WP_T026 ID991

CAIXA Asset

Conheça a CAIXA Asset

WP_T017 ID4069

oque O que é
Topo

O que é

Sobre a Companhia

A CAIXA Asset é o braço de gestão de fundos de investimento do conglomerado CAIXA 


Capital Social

A CAIXA detém 100% do capital social da CAIXA Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.


Conheça os Fundos de Investimento Geridos pela CAIXA Asset


Download de documentos


AMBIMA-autorregulacao.jpgAMBIMA-Gestao-de-Recursos-Permanente.jpg

WP_T017-ID4761

transparencia Transparência
Topo

Transparência

Auditoria

2024

2023

2022



Controles Internos


Execução da Estratégia Corporativa


Fatos Relevantes e Comunicados ao Mercado

2023

2022

2021



Gerenciamento de Riscos



Governança


Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa CAIXA Asset


Relatório Integrado


Reuniões do Conselho de Administração

2024

2023

2022

2021



Reuniões da Assembleia Geral


2022

2021



Políticas


Contratações e Aquisições de Bens


Fundos Relacionados Ambiental, Social e Governança | ASG


Fundo de Investimento Sustentável – IS | ASG


Remuneração

WP_T019

Topo

WP_T017-4438

WP_T017-4432

gov-corp Governança Corporativa
Topo

Governança Corporativa

​Composta pelo Conselho de Administração, Diretoria Colegiada, Comitê de Riscos e de Capital e Conselho Fiscal. Nos termos do Estatuto Social, compartilha o Comitê de Auditoria e o Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração com a Controladora CAIXA.

WP_T017 ‭[4]‬

administracao Conselho de administração
Topo

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o órgão de decisão colegiada e de orientação geral dos negócios da CAIXA ASSET, responsável por definir diretrizes, objetivos, por monitorar e avaliar os resultados da Companhia.

Regimento Interno do Conselho de Administração

WP_T043 ‭[1]‬

Topo

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciano – Padre Saboia de Medeiros (FEI-SP) e pós-graduado em Desenvolvimento Gerencial pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Natural de Rio Branco - Acre, tem 25 anos de experiência no mercado financeiro, iniciou sua trajetória profissional na Caixa Econômica Federal em 2001, por meio de programa trainee, ocupou todas as posições Gerenciais na Matriz da Empresa, nas áreas de produtos e finanças, com destaque para atuação como Superintendente Nacional de Administração Financeira de 2017 a outubro de 2021, tendo conduzido importantes projetos, como implantação do SPB e PIX.

Atualmente está à frente da Diretoria de Negócios do Atacado da CAIXA, sendo responsável pelos Produtos e Serviços de Cash, crédito Atacado e Tesouraria bancária.


Em 13 de outubro de 2023, tomou posse como membro do Conselho de Administração da CAIXA ASSET.

Em 22 de dezembro de 2023, foi designado Presidente do Conselho de Administração da CAIXA ASSET.

WP_T043-105

Topo

​Secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Ministério do Planejamento e Orçamento. PhD pela Universidade de Maastricht (Holanda), Doutora em Direito e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil) e Mestre em Comércio Internacional pela Universidade Complutense de Madri (Espanha).

Advogada, com mais de 17 anos de vasta experiência em organismos multilaterais, negociações comerciais bilaterais e regionais, contenciosos comerciais internacionais e política comercial. Fundadora da Women Inside Trade (WIT), ONG internacional de mulheres profissionais do comércio internacional presente em diversos países. É Professora Adjunta da Universidade Americana Washington College of Law (AUWCL). Já atuou como membro do Comitê do Setor Privado da Câmara de Comércio Exterior (CONEX/CAMEX), como Chefe de Comércio Internacional e Práticas Regulatórias de Bens da Coalizão Interamericana para a Convergência Regulatória do Setor de Dispositivos Médicos, além de membro do Hub de Pesquisadores em Gênero da Organização Mundial do Comércio.

Em 2 de outubro de 2023, tomou posse como membro do Conselho de Administração da CAIXA ASSET.

Em 22 de dezembro de 2023, foi designada vice-Presidente do Conselho de Administração da CAIXA ASSET.

