WP_T069

pagamento Pagamento, amortização e quitação
Topo

Pagamento, amortização e quitação

Para gerar a 2ª via da sua prestação, basta informar o seu cpf:

• Nas lotéricas: ao ser atendida(o), informe que quer pagar a prestação da casa pelo CPF.
• No Alô CAIXA 0800 104 0 104 ou 4004 0 104, informando seu CPF, você recebe código do boleto no celular que fez a ligação, ou, se tiver ligado de telefone fixo, indica um celular para receber a mensagem.
• Pelo WhatsApp CAIXA - 0800 104 0 104, de forma automatizada, emita o boleto da prestação a vencer e de até 15 prestações em atraso, lembrando que a CAIXA não solicita senhas de cartões ou conta..

O QR Code abaixo direciona diretamente para o atendimento do WhatsApp CAIXA:

Você também pode emitir a segunda via pelos seguintes canais:

• Site Habitação Digital CAIXA
• App Habitação CAIXA
• App CAIXA e Internet Banking CAIXA
• App CAIXA Tem

O boleto é gerado com vencimento para o mesmo dia. O pagamento pode ser realizado pelo App CAIXA, Internet Banking CAIXA, App CAIXA Tem, caixa eletrônico, Lotéricas ou em outros bancos.

Você pode receber mensalmente o boleto das prestações pelo WhatsApp CAIXA, de maneira rápida, prática e segura. Basta fazer adesão ao serviço no site Habitação Digital CAIXA

Inclua sua prestação em débito em conta e economize tempo já que sua prestação será debitada da conta indicada automaticamente todo mês na data do vencimento. Para aderir ao serviço, acesse um dos canais abaixo

App Habitação CAIXA
App CAIXA e Internet Banking CAIXA
• Telefones: 4004 0104 (Capitais) ou 0800 104 0104 (Demais cidades), na opção 4.
• Whatsapp CAIXA: 0800 104 0 104

O atendimento pelo WhatsApp e Telefone está disponível de segunda a sexta-feira das 08h às 20h.

Use seu FGTS para reduzir até 80% do valor da prestação por 12 meses.

Caso já tenha utilizado o seu FGTS no contrato, você pode fazer novo uso através do App Habitação CAIXA, pelo Whatsapp CAIXA 0800 104 0 104 ou ligando para 4004 0104 (Capitais) e 0800 104 0104 (Demais cidades), opção 4.

Caso ainda não tenha utilizado o seu FGTS no contrato, peça pelo WhatsApp pelo número 0800 104 0104 ou procure sua agência.

O atendimento pelo WhatsApp e Telefone está disponível de segunda a sexta-feira das 08h às 20h.

Reduza o valor das parcelas ou o prazo do seu financiamento, pagando parte do saldo devedor com recursos próprios pelo App Habitação CAIXA, App CAIXA e Internet Banking CAIXA ou Whatsapp CAIXA: 0800 104 0 104. Você pode realizar a operação quantas vezes desejar.

Você também pode amortizar o saldo devedor do seu contrato usando o seu FGTS pelo App Habitação CAIXA ou por telefone no 4004 0104 (Capitais) ou 0800 104 0104 (Demais cidades). O atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 20h.

Caso ainda não tenha utilizado o seu FGTS no contrato, solicite através do WhatsApp pelo número 0800 104 0104 ou procure sua agência.

Atenção: aguarde que a amortização seja efetivada para solicitar outra amortização.

Utilize recursos do seu FGTS e quite seu financiamento sem burocracia pelo App Habitação CAIXA ou ligando para 4004 0 104 (Capitais) e 0800 104 0 104 (Demais cidades), opção 4. Atendimento de segunda à sexta-feira das 08h às 20h.

Caso ainda não tenha utilizado o seu FGTS no contrato, entre em contato pelo WhatsApp pelo número 0800 104 0 104 ou procure sua agência.

Para liquidação com recursos próprios, você pode utilizar o App Habitação CAIXA ou Internet Banking CAIXA.

pausa Incorporação e Pausa no Pagamento
Topo

Negociação: Incorporação e/ou Pausa no Pagamento

Pause uma prestação mensal do seu financiamento habitacional.

Condições: o contrato deve estar adimplente ou com atraso inferior a 29 dias na data do pedido da pausa e as últimas 11 prestações devem ter sido pagas em dia.

Contratos com uso do FGTS para pagamento de parte da prestação (PPP)

O Crédito com Pausa ocorre no valor de responsabilidade do cliente.

