WP_T015

Perguntas Frequentes sobre Ações Online

​                             

Logo Imagem ilustrativa de um balão conversa
diferenca Qual a diferença entre a compra direta de ações e o investimento em fundos de ações?

Qual a diferença entre a compra direta de ações e o investimento em fundos de ações?

Na compra direta de ações, o próprio investidor é o responsável tanto pela seleção dos ativos que compõem a carteira, quanto pela decisão do momento de comprar ou vender determinado papel. Já nos fundos de investimento em ações, tal responsabilidade fica a cargo do administrador do fundo.

cadastrar Como faço para me cadastrar no Ações Online Caixa? Quais são os pré-requisitos para cadastro?

Como faço para me cadastrar no Ações Online CAIXA?

Se você já é cliente CAIXA, basta acessar sua conta no Internet Banking, clicar na opção selecionar a opção "Home Broker", clicar em "Cadastre-se Agora" e seguir as instruções na tela para efetuar seu cadastro.

Passo 1:  Acesso - Acesse o Internet Banking CAIXA, clique em "Acesse sua conta" e, em seguida, clique em "Cadastre-se". Lembre-se que a assinatura eletrônica deve ser cadastrada pessoalmente em sua agência CAIXA.

Passo 2: Seleção da conta de liquidação - Escolha qual conta cadastrada em seu perfil do Internet Banking receberá os créditos e débitos relativos às suas negociações.

Passo 3: Dados cadastrais - Os dados apresentados devem ser confirmados, complementados e/ou atualizados. A renda e patrimônio deve ser maior que zero. Nos dados complementares, você marca se aceita ordens por procuração no futuro e só marque como pessoa vinculada se você trabalha na CAIXA, nas áreas GEINV, GEOTN, CELCC e os empregados atuantes na Sala de Ações, bem como seu cônjuge ou companheiro e filhos menores.

Passo 4: Assinatura - Durante a realização do cadastro, vão aparecer contratos, termos de ciência e outros documentos que devem ser assinados eletronicamente antes da finalização do processo de cadastramento.

Passo 5:Liberação do cadastro - Em até 2 dias úteis, o seu cadastro será liberado. A partir você pode acessar a qualquer momento a opção "Cadastro do Investidor" para consultar e alterar seu perfil. É muito importante manter suas informações sempre atualizadas.


WP_T034 ‭[28]‬

vinculada vinculada

O que é uma pessoa Vinculada?

Para fins de cadastro no Home Broker, é o empregado da CAIXA que trabalhe nas áreas nas áreas GEINV, GEOTN, CELCC e os empregados atuantes na Sala de Ações, bem como seu cônjuge ou companheiro e filhos menores.

Para fins de Oferta Pública, diferente da pessoa vinculada para o Home Broker, depende da definição constante no prospecto da oferta e pode ser mais abrangente.


o-que-fazer-ao-preencher-cadastro O que devo fazer se tiver dúvidas na hora de preencher meu cadastro?

O que devo fazer se tiver dúvidas na hora de preencher meu cadastro?

Não consigo passar para próximo passo, diz que está faltando dados: Todos os dados com marca * são de preenchimento obrigatório.

Não consigo alterar os dados: As principais informações de cadastro (por exemplo: Nome, CPF e Endereço) somente poderão ser corrigidas na Agência em que possuir a conta de liquidação.

Existem dados inconsistentes: Observe especialmente os campos Tipo do documento, Estado civil, Telefones, E-mail.

Tipo do documento: São documentos válidos com órgão emissor aceito para operações da B3, preferencialmente, o seu RG ou sua CNH.

Estado civil: Avalie se as informações do seu cadastro estão coerentes. Por exemplo, se é solteiro ou viúvo, não pode constar nome do cônjuge. Se no estado civil constar casado ou união estável, obrigatoriamente deve constar o nome do cônjuge no campo.

Telefones: excluir números em duplicidade e os números com formatação incorreta.

E-mail: Nos campos de meios de comunicação, é necessário incluir pelo menos um correio eletrônico válido.

Se ainda assim tiver dúvidas, procure a sua agência.

nao-consegue-acessar Fiz meu cadastro, mas não estou conseguindo acessar o serviço Ações Online Caixa. O que está acontecendo?

Fiz meu cadastro, mas não estou conseguindo acessar o serviço Ações Online CAIXA. O que está acontecendo?

