WP_T026

Riscos envolvidos

​Saiba mais sobre os riscos e descubra se o mercado de ações combina com o seu perfil investidor.

introducao Introdução
Topo

Introdução

O mercado de renda variável não tem previsibilidade. Os preços dos ativos variam de acordo com as condições do mercado nacional e internacional e não é possível definir de quanto será o retorno ou, sequer, se haverá retorno.

No entanto, geralmente, o risco é proporcional ao retorno. Por exemplo: o ganho da renda fixa usualmente é menor, no que se refere à capacidade máxima, do que o retorno de renda variável. E o risco é menor, pois você já sabe o quanto sua aplicação vai render. Já na renda variável, o retorno depende da diferença entre o preço de compra e de venda, que pode ser negativo ou positivo. A capacidade máxima de retorno é muito mais alta. Ou seja: com o risco maior, o retorno tem um prêmio potencialmente maior.​

Por isso, antes de investir no mercado de ações, certifique-se de que você está disposto a correr riscos com o objetivo de obter a máxima rentabilidade possível. Essas operações são para investidores com perfil agressivo, que não se preocupam com flutuações momentâneas do mercado e visualizam compensações a longo prazo.


Conheça os riscos de mercado

riscos-de-mercado Riscos de mercado
Topo

Riscos de mercado

Risco sistêmico:

Atinge o mercado como todo. São condições macroeconômicas adversas, por exemplo: uma crise financeira internacional.

Risco não sistêmico:

Atinge uma empresa em especial ou um segmento de atuação. Por exemplo: má gestão, risco operacional em uma operação importante ou dificuldades de setores específicos. Os problemas deixam os investidores inseguros quanto à capacidade da empresa de gerar valor financeiro e sustentar um preço de mercado ideal para o investimento.


riscos-do-negocio Riscos do negócio
Topo

Riscos do negócio

Risco de crédito

É a incapacidade de uma das partes envolvidas no negócio de honrar com seu compromisso.

Risco de liquidez

Dificuldade de negociação de um determinado ativo. Você pode não conseguir realizar sua estratégia de venda em um momento adequado ou por um preço oportuno.

​Risco operacional

Qualquer etapa em que os processos operacionais, ou a ausência deles, possa gerar prejuízo. De um erro ao digitar um preço de compra à ausência de procedimentos emergenciais para contorno de uma falha.


Riscos da internet

riscos-da-internet Internet Banking Caixa
Topo

Internet Banking Caixa

Toda transmissão de ordem por meio digital está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. 

Além disso, vale ressaltar a importância da correta utilização, guarda e sigilo da sua senha de acesso ao Internet Banking Caixa e da assinatura eletrônica. Esses dados são de escolha e responsabilidade do cliente. A Caixa não se responsabiliza por prejuízos decorrentes da má utilização dessas informações.


WP_T034

Esta instituição é aderente ao código ANBIMA de regulação e melhores práticas para atividade de distribuição de produtos de investimento no varejo.

Toda transmissão de ordem pela internet está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas.

Trata-se de uma modalidade de investimento de perfil arrojado que não conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito - FGC.

A instituição é remunerada pela distribuição do produto. Para maiores detalhes, clique aqui

WP_T030

Outros produtos Caixa

Crédito CAIXA

Se você acredita que pode mais, a CAIXA acredita com você.

Veja as opções ›

Casa própria

Venha para a CAIXA e a realize o sonho da casa própria.

Compre sua casa própria ›

Cartões CAIXA

A CAIXA tem sempre um cartão perfeito para você.

Escolha agora o seu ›

Contas CAIXA

As contas CAIXA têm as melhores tarifas do mercado.

Abra sua conta ›