Financiamento com débito em conta

É necessário pedir a pausa com 5 (cinco) dias úteis de antecedência.

O pedido para crédito com pausa é feito exclusivamente nos telefones 4004 0104 (Capitais) ou 0800 104 0104 (Demais cidades), opção 4, o atendimento está disponível de segunda a sexta-feira das 08h às 20h.

A renegociação feita no contrato é informada ao Sistema de Informações de Créditos (SCR) do Banco Central e passa a constar do histórico do contrato, podendo essa informação ser consultada pelas demais Instituições Financeiras.

A CAIXA, mantendo a busca pela retomada da saúde financeira dos clientes da Habitação, disponibiliza a Incorporação de Prestações em Atraso.

A Incorporação de Prestações em Atraso permite que o cliente pague no mínimo uma prestação como entrada, e as demais prestações em atraso serão incorporadas ao saldo devedor.

É necessário que o cliente possua menos de 80% de quota atual do contrato, tenha pago 12 prestações desde o início do contrato ou última renegociação, o que for mais recente no contrato.

O cliente também não pode ter aumento da dívida em relação a concessão do financiamento ou a última negociação.

O contrato fica em dia após a Incorporação de Prestações em Atraso (com a atualização do comando). Além disso, o saldo devedor aumenta, pela incorporação das prestações não pagas, que gera recálculo do seguro e das prestações futuras.p>

Cliente que estiver usando o FGTS em parte da prestação (PPP) pode pedir a Incorporação de Prestações em Atraso.

É importante esclarecer que, quanto maior for o valor a ser pago de entrada, menor será o acréscimo ao saldo devedor e, consequentemente, menor será o impacto nas prestações futuras.

Em caso de ausência de pagamento da entrada, o comando para a Incorporação de Prestações em Atraso não é concluído, permanecendo em aberto as prestações.

A solicitação da Incorporação de Prestações em Atraso pode ser feita pelo App Habitação CAIXA, ou acessando o WhatsApp CAIXA 0800 104 0104 - opção 3.

No ato do pedido no app, será informado quando os contratos não atenderem às exigências para a Incorporação de Prestações em Atraso.

A renegociação feita no contrato é informada ao Sistema de Informações de Créditos (SCR) do Banco Central e passa a constar do histórico do contrato, podendo essa informação ser consultada pelas demais Instituições Financeiras.

A alternativa possibilita a pausa total no pagamento das prestações do financiamento habitacional, sem exigência das demais regras negociais para as pessoas que estejam recebendo parcelas do Seguro-Desemprego ou que tenham recebido nos últimos 60 dias.

A Pausa Seguro-Desemprego está disponível para contratos em dia ou com atraso de até 60 dias, limitado a 2 prestações em atraso.

O pedido de Pausa Seguro-Desemprego possibilita a suspensão no pagamento das prestações por 6 meses, a pedido do cliente por meio do telefone 4004 0104 (Capitais) e 0800 104 0104 (Demais cidades).

O pedido poderá ser feito sem o pagamento de entrada e o valor não pago no período da pausa é incorporado ao saldo devedor e diluído no prazo remanescente do contrato.

Para os contratos com atraso, os valores vencidos e não pagos serão incorporados ao saldo devedor sem que o período do atraso seja deduzido do período a ser pausado.

As negociações anteriores, desde que finalizadas, não impedem a realização da Pausa Seguro-Desemprego.

Caso a negociação ainda esteja em andamento, deve-se aguardar o seu término ou solicitar seu cancelamento antecipado no App Habitação Caixa.

Podem solicitar a Pausa Seguro-Desemprego:

Titular ou coobrigado do financiamento habitacional que esteja aprovado para recebimento do Seguro-Desemprego ou que tenha recebido parcela nos últimos 2 meses.

Somente a concessão atual ou aprovação atual no Seguro-Desemprego possibilita o direito a solicitar a Pausa Seguro-Desemprego. Caso o Seguro-Desemprego não tenha sido solicitado, ou não tenha sido aprovado, não é possível ter o benefício da Pausa Seguro-Desemprego.

O Seguro-desemprego precisa ainda estar disponível para consulta no sistema interno CAIXA.

Caso o Seguro-desemprego não tenha sido solicitado, ou não tenha sido aprovado, ou não tenha sido enviado para a CAIXA pelo Ministério do Trabalho, não é possível ter o benefício da Pausa Seguro-desemprego.

