIXA, criada em 2015, é a área responsável pela correição das atividades funcionais e da conduta dos seus empregados e membros dos órgãos estatutários, inclusive de forma preventiva e pedagógica, com sugestões de melhoria das atividades e processos de trabalhos. A unidade está vinculada diretamente ao Conselho de Administração da empresa.

Conheça a Corregedoria

WP_T017-4790

documentos-divulgados Documentos Divulgados
Topo

Documentos Divulgados

​Como empresa pública, a CAIXA se submete à legislação aplicável às Estatais as quais regulam a publicação de diversos documentos, Políticas, Atas de Reunião, Relatórios diversos, Remuneração de Dirigentes, Demonstrações Financeiras etc.

Saiba mais

WP_T017-4791

relacoes-com-investidores Relações com Investidores
Topo

Relações com Investidores

Acesse o site de relacionamento com Investidores CAIXA.​

Acessar

WP_T014-7,3,1,4

WP_T051-1,2,3,4

Outros produtos CAIXA

Crédito CAIXA

Se você acredita que pode mais, a CAIXA acredita com você.

Veja as opções ›

Casa própria

Venha para a CAIXA e a realize o sonho da casa própria.

Compre sua casa própria ›

Cartões CAIXA

A CAIXA tem sempre um cartão perfeito para você.

Escolha agora o seu ›

Contas CAIXA

As contas CAIXA têm as melhores tarifas do mercado.

Abra sua conta ›