WP_T043-100

Topo

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte - UFRN (1992) e em Direito pela Universidade de Brasília - Unb (2000). Tem Especialização em Direito Processual Tributário pela Unb (2008), Cursou Altos Estudos de Defesa na Escola Superior de Guerra - ESG (2020) e é Mestre em Direito, Políticas Públicas, Estado e Desenvolvimento, no Centro de Estudos Universitários De Brasília - CEUB. 

Auditora-Fiscal da Receita Federal Do Brasil (RFB) desde 1995. No órgão, exerceu atividades de Coordenadora-Operacional de Fiscalização, Coordenadora de Normas Gerais, Contribuições Previdenciárias e Disseminação da Legislação, na Coordenação - Geral de Tributação e Coordenadora Geral de Programação e Estudos.

Foi Conselheira e Presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF. Atualmente ocupa o cargo de Subsecretária-Geral da Receita Federal do Brasil. 

Em 31 de agosto de 2023, tomou posse como membro do Conselho de Administração da CAIXA ASSET. 

WP_T043-88

Topo

Doutoranda e Mestra em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. 

Vice-Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), carreira que integra desde 2008. Ministra cursos para gestores públicos na ENAP (Escola Nacional de Administração Pública). Pesquisadora e docente na área de concentração "Política e instituições”. Na França, foi consultora da OCDE (Organization for Economic Cooperation and Development) na área de governo digital, na Diretoria de Gestão Pública, e participou de treinamento na temática do combate à corrupção na Ecole Nationale d’Administration (ENA). 

Como gestora pública federal, foi chefe de gabinete do Presidente da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e trabalhou com políticas sociais e elaboração normativa no Gabinete Presidencial, na Casa Civil da Presidência da República, no Ministério da Educação, da Justiça, da Economia e na Prefeitura Municipal de São Paulo. 

Trabalhou com políticas antitruste no CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). 

Atualmente, é Secretária Adjunta Extraordinária para a Transformação do Estado no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Em 31 de agosto de 2023, tomou posse como membro do Conselho de Administração da CAIXA ASSET.

WP_T043-89

Topo

​Mestre e Doutor em Estratégia, Pesquisador no Programa de Pós-Doutorado no Instituto Politécnico de Leiria em Portugal, Julio Volpp é o Vice-Presidente da Rede de Varejo da CAIXA. Executivo com mais de 20 anos de experiência no setor financeiro, mais especificamente em banco de varejo, exerceu diversas posições de liderança do time comercial e de estratégia para clientes, produtos e ecossistema de pagamentos, já tendo atuado como Diretor de Rede e de Clientes e Vice-Presidente de Produtos de Varejona CAIXA e CEO da CAIXA Cartões. Atualmente é responsável pela gestão do atendimento e relacionamento com os clientes do varejo, estabelecendo a estratégia de canais e a gestão da adimplência da CAIXA. Também é Conselheiro de Administração da CAIXA Pré-Pagos S.A.

Em 22 de setembro de 2023, tomou posse como membro do Conselho de Administração da CAIXA ASSET.

WP_T043 ‭[7]‬

Topo

Bacharel em Administração, MBA em Direção Estratégica de Empresas, Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental e Conselheiro de Empresas, Certificado.

Atuou por 25 anos no mercado financeiro, em instituições bancárias de grande porte. Há 27 anos é empresário e consultor empresarial nas áreas de marketing, estratégia, modelagem de negócios, planejamento, educação corporativa e mentor de gestores e executivos para alta performance de resultados e sustentabilidade organizacional. Consultor Credenciado do Sebrae Nacional há 18 anos, com forte atuação nas atividades de desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas Brasileiras. Há 20 anos atua no segmento do Ensino Superior Brasileiro, tendo exercido cargos em Faculdades, Centros Universitários e Universidades.

Em 1º de fevereiro de 2024, tomou posse como Conselheiro Independente do Conselho de Administração da CAIXA ASSET.

WP_T017 ‭[5]‬

colegiada Diretoria colegiada
Topo

Diretoria Colegiada

​A Diretoria Colegiada é o órgão executivo de administração e representação da CAIXA ASSET, cabendo-lhe assegurar o funcionamento regular da Companhia em conformidade com a orientação geral traçada pelo Conselho de Administração.

