Início do Conteúdo

WP_T015

Perguntas Frequentes sobre o Programa Bolsa Família

​                         

Logo Símbolo de balões de conversa

WP_T034 ‭[8]‬

beneficiarios Beneficiários

Quem pode receber o Bolsa Família?

Para receber o benefício, a principal regra é ter renda mensal por pessoa de até R$ 218,00. Se a renda mensal por pessoa da família estiver neste critério, a família é elegível ao programa.


WP_T034 ‭[7]‬

onde Onde se cadastrar

Onde posso me cadastrar?

Para se inscrever, o cidadão deve procurar um posto de atendimento do Cadastro Único e do Bolsa Família de sua cidade. Estar cadastrado é pré-requisito mas não garante o ingresso imediato da família no programa.

WP_T034 ‭[6]‬

selecionado Como faço para saber se fui selecionado

Como faço para saber se fui selecionado para receber o Bolsa Família?

Será enviada uma carta para sua residência comunicando que sua família foi selecionada. Caso não tenha recebido, procure o setor responsável pelo Bolsa Família no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social ou Prefeitura de sua cidade. É possível também consultar a situação do benefício através do aplicativo Bolsa Família ou Central de Atendimento pelo número 111.

cadastrar Como faço para cadastrar ou recadastrar

Como faço para cadastrar ou recadastrar a senha do Cartão Bolsa Família?

Ligue para o Atendimento Caixa ao Cidadão 0800 726 02 07, digite 5 (Cartão Social e Senha do Cartão Social) e em seguida digite 2 (Desbloqueio do cartão social, cadastramento ou recadastramento de senha). Tenha em mãos o seu NIS, carteira de identidade e CPF para digitar os números solicitados. Após realizar os procedimentos no 0800 - Atendimento Caixa Cidadão, compareça em qualquer Lotérica levando um documento de identificação para finalizar o cadastramento/recadastramento.

saque Onde posso efetuar o saque

Eu já tenho o cartão e cadastrei a senha. Onde posso efetuar o saque?

Nos caixas eletrônicos da Caixa, correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas.

​​ ​
saque_sem_cartao Sacar benefício sem cartão

Estou sem o cartão, como faço para sacar o benefício?

Caso seu benefício tenha sido creditado em conta Poupança Social Digital, o saque pode ser realizado com token gerado através do aplicativo CAIXA Tem. Caso contrário, compareça em qualquer agência da CAIXA levando seu documento de identificação oficial e informe que você deseja fazer o saque do Bolsa Família, mas que não está com o seu cartão.

disponivel_saque Consultar disponibilidade para saque

Como consultar se o meu benefício está disponível para saque?

Acesse o app do Bolsa Família ou ligue para a Central de Atendimento 111 ou para o Atendimento Caixa ao Cidadão no 0800 726 02 07, digite 21 e em seguida 2 3 novamente. Depois digite o seu NIS.

o_que_fazer_bloqueado O que devo fazer se o meu benefício estiver bloqueado

Como a família acessa seus benefícios do Bolsa Família?

Sempre que o cadastro estiver com informações completas e o dado correto do CPF do responsável pela família, automaticamente é aberta a Conta Poupança Social Digital. Além de poder sacar o benefício com o cartão, nesta conta o beneficiário pode fazer transferências, pagar contas e fazer PIX diretamente pelo aplicativo CAIXA Tem. Caso os dados não estejam suficientes para abertura da conta, o benefício será disponibilizado para saque em Unidades Lotéricas e terminais de autoatendimento com cartão do Bolsa Família ou nas agências da CAIXA sem cartão.

Todos os meses, o benefício é disponibilizado, conforme data estabelecida pelo calendário do programa, sendo pago sempre nos últimos 10 dias úteis do mês, de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do responsável. Quem já é beneficiário pode continuar sacando os benefícios com o cartão que já possui atualmente. Os novos beneficiários receberão cartões no endereço informado durante a inscrição no Cadastro Único.

WP_T034 ‭[9]‬

segunda-via Solicitar segunda via cartão

Como solicitar 2ª via do Cartão do Bolsa Família?

Informamos que não há previsão para emissão de 2ª via do Cartão Bolsa Família.

Em caso de perda ou roubo do cartão, para saque do benefício, utilize o App CAIXA Tem ou compareça a uma agência da CAIXA portando documento de identificação válido com foto.

WP_T034 ‭[10]‬

sair-do-programa sair-do-programa

Como as famílias saem do Programa?

As famílias saem do Programa Bolsa-Família por não atualizarem as informações cadastrais ou porque melhoraram de renda, não se adequando mais ao perfil para receber o benefício ou descumpriram os critérios do programa. O descumprimento dos compromissos nas áreas de educação e de saúde também pode levar ao cancelamento do benefício. Há ainda a possibilidade de as famílias saírem por conta própria; para isso, elas precisam ir ao setor do Bolsa-Família e do Cadastro Único do município e solicitarem o Desligamento Voluntário.

WP_T038

Topo

Baixe o Aplicativo do Bolsa Família e acompanhe informações sobre o Programa e a situação do seu benefício.

Outros produtos CAIXA

Crédito CAIXA

Se você acredita que pode mais, a CAIXA acredita com você.

Veja as opções ›

Casa própria

Venha para a CAIXA e a realize o sonho da casa própria.

Compre sua casa própria ›

Cartões CAIXA

A CAIXA tem sempre um cartão perfeito para você.

Escolha agora o seu ›

Contas CAIXA

As contas CAIXA têm as melhores tarifas do mercado.

Abra sua conta ›