WP_T026 ID713

Conselho de Administração

Conheça os membros do Conselho de Administração da CAIXA.

WP_T016

WP_T017 ID4321

eleicao Eleição para Representante no CA
Topo

Eleição para Representante dos Empregados no Conselho de Administação 2024

A CAIXA divulga processo de eleição para escolha de representante dos empregados no Conselho de Administração (CA). A eleição do conselheiro representante dos empregados no CA é regida pela Lei nº 12.353, de 28 de dezembro de 2010, Lei 13.303, de 30/06/2016, pelo Decreto nº 8.945, de 27/12/2016, pela Portaria SEDDM/ME nº 3.192, de 08/04/2022 e pelo Estatuto da Caixa (OR001).

O Estatuto Social da CAIXA, ao estabelecer a composição do Conselho de Administração, em seu Art. 34, prevê a participação de “um conselheiro representante dos empregados na forma da Lei nº 12.353, de 28 de dezembro de 2010”, assim como das respectivas regulamentações.

WP_T043 ID60

Topo

Natural de Sumaré/SP, é Secretário do Tesouro Nacional, servidor de carreira (Auditor Fiscal Tributário) há mais de 15 anos, ocupando nesse período diversas funções de alto escalão no setor público, como Secretário de Finanças do Município de São Paulo (2015 – 2016), Secretário Adjunto da Fazenda do Estado de São Paulo (2017 – 2018), Secretário Adjunto de Finanças do Município de São Paulo (2015), Secretário Adjunto de Desestatização e Parcerias (2018), Subsecretário do Tesouro do Município de São Paulo (2011 – 2015) e Chefe da Assessoria Econômica do Município de São Paulo (2010 – 2011). Foi Diretor-Presidente da São Paulo Parcerias, companhia responsável pela estruturação de concessões, Parcerias Público-Privadas (PPPs) e alienações de ativos na Prefeitura de São Paulo (2018 – 2022). Adquiriu vasta experiência em Gestão Fiscal, incluindo Tesouraria, Contabilidade Pública e Tributação. No dia 20 de março de 2023, tomou posse como conselheiro do Conselho de Administração da CAIXA.

Possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade de Campinas (Unicamp) e doutorado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV- SP).

No dia 03 de maio de 2023, foi eleito como Presidente do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal.

WP_T043 ID85

Topo

Natural de Lagoa de Dentro/PB, Carlos Antônio Vieira Fernandes é mestre em Finanças pela Université Paris 1 Panthéon – Sorbonne, pós-graduado em Estratégias Empresariais, Comércio Externo e Finanças, graduado em Economia e Estudos Sociais. Está em processo de doutoramento pela Management School (IAE) da University of Bordeaux.

Atuou como Ministro interino das Cidades e Integração em períodos alternados entre 2014 e 2015. Foi Secretário Executivo do Ministério das Cidades e Integração, com vasta experiência em cargos e funções executivas estratégicas, tais como: Diretor Presidente da Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF), Diretor Presidente e Diretor Operacional da Financeira BRB, Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Presidente do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), Presidente do Conselho de Administração da Transporte Urbano de Porto Alegre (TRENSURB) e membro do Conselho de Administração da LITEL e da VALE. Empregado de carreira CAIXA por mais de 30 anos, exerceu cargos de gestão estratégica na área de negócios e de crédito imobiliário. Foi, ainda, Consultor-Chefe da Presidência CAIXA.

No dia 7 de novembro de 2023, tomou posse como Presidente da Caixa Econômica Federal.

WP_T043-99

Topo

Natural de Salvador/BA, possui mais de 34 anos de experiência no mercado financeiro, especialmente, em gestão de pessoas, investimentos, Risco e Governança. Anteriormente trabalhou por dois anos no setor Financeiro da EMBRATEL. Presidente da AGECEF/BA – Associação dos Gestores da Caixa, três mandatos, presidente do Conselho Deliberativo da FENAG – Federação Nacional das AGECEFs por três mandatos, Diretor executivo do SBBA por três mandatos.

É graduado em Ciências Contábeis, pela UCSal, MBA em Gestão de Seguros e Previdência Privada (em certificação) pela IBRA, Especialização em Direito Previdenciário – Faculdade Projeção e Extensão Universitária em Consultoria Empresarial pela UnB.

Em 18 de agosto de 2023, tomou posse como membro do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal.