Regimento Interno da Diretoria Colegiada

WP_T043-77

Topo

Possui mais de 18 anos de experiência na Caixa Econômica Federal, desempenhando papéis destacados nas áreas comercial, financeira e habitacional. Demonstra expertise em negociação e relacionamento com clientes globais e locais, além de sólido background em planejamento financeiro e estruturação de operações. Reconhecido como agente de mudanças, liderou várias iniciativas de transformação estrutural.

É Master of Business Administration em Economia e Gestão Empresarial pela UFRJ e atuou como CEO da Caixa Capitalização, uma joint venture do mercado financeiro iniciada em julho de 2021. Sob sua liderança, a equipe alcançou o recorde de vendas de títulos de capitalização em mais de 160 anos da história da CAIXA, resultando no reconhecimento da Companhia como a 3ª melhor na categoria capitalização no prêmio Estadão Finanças Mais, em 2021. Este feito foi conquistado em apenas 17 meses, levando a empresa a fechar o ano de 2022 com um faturamento próximo a 1 bilhão. Na posição de executivo responsável, conduziu estratégias de vendas, ampliação da capilaridade regional, Governança e melhoria da margem, com constante foco na redução de custos.

Em 28 de dezembro de 2023, tomou posse como Diretor-Presidente da CAIXA ASSET.


WP_T043 ‭[2]‬

Topo

Natural de Piraju/SP, empregado de carreira da CAIXA há mais de 15 anos. Foi Diretor Financeiro da Caixa Vida e Previdência, responsável por mais de R$ 154 bilhões em reservas de previdência e R$ 36 bilhões de faturamento, atingindo lucro líquido de R$ 1,7 bilhão no período. Na VP Atacado da CAIXA, atuou como Superintendente Nacional do Banco de Investimento, coordenou o grupo de trabalho para implantação da CAIXA ASSET, e integrou a equipe do IPO da Caixa Seguridade, com uma demanda 124% maior que a oferta de R$ 5 bilhões e mais de 150 mil investidores pessoas físicas. 

Trabalhou na Caixa Seguridade, atuando como Superintendente Nacional na área Comercial e de Produtos, participou do M&A da companhia, com a reestruturação do balcão de seguros da CAIXA, aumentando a participação societária nas joint ventures e criação de corretora própria, além da negociação de parcerias estratégicas com a CNP para ramos de vida, prestamista e previdência, Tokio Marine para os ramos habitacional e residencial e Icatu para o ramo de capitalização, que totalizaram R$ 9,8 bilhões. Durante sua trajetória na CAIXA também desempenhou funções como Gerente Nacional de Controladoria da CAIXA ASSET, Gerente Executivo de Orçamento na Diretoria de Marketing da CAIXA, Gerente Executivo na VP Governo, Coordenador na VP Rede de Varejo e Coordenador na Diretoria de Canais da CAIXA.

Possui graduação em Engenharia Civil e em Ciências Contábeis, Mestrado em Economia pelo IDP Brasília e em Finanças pela Sorbonne Université Paris 1 Panthéon, além de MBA em Gestão Estratégica pela USP. Profissional Certificado ANBIMA CGA, Planejador Financeiro CFP® e Especialista em Investimento ANBIMA CEA. Atualmente é Doutorando em Ciências Contábeis na FUCAPE Business School.

Em 05 de março de 2024, tomou posse como Diretor Executivo da Diretoria Gestão Fundos de Investimento da CAIXA ASSET.

WP_T043-90

Topo

Bacharel em Ciências Econômicas (PUC-CAMPINAS), Pós-graduado em Economia Financeira(UNICAMP), Certificação CFP – Certified Financial Planner (PLANEJAR). Realizou em 2019 uma imersão em Inovação no Vale do Silício, EUA.

Atua na área financeira desde 2008, sendo responsável pela área comercial de fundos de investimento da CAIXA e posteriormente da CAIXA ASSET.

