CAIXA › Pix CAIXA › Perguntas frequentes Pix
Saiba mais sobre o Pix
Pix é um novo meio de pagamentos do Banco Central que permite a realização de transferências e pagamentos de valores financeiros em tempo real, 24h por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano. Com o Pix, o dinheiro cai na hora! Pix também é o nome da própria transação.
Não. Para enviar ou receber um Pix, você precisa ter uma conta bancária. Porém, para deixar tudo mais fácil, você pode cadastrar uma chave Pix, que é um código que você utilizará durante as suas transações. A chave Pix pode ser seu CPF, telefone celular, e-mail, chave aleatória ou um QR Code (parecido com um código de barras). Você cadastra suas chaves Pix no aplicativo CAIXA ou CAIXA Tem ou no Internet Banking CAIXA pelo computador.
A chave Pix é um código que torna o processo de enviar e receber dinheiro muito mais fácil. Para enviar ou receber dinheiro, não será mais necessário informar todos os dados da conta. Basta informar a chave Pix cadastrada! A chave Pix pode ser seu CPF, telefone celular, e-mail, chave aleatória ou um QR Code (parecido com um código de barras). A chave aleatória é gerada automaticamente pela CAIXA, seguindo as regras do Banco Central.
Não. A chave Pix não é obrigatória. Porém, para receber um Pix de forma simplificada sem utilizar todos os seus dados bancários, você precisa ter a chave Pix cadastrada. A chave Pix pode ser seu CPF, telefone celular, e-mail, chave aleatória ou um QR Code (parecido com um código de barras). Você pode cadastrar uma chave Pix nos aplicativos CAIXA e CAIXA Tem, no Internet Banking, no caixa eletrônico ou na Central de Atendimento pelos números 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-104-0104 (demais regiões). A chave Pix também pode ser cadastrada em qualquer agência.
O Pix está disponível para todos! Você pode realizar transferências e pagamentos para pessoas físicas, empresas e entes governamentais, assim como receber transações. É fácil e rápido!
Sim, fique tranquilo. O Pix é tão seguro como fazer um TED ou DOC. As transações Pix são criptografas e possuem camada de segurança nos dados de autenticação. Além disso, as informações pessoais dos clientes também estão protegidas pela Lei do Sigilo Bancário e pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Sim. A devolução é uma funcionalidade disponível no Pix, desde que iniciada por quem recebeu o dinheiro, dentro do período de 90 dias.
Sim. Acesse a área do Pix nos aplicativos CAIXA e CAIXA Tem ou Internet Banking e selecione a opção “Receber”. Na próxima tela, escolha o tipo de chave e digite um nome identificador para a transação. Você pode digitar um valor ou pode gerar um código de recebimento sem valor específico. Após gerar o QR Code, basta compartilhar a imagem ou o código gerado para receber um Pix.
Não. O Pix é um novo meio de pagamento criado pelo Banco Central e está disponível no Internet Banking e nos aplicativos CAIXA e CAIXA Tem.
Você pode consultar as transações Pix por meio do Extrato Pix detalhado ou pelo seu extrato da conta. Caso tenha dúvidas sobre uma transação, verifique o extrato da conta para saber se ela foi concluída.
Caso você desconheça uma transação Pix enviada de sua conta, você pode contestar nos aplicativos App CAIXA ou CAIXA Tem. Abra seu aplicativo no Menu Pix, ou dentro do extrato Pix, encontre a transação que quer contestar e é só clicar no botão de contestação e seguir as instruções.
Se preferir, ligue no 0800 726 0101 ou vá a qualquer agência CAIXA para realizar o procedimento de contestação de movimentação Pix na sua conta.
Você pode fazer portabilidade (transferir) as chaves Pix que tenha cadastrado em outro banco para sua conta na CAIXA e vice-versa. A portabilidade deve ser solicitada na instituição onde você deseja fazer o registro e depois deve ser confirmada na instituição que irá enviar as chaves de origem. Você tem até 7 dias para confirmar a portabilidade, quando solicitada.
Você pode reivindicar a posse de uma chave Pix caso você tente registrar uma chave que já esteja registrada por outra pessoa. Neste caso, a pessoa que detém a chave será notificada para confirmar ou cancelar a transferência da posse.
Você pode realizar quantas transações Pix quiser, respeitando os limites de valores estabelecidos para cada situação e para sua conta.
Sim! Caso você utilize o app CAIXA para enviar Pix, você pode aumentar o limite diário aderindo à solução Mobile Forte. Basta fazer a adesão no aplicativo CAIXA pelo seu smartphone e concluir o processo de habilitação um caixa eletrônico ou na sua agência de relacionamento.
Fique ligado: os limites diários aumentados por meio da adesão ao Mobile Forte podem ser utilizados em transações Pix realizadas apenas pelo smartphone cadastrado.
Passo a Passo
Adesão ao Mobile Forte
Validação no caixa eletrônico
Pronto! Seu dispositivo está validado.
Confira abaixo os limites diários de transferências com o Pix por faixas de horário e canais de atendimento:
1- Refere-se à solução Mobile Forte.
Validando o seu dispositivo móvel, você poderá realizar transações com limites mais altos. Para saber mais sobre a solução Mobile Forte, clique aqui.
Sim! Caso você utilize o app CAIXA para enviar Pix, você pode aumentar o limite diário para contas ou chaves pré-determinadas. Conforme a Resolução BACEN nº 142/21 os pedidos serão processados entre 24h e 48h.
Sim! Você pode alterar o início do horário noturno que começa às 20h para 22h. Caso decida retornar ao horário inicial das 20h também é possível. Conforme a Resolução BACEN nº 142/21 os pedidos serão processados entre 24h e 48h.
Sim! Você pode reduzir ou aumentar o valor do seu limite diário para transação Pix. Os pedidos de redução são acatados de forma imediata e os pedidos de aumento serão processados entre 24h e 48h conforme a Resolução BACEN nº 142/21.
A CAIXA com você em qualquer hora ou lugar. Veja seu extrato, faça Pix, transferências e pagamentos de forma prática e fácil pelo seu celular.
Baixe na Play Store
Baixe na App Store
Consulte os telefones da CAIXA Saiba mais
Encontre a CAIXA Será um prazer atendê-lo.
Aplicativos da CAIXA Conheça
WhatsApp CAIXA Tire suas dúvidas pelo número 0800 104 0 104
Se você acredita que pode mais, a CAIXA acredita com você.
Venha para a CAIXA e a realize o sonho da casa própria.
A CAIXA tem sempre um cartão perfeito para você.
Praticidade, comodidade e toda a CAIXA para você.
Você abriu a modal mensagem de alerta!
Você abriu a modal mensagem de atenção!
Você abriu a modal mensagem de erro!
Você abriu a modal mensagem de confirmação!