Isso pode estar acontecendo por uma das seguintes situações:

- seu cadastro está em fase de processamento pelos nossos sistemas. Nesse caso, aguarde e-mail de confirmação do cadastro;

- seu cadastro está bloqueado por problemas de inconsistência. Nesse caso, entre em contato com sua agência para maiores esclarecimentos;

- seu cadastro está vencido. Siga os passos descritos na tela para efetuar sua atualização cadastral;

- há necessidade de assinatura de documento. Siga os passos descritos na tela para ler e assinar o documento;

- sua conta de liquidação não é mais válida. Siga os passos descritos na tela para substituir sua conta de liquidação.


porque-utilizar Por que utilizar o serviço Ações Online Caixa?

Por que utilizar o serviço Ações Online CAIXA?

Com o serviço de Ações Online da CAIXA você consegue operar com mais facilidade, usando recursos direto da sua conta corrente para investir, e tudo isso em tempo real. Ainda consegue consultar informações e acessar conteúdo especializado que ajudam você no momento de escolher os melhores investimentos e operações.


enviar-ordens Quando posso enviar minhas ordens para o Ações Online Caixa?

Quando posso enviar minhas ordens para o Ações Online CAIXA?

O serviço Ações Online CAIXA está disponível para operação 24 horas por dia. Basta acessá-lo por meio do Internet Banking CAIXA e investir. Ordens colocadas fora dos horários de negociação da B3 serão validadas na abertura do próximo pregão.


comprar-e-vender Como faço para comprar e vender ações pela internet?

Como faço para comprar e vender ações pela internet?

O primeiro passo é cadastrar-se no Ações Online CAIXA. Assim que seu cadastro for liberado, basta acessar o Internet Banking CAIXA e selecionar a opção Ações Online para começar a operar, ou baixar o Aplicativo. As opções Negociação ou Compra e Venda o levarão até a plataforma de negociação. Lá, você acompanha os preços dos ativos em tempo real pelo Painel de Cotações e também pode visualizar sua posição em custódia atualizada em Custódia .


valores-para-operar Quais são os valores máximo e mínimo para operar?

Quais são os valores máximo e mínimo para operar?

Não há valor mínimo para operar no Ações Online CAIXA. Mas no caso de compra existe um limite operacional máximo concedido e calculado com base no seu relacionamento com a CAIXA.


lote-padrao-e-lote-fracionario O que é Lote Padrão e Lote Fracionário?

O que é Lote Padrão e Lote Fracionário?

Lote Padrão é a quantidade de um ativo determinada pela Bolsa de Valores para negociação no mercado integral. Assim, neste mercado, as ordens devem ter quantidade equivalente à, no mínimo, o próprio lote padrão ou múltiplos inteiros do mesmo. Já o Lote Fracionário diz respeito à negociações de quantidades menores que um lote padrão.

As ordens colocadas em quantidades mistas, serão automaticamente divididas em duas pelo sistema de negociação do serviço Ações Online CAIXA.


enviar-ordens-start-stop Posso enviar ordens do tipo start/stop para comprar e vender ações?

Posso enviar ordens do tipo start/stop para comprar e vender ações?

É sim possível o envio de ordens do tipo start/stop com definição do preço de disparo pelo usuário através das ferramentas disponíveis no serviço de Ações Online CAIXA. Cabe mencionar, entretanto, que a CAIXA poderá, a seu exclusivo critério, restringir os ativos em que são permitidos envios de ordem do tipo start/stop.


vendas-a-descoberto É possível fazer vendas a descoberto pelo serviço Ações Online Caixa?

É possível fazer vendas a descoberto pelo serviço Ações Online CAIXA?

A realização de vendas de ativos que não fazem parte da carteira de clientes, chamadas vendas a descoberto não é permitida no Ações Online CAIXA. Somente é possível vender ativos em carteira ou a receber em D+0, D+1 ou D+2.


corretora-responsavel Qual é a corretora responsável pela execução das ordens?

Qual é a corretora responsável pela execução das ordens?

As ordens de compra e venda, enviadas por meio do serviço Ações Online CAIXA, serão executadas por sociedades corretoras, membros da B3, contratadas pela CAIXA, especificamente para este fim. Na tela de acompanhamento de ordens, é possível consultar qual a corretora responsável pela execução da ordem enviada.


calculo-limite-operacional-compras-vendas Como é calculado o limite operacional para as compras e vendas realizadas via Ações Online Caixa?

Como é calculado o limite operacional para as compras e vendas realizadas via Ações Online CAIXA?

O limite financeiro é calculado com base no relacionamento do cliente com a CAIXA. A fórmula é composta da soma de um percentual das aplicações financeiras e saldos em conta corrente e poupança que você mantem junto à CAIXA.


custos-para-cadastrar-e-operar Quais são os custos para se cadastrar e operar no Ações Online Caixa? Quais taxas incidem sobre os investimentos em ações?

Quais são os custos para se cadastrar e operar no Ações Online CAIXA? Quais taxas incidem sobre os investimentos em ações?