Possui 15 anos de experiência no mercado financeiro, todos dedicados ao relacionamento com grandes investidores de fundos de investimento da CAIXA. Já atuou no como officer de relacionamento de clientes Institucionais e Corporate dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro com carteira comercial superior a R$ 20 bilhões de AuM. Na sequência, assumiu a estratégia de colocação de fundos de investimento em âmbito nacional, liderando a implementação da atuação digital da área. Em 2021 assumiu como head de relacionamento e distribuição da CAIXA ASSET.

Em 13 de janeiro de 2024, tomou posse como Diretor Executivo Interino da Diretoria de Distribuição e Produto da CAIXA Asset.

WP_T043 ‭[8]‬

Topo

Com mais de 20 anos de experiência no setor financeiro, trabalhou na Caixa Econômica Federal (CAIXA) entre 2001 e 2010 nas áreas de Serviços Delegados, Fundos de Governo e Petróleo e Gás, participando da implantação de programas de transferência direta de renda e na gestão de fundos sociais e ambientais do Governo Federal. Ingressou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES em 2010, tendo ocupado posições de destaque nas áreas de gestão pública e socioambiental, desestatização e relações com investidores.

Retornou à CAIXA em 2022, onde foi Vice-Presidente de Sustentabilidade e Empreendedorismo da CAIXA e de Vice-Presidente de Logística, Operações e Segurança da CAIXA.

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é Especialista em Finanças pelo IBMEC/RJ, Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e pela Technische Universität Braunschweig, e Mestre em Gestão para Competitividade – linha Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).

Em 23 de fevereiro de 2024, tomou posse como Diretora Executiva da Diretoria de Riscos, Governança, Integridade e Compliance da CAIXA ASSET.

WP_T017 ‭[7]‬

comite-riscos-capital Comitê de Riscos e de Capital
Topo

Comitê de Riscos e de Capital

​O Comitê de Riscos e de Capital é órgão colegiado de caráter deliberativo e de assessoramento ao Conselho de Administração, obedecendo às disposições legais e ao previsto em seu Regimento Interno

Regimento Interno do Comitê de Riscos e de Capital

WP_T017 ‭[6]‬

fiscal Conselho fiscal
Topo

Conselho Fiscal

​O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização da CAIXA ASSET, que acompanha e verifica a ação dos Administradores e o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários.

Regimento Interno do Conselho FIscal

WP_T043 ‭[3]‬

Topo

Mestre em Economia do Setor Público pela UnB e bacharel em Engenharia pela UFMG. É Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional onde atua como Coordenador-geral de Estudos Econômico-Fiscais.

Em 29 de abril de 2022, foi eleito como membro titular do Conselho Fiscal da CAIXA ASSET. 

Em 12 de maio de 2022, foi designado presidente do Conselho Fiscal da CAIXA ASSET. 

Em 04 de agosto de 2023, foi reconduzido ao cargo de membro titular do Conselho Fiscal da CAIXA ASSET

WP_T043 ‭[4]‬

Topo

Exerceu a função de Conselheiro Fiscal em diversas empresas do conglomerado Banco do Brasil, Petrobras, além de empresas públicas como a Codevasf e a CPRM. Ingressou como analista de finanças e controle na Secretaria do Tesouro Nacional em 1998, onde atualmente é Coordenador de Estudos Econômico-Fiscais. Bacharel e Mestre em Economia pela Universidade de Brasília. 

Em 29 de abril de 2022, foi eleito como membro suplente do Conselheiro Fiscal Pedro Ivo Ferreira de Souza Júnior, no Conselho Fiscal da CAIXA Asset. 

Em 04 de agosto de 2023, foi reconduzido ao cargo de membro suplente do Conselheiro Fiscal Pedro Ivo Ferreira de Souza Júnior, no Conselho Fiscal da CAIXA Asset.

WP_T043-95

Topo

Natural de Campina Grande, na Paraíba, a advogada, pós-graduada em gestão da qualidade e produtividade, possui larga experiência em governança de empresas públicas e formação de líderes em mais de 35 anos de gestão estratégica na CAIXA, FINEP e FUNCEF.