A verificação do direito ao Seguro-desemprego é feita junto ao Ministério do Trabalho.

As consequências da Pausa Seguro-Desemprego no financiamento são:

• Prorrogação do prazo contratado, pelo mesmo número de meses pausados, caso o contrato não esteja no prazo máximo permitido conforme regra vigente do financiamento.
Aumento do saldo devedor pela incorporação das prestações pausadas e não pagas, que geram recálculo do seguro e das prestações futuras.

A renegociação feita no contrato é informada ao Sistema de Informações de Créditos (SCR) do Banco Central e passa a constar do histórico do contrato, podendo essa informação ser consultada pelas demais Instituições Financeiras.

Pause até 06 prestações mensais do seu financiamento habitacional. Conheça as condições:

• Seu contrato deve estar adimplente;
• Ter no mínimo 24 prestações pagas desde a concessão ou da última negociação;
• O valor da dívida não pode ser superior a 80% do valor do imóvel;

As consequências da pausa estendida no financiamento são:

• Prorrogação do prazo contratado, pelo mesmo número de meses pausados, caso o contrato não esteja no prazo máximo permitido conforme regra vigente do financiamento.
• Aumento do saldo devedor pela incorporação das prestações pausadas e não pagas, que geram recálculo do seguro e das prestações futuras.
• Para contratos em utilização de Pausa Estendida não poderá ser realizado novo pedido de utilização do FGTS para parte da prestação, nem alteração de data de vencimento.

Ligue 4004 0104 (Capitais) ou 0800 104 0104 (Demais cidades), opção 4 para solicitar. Atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 20h. Ou pelo aplicativo Habitação CAIXA.

Os pedidos de Pausa Estendida não poderão ser prorrogados em caso de pedido inferior a 06 meses.

Importante: para concessão, serão consideradas as demais exigências e impedimentos.

A renegociação feita no contrato é informada ao Sistema de Informações de Créditos (SCR) do Banco Central e passa a constar do histórico do contrato, podendo essa informação ser consultada pelas demais Instituições Financeiras.

A negociação consiste na concessão de pagamento parcial de no mínimo 75% da parcela por até 06 meses para as clientes que possuem contratos em dia ou com atraso com até 720 dias e atendam uma das seguintes condições:

• Ter recém-nascido com, no máximo, 90 dias;
• Estar grávida, com previsão de nascimento para, no máximo, 60 dias;
• Ter concluído o processo de adoção há, no máximo, 90 dias.

É permitida a realização da negociação exclusivamente para contratos que tenham a mulher como participante do contrato de financiamento habitacional.

Alternativa aplicada quando do nascimento de filho/filha natural ou da conclusão do processo de adoção.

Não é permitido para contrato em uso de FGTS para pagamento em parte da prestação.

Não é permitido para contrato que possua ação contra a CAIXA.

Para solicitar o serviço, acesse o App Habitação Caixa e faça sua adesão.


A renegociação feita no contrato é informada ao Sistema de Informações de Créditos (SCR) do Banco Central e passa a constar do histórico do contrato, podendo essa informação ser consultada pelas demais Instituições Financeiras.

O Acordo para Pagamento em Atraso é uma alternativa para contratos que não podem incorporar dívida vencida ao saldo devedor.

Para aderir ao acordo, você deve realizar o pagamento de entrada mínima equivalente ao valor da prestação mensal em aberto mais antiga atualizada até a data da negociação. Eventuais despesas previamente cadastradas relativas à execução são incluídas na entrada.

Os demais encargos em atraso são somados nas próximas prestações, que permanecem com a incidência de encargos moratórios previstos contratualmente. Desse modo, durante o período do acordo as prestações possuem valor necessariamente superior à parcela regular.

Enquanto o acordo estiver sendo cumprido, a execução da dívida é suspensa ou não é iniciada. Durante a vigência do acordo e com pagamentos regulares, o nome é excluído dos cadastros informativos de crédito, como SPC e SERASA.

Como realizar o acordo

A solicitação do Acordo para Pagamento do Atraso pode ser feita pelo WhatsApp CAIXA 0800 104 0104 ou na sua Agência de relacionamento.