Para se cadastrar e continuar com o seu perfil de investidor no serviço Ações Online CAIXA não há nenhum custo. Você paga apenas a taxa de corretagem nas operações realizadas e a taxa de custódia pela manutenção de títulos e valores mobiliários em carteira. Após 48 meses sem movimentação ou sem posição na conta de custódia, a B3 cobra uma taxa de inatividade mensalmente. Caso o cliente queira inativar a conta de custódia para evitar esta cobrança registrar essa opção no serviço Ações Online CAIXA, por meio do Internet Banking ou do Aplicativo, selecionar Home Broker, Cadastro do Investidor e selecionar Inativar Conta de Custódia.

Já sobre os investimentos em ações, as taxas existentes são: taxa de custódia, taxa de corretagem e emolumentos da B3. Também há o Imposto sobre Renda Retido na Fonte e, eventualmente, o Imposto de Renda, que incide sobre o ganho real líquido dos investimentos em ações.

site-com-problemas Tentei enviar ordens pelo serviço Ações Online Caixa, mas o site está com problemas. Como devo proceder para enviar minhas ordens?

Tentei enviar ordens pelo serviço Ações Online CAIXA, mas o site está com problemas. Como devo proceder para enviar minhas ordens?

O Internet Banking CAIXA e o sistema que dá suporte ao serviço Ações Online estão sujeitos a instabilidades de comunicação, podendo impedir, em caráter temporário, o envio de ordens pela internet. Nestes casos as ordens poderão ser transmitidas por meio da nossa mesa de operações, pelos telefones:

  • 4004 0 104 para as capitais e regiões metropolitanas.
  • 0800 104 0 104 para as demais regiões do Brasil.

Selecione a opção "Conta Corrente, Poupança" e, em seguida, "Operações em Bolsa de Valores e Tesouro Direto".


cancelamento-de-ordem Qualquer ordem transmitida à BM&FBovespa pode ter seu cancelamento solicitado

Qualquer ordem transmitida à B3 pode ter seu cancelamento solicitado?

Qualquer ordem transmitida à B3 pode ter seu cancelamento solicitado, desde que ainda não tenha sido executada. Porém, tal procedimento não assegura a efetiva anulação da ordem, uma vez que as informações trafegam por meio da Internet e estão sujeitas a atrasos e outros problemas de comunicação.


creditos-e-debitos Como são feitos os créditos e débitos das operações realizadas?

Como são feitos os créditos e débitos das operações realizadas?

Todos os créditos e débitos relativos às operações de compra e venda de ações são realizados automaticamente em sua conta corrente da CAIXA, cadastrada como conta de liquidação para operações com ações. A liquidação financeira ocorre no 2º dia útil após a operação (D+2) e equivale ao valor líquido de sua nota de corretagem. Proventos em dinheiro também são automaticamente creditados em sua conta de liquidação.

transferir-custodia Já possuo ações. Como faço para transferir minha custódia para a Caixa?

Já possuo ações. Como faço para transferir minha custódia para a CAIXA?

Você precisa já estar cadastrado no serviço Ações Online CAIXA. A solicitação de transferência deve ser encaminhada para a corretora, que é a sua atual Agente de Custódia.


WP_T034 ‭[19]‬

sistema-indisponivel Após efetivar uma reserva recebi a mensagem “Sistema Indisponível”. O que devo fazer?

​Após efetivar uma reserva recebi a mensagem “Sistema Indisponível”. O que devo fazer?

Confira se a reserva foi efetivada ou se está pendente no relatório por meio do Home Broker > Ofertas Públicas > Ofertas Efetivadas.

Se a situação da Oferta está como “Pendente de Envio CBLC”, significa que será enviado para B3.

WP_T034 ‭[24]‬

valor-maior Cliente já possui uma Reserva e quer reservar um valor maior. O que fazer?

​Cliente já possui uma Reserva e quer reservar um valor maior. O que fazer?

Uma segunda Reserva, se soma com a primeira. Dessa forma, o cliente deve efetivar nova reserva com a diferença do valor, em relação ao total que ele gostaria de participar. Exemplo se após o cliente reservar R$ 10.000,00, desejar participar com R$ 20.000, deve fazer nova reserva, em valor de R$ 10.000, totalizando 2 reservas no valor total de R$ 20.000.

WP_T034 ‭[23]‬

rejeitado-cblc Cliente solicitou uma segunda reserva e está com a situação “Rejeitado CBLC”. O que fazer?

​Cliente solicitou uma segunda reserva e está com a situação “Rejeitado CBLC”. O que fazer?