Em 18 de janeiro de 2024, foi eleita como membro titular do Conselho Fiscal da CAIXA ASSET.

WP_T043-106

Topo

Natural de Nova Friburgo/RJ, atua há mais de dezenove anos na CAIXA.

Exerceu diversos cargos de gestão, destacando-se como Gerente Nacional de Programas Habitacionais, Consultor da Diretoria de Reestruturação de Operações de Grandes Clientes, Consultor da Vice-Presidência de Habitação, Superintendente Nacional de Habitação Rural e Entidades Urbanas e Superintendência Nacional da Rede Executiva Habitação.

Em 18 de novembro de 2020, tomou posse como Diretor Executivo da Caixa Econômica Federal.

Desde 2020 é Vice-Presidente da ABECIP e membro titular do Conselho Curador do FGTS.

Em 21 de setembro de 2023, foi eleito como membro suplente do Conselheiro Fiscal Angelo Miguel de Barros, no Conselho Fiscal da CAIXA Asset.


WP_T043 ‭[5]‬

Topo

​Graduada em História e Bacharel em Direito, ambas pela Universidade de Brasília, possui especialização em Direito Legislativo, pelo Instituto Legislativo Brasileiro, e em Direitos Humanos, pela Universidade de Coimbra/Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

Profissionalmente, atuou, de 1992 a 1996, como Técnica Judiciária no Tribunal Regional do Trabalho e como Assessora de Gabinete na 13ª Vara Federal no Distrito Federal. Em 1996 assumiu como Analista Judiciária da carreira do Superior Tribunal de Justiça, atuando como Assessora de Gabinete de Ministro até 2004. De 2004 a 2022, esteve cedida ao Senado Federal, onde foi Assessora Titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Assessora coordenadora de equipes de Comissões Parlamentares de Inquéritos, Assessora Titular no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e Assessora da bancada do governo na Comissão de Impeachment, em 2016.

Atualmente, desde janeiro de 2023 exerce o cargo de Secretária-Executiva Adjunta da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Em 30 de agosto de 2023, foi eleita como membro titular do Conselho Fiscal da CAIXA ASSET.

WP_T043 ‭[6]‬

Topo

​Economista, Especialista em Desenvolvimento Local e Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental.

Foi assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Professor Universitário, membro do Conselho de Administração do BRB (Banco Regional de Brasília) e atuou na direção de ONGs e em colaboração com organismos internacionais na elaboração e avaliação de políticas públicas. Atualmente, é Assessor Especial do Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República.

Em 21 de setembro de 2023, foi eleito como membro suplente da Conselheira Fiscal Tânia Maria de Oliveira, no Conselho Fiscal da CAIXA ASSET.

WP_T017 ‭[2]‬

licitacoes Licitações
Topo

Licitações

Informações sobre avisos e download dos respectivos editais de licitações referentes a pregão eletrônico e outras modalidades de licitação, ou resultados dos processos licitatórios estão disponíveis no site http://www.licitacoes.caixa.gov.br/


Regulamento de Licitações e Contratos da CAIXA

WP_T017 ‭[3]‬

denuncias Denúncias
Topo

Denúncias de práticas antiéticas ou ilegais

As denúncias feitas por este canal são tratadas pela Aliant, empresa externa e independente, que averiguará, de forma sigilosa, o que foi relatado.

Para denunciar, acesse http://www.caixa.gov.br/denuncia


WP_T017 ‭[1]‬

comunicacao Comunicação
Topo

Comunicação

​Sede: Av. Paulista, nº 750 - 7º e 8º andares, Bela Vista. São Paulo, SP
CEP: 01.310-100

​Presidência da CAIXA Asset
​✉ ditvm@caixa.gov.br​Telefone: (11) 3572-4552
Diretoria Distribuição e Produto 
​✉ didip@caixa.gov.br​Telefone: (11) 3572-4600
​Diretoria Gestão Fundos de Investimento
​✉ diter@caixa.gov.br​Telefone: (11) 3572-4420

WP_T038

Topo

A CAIXA com você em qualquer hora ou lugar. Veja seu extrato, faça Pix, transferências e pagamentos de forma prática e fácil pelo seu celular.

WP_T014