O programa passará por uma transição gradativa entre a modalidade atual (Auxílio Gás) e o novo formato (Programa Gás do Povo).
A primeira etapa de disponibilização dos vales recargas ocorrerá em 24 de novembro, para os municípios selecionados abaixo e até março, a previsão é que todos os demais locais sejam contemplados.
Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Salvador/BA, São Paulo/SP e Teresina/PI.
A partir da seleção das famílias pelo MDS, o beneficiário responsável poderá ter acesso ao vale recarga, para troca do botijão de gás de cozinha (GLP) diretamente nas revendas credenciadas ao programa, mais próximas de sua moradia, sem intermediários.
A gratuidade será concedida no momento da compra da recarga, mediante validação eletrônica na revenda habilitada, que pode ser com:
- Cartão com chip do Bolsa Família;
- Cartão de débito de conta CAIXA;
- CPF e código de validação que será enviado ao celular cadastrado.
A recarga do seu botijão é gratuita, mas atenção, pode haver cobrança para entrega na residência ou se a família não disponibilizar vasilhame vazio no momento da troca.