WP_T043 ‭[2]‬

Topo

Natural de São Paulo/SP, desde 1997 é Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), tendo ali passado por vários cargos de direção, bem como no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Ministério da Defesa e no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Presidência da República. Atualmente, ocupa o cargo de Assessor Especial da Ministra de Estado da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Profa.Dra, Esther Dweck. Tem produzido estudos, pesquisas aplicadas e assessoramento governamental direto em temas do Trabalho e Proteção Social, além de Planejamento Governamental, Instituições, Democracia e Desenvolvimento. Entre 2019 e 2023 exerceu a função de Presidente da Associação dos Funcionários do Ipea (Afipea Sindical) e nesse âmbito produziu e organizou, além da defesa dos interesses do Ipea e dos seus servidores, um conjunto expressivo de trabalhos que fazem o registro histórico e a crítica do processo de desmonte do Estado no Brasil entre 2016 e 2022, da PEC 32/2020 para a reforma administrativa do governo Bolsonaro/Guedes e do fenômeno do assédio institucional no setor público brasileiro. Por fim, entre novembro de 2022 e janeiro de 2023 integrou a equipe de transição do governo Lula, atuando em temas do planejamento, orçamento e gestão, bem como centro de governo e participação social, tendo sido um dos redatores do Relatório Final da Transição.

Economista pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), com mestrado e doutorado pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP).

Em 02 de maio de 2023, tomou posse como membro do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal.

WP_T043 ‭[3]‬

Topo

Natural de São Paulo, atuou no Banco Santander S.A., como consultor de processos (1983-2017). Foi membro do Comitê de Investimento e integrou o comitê Gestor do Plano II do BANESPREV – Fundo Banespa de Seguridade Social (2007-2009) e (2015-2018). Vice-Presidente do Banco do Povo Crédito Solidário de Santo André (2007-2013).

É Graduado em Gestão Financeira pela Universidade Paulista (UNIP).

Em 20 de março de 2023, tomou posse como membro independente do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal.

WP_T043 ‭[1]‬

Topo

Natural do Recife, é Assessor Especial do Ministro de Estado da Fazenda. Integra a carreira de Advogado da União desde 2005 e ocupou diversos cargos na administração pública, incluindo o de Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife, o de Chefe da Assessoria Especial do Ministro da Fazenda, Adjunto da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, Adjunto da Subchefia de Assuntos Parlamentares da Presidência da República, Consultor Jurídico Adjunto do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Assessoria Jurídica da Controladoria-Geral da União. Integrou o Conselho Administrativo do Porto Digital, do Parqtel (Parque tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas do Estado de Pernambuco) e da Emprel (Empresa Municipal de Informática do Recife). É autor dos livros "Desenvolvimento e Mudança Climática" e "Inovação no Brasil e na Coreia do Sul" e coautor de "Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil".

Concluiu doutorado em Relações Internacionais pela UnB (IREL/UnB, 2015) e mestrado no mesmo programa (IREL/UnB, 2009), além de graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (FDR/UFPE, 2004). Foi Pesquisador Visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley, e foi professor da pós-graduação do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).

Em 02 de maio de 2023, tomou posse como membro do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal.

WP_T043-91

Topo

​Natural de Belo Horizonte/MG, empregado da CAIXA de 1984 a 2018, quando se aposentou, trabalhou por 23 anos na área de auditoria interna, da qual foi Superintendente Nacional de 2006 a 2017. Foi membro da Comissão de Ética de 2006 a 2008. Fora da CAIXA, atuou como conselheiro fiscal de 2006 a 2011, conselheiro de administração suplente de 2016 a 2018 e membro de comitê de auditoria (2016 a 2018). Na FEBRABAN, foi Diretor Setorial Adjunto da Comissão de Auditoria Interna de 2010 a 2017. Entre 2006 e 2017, foi palestrante em dezenas de eventos sobre temas ligados a auditoria e governança corporativa.

É graduado em Administração pela UFMG e pós-graduado em Auditoria Interna e Externa pela UDF.

Em 20 março de 2023, tomou posse como membro independente do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal.


WP_T043-98

Topo

É natural da cidade de Botucatu-SP. Trabalhou como consultora na empresa LCA Consultores, como analista na Petrobras, como assessora da Casa Civil da Presidência da República, como analista no Banco Central do Brasil, como Coordenadora-Geral de Assuntos Financeiros Internacionais na Secretaria de Assuntos Internacionais e atualmente é Subsecretária de Política Macroeconômica na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Graduada em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e tem mestrado em Economia Aplicada pela mesma instituição. É doutora em engenharia, com ênfase em Planejamento Energético pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ). Além disso, é doutoranda em Economia do Setor Público pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília (FACE-UnB).

Em 10 de julho de 2023, tomou posse como membro titular do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal.

WP_T014

WP_T051

Outros produtos CAIXA

Crédito CAIXA

Se você acredita que pode mais, a CAIXA acredita com você.

Veja as opções ›

Casa própria

Venha para a CAIXA e a realize o sonho da casa própria.

Compre sua casa própria ›

Cartões CAIXA

A CAIXA tem sempre um cartão perfeito para você.

Escolha agora o seu ›

Contas CAIXA

As contas CAIXA têm as melhores tarifas do mercado.

Abra sua conta ›