Verifique o motivo da rejeição no Home Broker > Ofertas Públicas > Ofertas Efetivadas. O mais provável é que o cliente tenha na segunda reserva, tentar adquirir a Oferta em modalidade diferente da primeira, com modalidades que concorrem entre si. Por exemplo, um cliente não pode ser vinculado e não vinculado ao mesmo tempo. E, dessa forma, uma das duas reservas será considerada rejeitada na B3.

WP_T034 ‭[21]‬

cancelar-reserva É possível cancelar uma Reserva de Oferta Pública?

​É possível cancelar uma Reserva de Oferta Pública?

As reservas são irretratáveis, conforme a Resolução da CVM e o Prospecto da Oferta, a CAIXA não tem gestão sobre o cancelamento de ofertas. Por isso são necessários cuidado, atenção e diligência no momento efetuar a reserva.

Contudo, caso a reserva não tenha sido enviada para a Bolsa, apresentando status Pendente de Envio CBLC, pode ser manifestado o interesse no cancelamento por meio do Ações Online CAIXA. Atentamos ainda que o débito na data de liquidação é incondicional, mesmo não haja saldo, o débito é efetivado e a conta, nesse caso, pode ficar negativa.

WP_T034 ‭[29]‬

O que ocorre no dia da liquidação, caso não tenha o saldo em conta?

Os débitos vinculados a Ofertas Públicas são incondicionais, ou seja, o débito será efetivo na conta dele ainda que não haja saldo. E, dessa forma, o débito utilizará todo o saldo disponível, além cancelar sua conta, gerará as respectivas tarifas de Adiantamento a Depositantes.


WP_T034 ‭[20]‬

possui-reservas Não sei se meu cliente possui reservas, como confirmar?

​Não sei se meu cliente possui reservas, como confirmar?

Verifique por meio do  Home Broker > Ofertas Públicas > Ofertas Efetivadas   se conta alguma reserva. Se a situação da Oferta está como “Pendente de Envio CBLC”, significa que será enviado para B3.

WP_T034 ‭[26]‬

dia-liquidacao O que ocorre no dia da liquidação, caso o cliente não tenha o saldo em conta?

​O que ocorre no dia da liquidação, caso o cliente não tenha o saldo em conta?

Os débitos vinculados a Ofertas Públicas são incondicionais, ou seja, o débito será efetivo na conta dele ainda que não haja saldo. E, dessa forma, o débito utilizará todo o saldo disponível, além de entrar em CA e gerará as respectivas tarifas de Adiantamento a Depositantes.

WP_T034 ‭[25]‬

ativos Quais ativos são negociados no ambiente de negociação CAIXA?

​Quais ativos são negociados no ambiente de negociação CAIXA?

• Renda Variável, no mercado à Vista;
• Fundo de Investimento Imobiliário listados em Bolsa.

WP_T034 ‭[22]‬

limite Qual o Limite para operar em Home Broker?

​Qual o Limite para operar em Home Broker?

• Valor em conta corrente de liquidação;
• Porcentagem dos Investimentos tais como fundos de investimentos associados à conta corrente de liquidação.

WP_T034 ‭[27]‬

​Quais as principais trilhas de auditoria que a plataforma dispõe?

A plataforma de negociação da CAIXA (Home Broker) possui diversas trilhas de auditoria das principais informações e dados do sistema. Dentre essas trilhas de auditoria, destacam-se as informações de conexão (registros de entrada e saída), de cadastro (inclusão e alteração de dados cadastrais, termos, aceites e questionários) e de ordens e negociação (inclusão, alteração, cancelamento, envio de ofertas e retorno da B3, identificação do IP de origem de ofertas).

WP_T034 ‭[18]‬

Esta instituição é aderente ao código ANBIMA de regulação e melhores práticas para atividade de distribuição de produtos de investimento no varejo.

Toda transmissão de ordem pela internet está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas.

Trata-se de uma modalidade de investimento de perfil arrojado que não conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito - FGC.

A instituição é remunerada pela distribuição do produto. Para maiores detalhes, clique aqui

WP_T038

Topo

A CAIXA com você em qualquer hora ou lugar. Veja seu extrato, faça Pix, transferências e pagamentos de forma prática e fácil pelo seu celular.

WP_T030

Outros produtos Caixa

Crédito CAIXA

Se você acredita que pode mais, a CAIXA acredita com você.

Veja as opções ›

Casa própria

Venha para a CAIXA e a realize o sonho da casa própria.

Compre sua casa própria ›

Cartões CAIXA

A CAIXA tem sempre um cartão perfeito para você.

Escolha agora o seu ›

Contas CAIXA

As contas CAIXA têm as melhores tarifas do mercado.

Abra sua conta ›