Importante

• O acordo somente é efetivado após o pagamento da entrada mínima exigida.
• A data de vencimento das prestações do contrato não sofre alteração após o acordo.
• As prestações do acordo não são debitadas em conta, mesmo que o débito em conta tenha sido cadastrado anteriormente no contrato.
• Durante a vigência e cumprimento do acordo, os boletos das prestações mensais são enviados pelo correio para o seu endereço.
• Os boletos também podem ser emitidos pela Internet no site da CAIXA, Aplicativo Habitação CAIXA ou na Agência.
• Em caso de descumprimento do acordo, a rotina de cadastros informativos de crédito é retomada assim como a execução da dívida.
• O Acordo de Pagamento em atraso não é permitido para clientes com ação contra a CAIXA.

A renegociação feita no contrato é informada ao Sistema de Informações de Créditos (SCR) do Banco Central e passa a constar do histórico do contrato, podendo essa informação ser consultada pelas demais Instituições Financeiras.

A CAIXA, mantendo a busca pela retomada da saúde financeira dos clientes de municípios do país em que foi decretada situação de emergência ou estado de calamidade pública, em decorrência de fenômenos naturais, disponibiliza a pausa nos pagamentos em até 03 meses.

Caso possua prestações em atraso, em no máximo 720 dias, as prestações em atraso serão incorporadas ao saldo devedor.

O contrato fica em dia após a Incorporação de Prestações em Atraso (com a atualização do comando). Além disso, o saldo devedor aumenta, pela incorporação das prestações não pagas, que gera recálculo do seguro e das prestações futuras.

As consequências da pausa no financiamento são:

• Prorrogação do prazo contratado, pelo mesmo número de meses pausados, caso o contrato não esteja no prazo máximo permitido conforme regra vigente do financiamento.
• Aumento do saldo devedor pela incorporação das prestações pausadas e não pagas, que geram recálculo do seguro e das prestações futuras.
• Para contratos que estão em uso de FGTS para pagamento de parte da prestação, a pausa poderá ser concedida, no entanto, o valor do FGTS continua sendo usado nas prestações pausadas, acarretando menor acréscimo no saldo devedor.
• A pausa, portanto, é aplicada na parte de responsabilidade do cliente.
• Para contratos em utilização de pausa não poderá ser realizado novo pedido de utilização do FGTS para parte da prestação, nem alteração de data de vencimento.

Importante: o pedido para esta negociação deverá ser feito pelo cliente onde o município possua Decreto de Calamidade Estadual ou Municipal por fenômenos naturais.

A renegociação feita no contrato é informada ao Sistema de Informações de Créditos (SCR) do Banco Central e passa a constar do histórico do contrato, podendo essa informação ser consultada pelas demais Instituições Financeiras.

É permitido o Pagamento Parcial de prestações futuras para contratos em dia que estejam em dificuldade de pagamento do valor cheio da prestação mensal.

A suspensão parcial do pagamento das prestações mensais do financiamento habitacional não significa o congelamento total das prestações. Nessa modalidade de negociação, o cliente não paga toda a prestação, apenas uma parte.

Permitida somente para contratos com quota atual até 80%.

A quantidade de meses pagos parcialmente depende da quota atual do financiamento chegando até 18 meses nos casos de contrato com débito em conta e quota de até 20%.

Os pedidos de Pagamento Parcial solicitados não poderão ser prorrogados ou terem o prazo solicitado alterado após a efetivação da negociação.

As consequências do pagamento parcial no financiamento, são:

• Prorrogação do prazo contratado, pelo mesmo número de meses pausados, caso o contrato não esteja no prazo máximo permitido conforme regra vigente do financiamento.
• Aumento do saldo devedor pela incorporação da parte não paga das prestações, que gera recalculo do seguro e das prestações futuras.

É importante esclarecer que, quanto maior for o valor a ser pago de cada prestação, menor será o acréscimo ao saldo devedor e, consequentemente, menor será o impacto nas prestações futuras.

A solicitação de negociação para pagamento parcial pode ser feita através da URA 4004-0104 ou 0800-1040104 ou em sua agência de relacionamento.

A renegociação feita no contrato é informada ao Sistema de Informações de Créditos (SCR) do Banco Central e passa a constar do histórico do contrato, podendo essa informação ser consultada pelas demais Instituições Financeiras.

contrato Dados do contrato e documentos
Topo

Dados do contrato e documentos

Se você deseja alterar seu e-mail, telefone ou endereço de correspondência, acesse o App Habitação CAIXA ou ligue para 4004 0104 (Capitais) ou 0800 104 0104 (Demais cidades), na opção 4. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h.

