Bolsa Verde

O Programa de Apoio à Conservação Ambiental
o-que-e O que é
Topo

O que é o Bolsa Verde

O Programa de Apoio à Conservação Ambiental - Programa Bolsa Verde - tem como objetivo incentivar: a conservação dos ecossistemas; promoção da cidadania e melhoria das condições de vida das populações; elevação da renda da população em situação de extrema pobreza que trabalhe com a conservação dos recursos naturais no meio rural; incentivo à participação dos beneficiários em ações de capacitação ambiental, social, técnica e profissional.

A CAIXA atua como agente pagador do programa, sob gestão do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, responsável pela transferência direta dos recursos financeiros para pagamento dos benefícios.



A quem se destina

O programa é destinado às famílias em situação de pobreza que desenvolvam atividades de conservação ambiental nas seguintes áreas: Florestas Nacionais, Reservas Extrativistas Federais e Reservas de Desenvolvimento Sustentável Federais; Projetos de Assentamento Florestal, Projetos de Desenvolvimento Sustentável ou Projetos de Assentamento Agroextrativista instituídos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); e outras áreas rurais, indicadas pelo Comitê Gestor do Programa Bolsa Verde e definidas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.



Qual o valor do Bolsa Verde

O Programa Bolsa Verde paga parcelas trimestrais de R$ 600,00 (seiscentos reais) às famílias que vivem em Unidades de Conservação de Uso sustentável (Reservas Extrativistas, Florestas Nacionais e Reservas de Desenvolvimento Sustentável), em assentamentos ambientalmente diferenciados da Reforma Agrária (florestal, agroextrativista e de desenvolvimento sustentável) e em territórios ocupados por povos e comunidades tradicionais, como ribeirinhos, extrativistas, indígenas, quilombolas e outros.


condicoes Condições
Topo

  1. ​Encontrar-se em situação de baixa renda;
  2. Estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
  3. Desenvolver atividades de conservação ambiental nas seguintes áreas: florestas nacionais, reservas extrativistas e reservas de desenvolvimento sustentável federais, projetos de assentamento florestal, projetos de desenvolvimento sustentável ou projetos de assentamento agroextrativista instituídos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), territórios ocupados por ribeirinhos, extrativistas, populações indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais;
  4. Estar inscrita em cadastro mantido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima que contenha as informações sobre as atividades de conservação ambiental;
  5. Aderir ao Programa Bolsa Verde por meio da assinatura de termo de adesão por parte do responsável pela família beneficiária, no qual serão especificadas as atividades de conservação a serem desenvolvidas.

Importante

    Serão priorizadas as famílias que, no momento da adesão, forem beneficiárias do Programa Bolsa Família. O desligamento posterior do beneficiário do Programa Bolsa Família não implicará exclusão automática da família do Programa Bolsa Verde.


calendario Calendário de pagamentos
Topo

Calendário de pagamento

O pagamento do Bolsa Verde será realizado no primeiro dia útil do Calendário de Pagamentos de Programas Sociais do Governo Federal, conforme datas a seguir:

MêsPagamento
Janeiro18/01/24
Fevereiro
16/02/24
Março15/03/24
Abril17/04/24
Maio17/05/24
Junho
17/06/24
Julho18/07/24
Agosto19/08/24
Setembro17/09/24
Outubro
18/10/24
Novembro18/11/24
Dezembro10/12/24

como-receber Como receber
Topo

Como receber

O pagamento do Bolsa Verde é realizado na seguinte ordem de prioridade:

  • Por crédito em conta Poupança CAIXA Tem ou conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela CAIXA;
  • Por crédito em conta Poupança CAIXA Fácil ou Poupança CAIXA, que apresente movimentação nos últimos 120 dias.
  • Nos caixas eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes CAIXA Aqui utilizando o Cartão Social e senha, caso haja algum impedimento para o crédito em conta;
  • Em agência da CAIXA, apresentando um documento oficial de identificação.

papel-caixa Papel da CAIXA
Topo

Papel da CAIXA no Bolsa Verde

A CAIXA atua exclusivamente como agente pagador do benefício encaminhado na folha de pagamento pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O banco efetua o pagamento após o recebimento da folha enviada pelo Ministério, que disponibiliza a consulta da parcela por meio do endereço https://bolsaverde.mma.gov.br. Também é possível esclarecer dúvidas quanto ao direito de recebimento e o valor das parcelas enviando e-mail para CGGS@mma.gov.br.

Outros produtos CAIXA

Crédito CAIXA

Se você acredita que pode mais, a CAIXA acredita com você.

Veja as opções ›

Casa própria

Venha para a CAIXA e a realize o sonho da casa própria.

Compre sua casa própria ›

Cartões CAIXA

A CAIXA tem sempre um cartão perfeito para você.

Escolha agora o seu ›

Contas CAIXA

As contas CAIXA têm as melhores tarifas do mercado.

Abra sua conta ›