A alteração da data de vencimento da prestação pode ser realizada pelos seguintes canais:

App Habitação CAIXA
App CAIXA e Internet Banking CAIXA
• Telefones: 4004 0104 (Capitais) ou 0800 104 0104 (Demais cidades), na opção 4.
• Whatsapp CAIXA: 0800 104 0 104

Os documentos abaixo podem ser consultados pelo Site Habitação Digital CAIXA, App Habitação CAIXA, App CAIXA e Internet Banking CAIXA.

• Declaração de quitação anual de débitos: o documento é atualizado a partir de maio de cada ano, de acordo com a Lei 12.007 de 29/07/2009.
• Demonstrativo de Valores Pagos: a partir de fevereiro de cada ano.
• Extrato Habitacional para Imposto de Renda: a partir de março de cada ano, de acordo com o calendário da Receita Federal. Para obter os extratos dos anos anteriores, solicite na sua agência de relacionamento CAIXA.

O Demonstrativo de Evolução pode ser emitido pelo App Habitação CAIXA, App CAIXA e Internet Banking CAIXA.

O Documento Descritivo de Crédito é emitido somente pelo Site Habitação Digital CAIXA.

Após a confirmação da liquidação do seu contrato pelo Aplicativo Habitação CAIXA (App), verifique se o Termo de Quitação está disponível no próprio aplicativo. Caso não esteja disponível, solicite pelos canais: App Habitação, WhatsApp CAIXA 0800 104 0 104 ou agência.

WP_T017 ‭[2]‬

sinistro Aviso de sinistro
Topo

Aviso de sinistro

O aviso de sinistro¸ seja por motivo de dano físico ao imóvel (DFI) ou na situação de morte ou invalidez permanente (MIP) de um dos titulares do contrato, pode ser realizado pelo telefone 0800 104 0104 ou 4004 0104, opção 4.

WP_T017 ‭[1]‬

obra Acompanhamento de obra
Topo

Informações do empreendimento e acompanhamento de evolução de obra

Se você é detentor de financiamento de imóvel em fase de construção, acesse o App Habitação CAIXA ou o App CAIXA e Internet Banking CAIXA para verificar as informações do Empreendimento, o cronograma com a data de todas as medições, acompanhar a evolução da obra e visualizar a situação dos 5 últimos encargos gerados no seu contrato.


servicos-contratoServiços por canal

Serviços por canal

Serviços
Aplicativo
Habitação CAIXA
Aplicativo CAIXA
Internet Banking
Site Habitação
Digital CAIXA
App
CAIXA
Tem
WhatsApp
0800 104 0104
Telefone
0800 104 0104
(capitais) ou
4004 0104
(demais regiões)
Agência
Prestação
Adesão ao Boleto Digital - - - - - -
Débito em Conta - - -
Informações do Empreendimento e Acompanhamento de Evolução de Obra - - - -
Amortização de Saldo Devedor com Recursos Próprios - - - -
Amortização de Saldo Devedor com Recursos FGTS - - - -
Pagamento de Parte da Prestação (Somente com FGTS) - - - -
Extrato do Contrato - - - - - -
Crédito com Pausa - - - - - -
Pausa Seguro-Desemprego - - - - - -
Pausa Estendida - - - - -
Pagamento Parcial de Prestação Pra Elas - - - - - -
Incorporação de Prestação em Atraso - - - - -
Alteração de Dados de Contato - - - -
Alteração da Data de Vencimento da Prestação - - -
Declaração de Quitação Anual de Débitos - - -
Demonstrativo de Valores Cobrados - - -
Extrato de Imposto de Renda - - -
Demonstrativo de Evolução - - - - -
Documento Descritivo de Crédito - - - - -
Aviso de Sinistro por Danos Físicos ao Imóvel (DFI) ou Morte e Invalidez Permanente (MIP) - - - - -
Liquidação Antecipada com Recursos Próprios - - -
Liquidação Antecipada com FGTS - - -
Termo de Quitação - - - -
Vendi meu imóvel - Liquidação por Interveniente Quitante - - - - -

WP_T038

Topo

São mais de 50 serviços para o seu contrato na palma da mão. Você pode reduzir o prazo ou o valor da prestação, utilizar o saldo do FGTS no seu financiamento, negociar dívidas e muito mais.

WP_T014

WP_T051

Outros produtos CAIXA

Cartões CAIXA

A CAIXA tem sempre um cartão perfeito para você.

Escolha agora o seu ›

Crédito CAIXA

Se você acredita que pode mais, a CAIXA acredita com você.

Veja as opções ›

CAIXA Investe

Informação de confiança para você investir

Saiba mais ›